UniversoRPG

Hyperdrive | Resenhas

Os poderes da Força em Star Wars Saga Edition RPG

Saiba como funciona o uso da Força nessa continuação do nosso review de Star Wars Saga Edition RPG.


Por: Zamboman | 21/02/2020

publicidade
Star Wars – Marcas da Guerra – 960×240

Começamos uma série de posts aqui no site para falar de Star Wars: Roleplaying Game – Saga Edition Core Rulebook. Nos posts anteriores falamos sobre o primeiro RPG de Star Wars e a aquisição pela Wizards of the Coast. No segundo post da série, falamos dos primeiros capítulos do Core Rulebook e agora continuamos explorando mais alguns capítulos.

May the force be with you

O capítulo que fala sobre a Força abre com uma explicação sobre o que é e como ela aparece ao longo das eras, como por exemplo na Velha República (Old Republic) ou no período final das Guerras Clônicas (Clone Wars).

Creio que de todo o livro, essa deve ser a parte mais legal, na minha opinião, por abordar com detalhes coisas que apareciam nos filmes, mas careciam de explicações mais detalhadas quando os personagens usavam a Força.

Os Pontos de Força

Em Star Wars RPG, todos os personagens tem uma característica chamada Force Points (Pontos de Força). Todos começam com 5 pontos e eles vão aumentando de acordo com o avanço de nível.

Um Ponto de Força basicamente é 1d6 que pode ser usado para ajudar em algum teste. Como uma ação livre, o jogador rola 1d6 e adiciona o resultado a uma única rolagem de ataque, teste de perícia, ou teste de habilidade. Ele pode fazer isso uma vez por rodada. Os Pontos de Força também podem ser usados para recuperar totalmente um dos poderes da Força (veja mais adiante).

O Lado Negro

Vader ganhou muitos Pontos do Lado Negro quando era jovem. | Fonte: Reprodução.

Uma das regras que mais gosto nesse jogo. Assim como acontece nos filmes, atos malignos (ou o uso de emoções fortes) levam ao caminho sombrio. Quanto mais o jogador seguir por esse caminho, em suas escolhas ou atitudes, mais pontos ele ganha. Se atingir um determinado número, geralmente o equivalente ao seu valor no atributo Sabedoria, o personagem sucumbe totalmente ao Lado Negro, tornando-se um NPC. Sim, o poder tem um preço.

O livro ainda traz uma lista de sugestões e exemplos para o Mestre de como usar e interpretar as atitudes dos jogadores. A lista é composta de transgressões menores, moderadas e altas. É nessas horas que você vê como o julgamento e caráter das pessoas muda de perspetiva às vezes.

Ao final das sessões, ou sempre que o Mestre julgar necessário, o jogador pode tentar eliminar os Pontos do Lado Negro. Existem algumas mecânicas para isso que envolvem gastar Pontos de Força ou ainda realizar atos heróicos para se redimir, como salvar alguém de forma verdadeiramente altruísta por exemplo.

Esse conjunto de regras, se bem explorado e usado como ferramenta de roleplay, pode render cenas memoráveis. Por exemplo, como mestre, você pode dizer ao jogador que ele pode causar mais dano na sua jogada de dados, se atacar com raiva o seu oponente (isso soa familiar?). Ao fazer isso, o jogador ganha um bônus (único ou temporário, a critério do mestre), mas também um ponto do Lado Negro. Esse é apenas um exemplo dentre muitos possíveis. Já presenciei discussões memoráveis e acaloradas em minhas mesas.

Esse cara entendia de leis e do Lado Negro. | Fonte: Reprodução.

Nas primeiras vezes em que mestrei, deixei meu jogadores abusarem um pouco dessa regra. A lógica dos jogadores era, ganhar Pontos do Lado Negro até o máximo da quantidade de Pontos de Força que ainda tinham. Ou seja, em todas as sessões haviam situações desfavoráveis aos jogadores, mas que eles conseguiram subverter usando o Lado Negro e depois ao final da sessão, apagavam esses pontos gastando os benditos Pontos de Força e assim, sempre permanecendo no lado da Luz.

Pois bem, quando a coisa parecia prestes a sair do controle, passei a considerar todas as tentativas de recuperação dos Pontos do Lado Negro, como itens dentro do roleplay. Se o jogador queria meditar, o grupo perderia um ou mais dias na aventura, o que poderia mudar os planos do grupo. Gastar os Pontos de Força talvez? Apenas 50% dos pontos restantes poderiam ser convertidos, a menos que o jogador me desse uma boa justificativa.

E ao longo das sessões futuras, quase sempre que um jogador optava por ganhar “voluntariamente” um Ponto do Lado Negro, eu desdobrava essa atitude em algum fato relevante na aventura, mesmo que esse fato só fosse aparecer em sessões futuras. Toda essa mecânica fez com que eu mestrasse duas mesas por quase um ano, sendo que uma delas tinha 8 jogadores!!!!

Poderes da Força

É aqui que muitos consideram o sistema desbalanceado. Quando você opta por jogar como Jedi, você tem acesso a uma longa lista de poderes e habilidades que as outras classes não tem. O fato que é que os poderes que vemos nos filmes são apenas uma pequena parte de tudo que é possível.

Você começa com um número de poderes igual a 1 mais o seu modificador de Sabedoria, sendo o mínimo 1. Sempre que você escolher o feat Force Training, você pode aprender novos poderes. Isso também determina a quantidade de usos de um determinado poder.

Por exemplo, se o seu valor em pontos for 3, você pode escolher até 3 poderes diferentes, podendo usá-los apenas uma vez ou, escolher apenas um poder, podendo usar até 3 vezes.

Unlimited power! | Fonte: Reprodução.

Isso não condiz muito com o que acontece nos filmes, mas entendo que essa regra existe para tentar balancear um pouco as coisas. Afinal, um Jedi com “poderes ilimitados” na partida como Move Objects (Mover Objetos), por exemplo, poderia passar o tempo todo arremessando coisas nos adversários.

Porém, existem algumas condições e situações onde você pode recuperar seus pontos. Quando você descansa após um combate, usando Pontos de Força, usando algumas habilidades especiais ou ainda tirando um 20 natural em um teste da perícia Use The Force (Usar a Força).

E aqui novamente entra a malandragem do jogador veterano, querendo descansar após cada combate!

Os poderes da Força vem acompanhados de um descritor Light Side (Lado da Luz), Dark Side (Lado Negro/Sombrio) ou Mind Affecting (Afeta a Mente). Via de regra, os Jedi podem usar apenas os poderes sem descritor ou com o descritor do Lado da Luz, mas eles também podem acessar os poderes do Lado Negro, recebendo um Ponto de Lado Negro a cada uso. Ainda nesse sentido de usar os poderes, sempre que o personagem já tiver gasto todos os seus pontos, ele pode optar por ganhar um Ponto do Lado Negro, em troca de recuperar todos os pontos de um único poder da Força.

Perceba que é muito fácil uma campanha inteira descambar para o Lado Negro com todos os jogadores sendo corrompidos.

This is not the droids you’re looking for

Aqui vai um pequeno resumo do que você encontra no livro básico, do clássico truque mental do Obi-Wan aos raios do Palpatine.

Cada poder traz exemplos de uso e os modificadores de acordo com a categoria de dificuldade (CD) do teste. Os valores mais comuns são 10, 15 e 20. Ou seja, para ter sucesso no teste você precisa rolar 1d20 + o modificador da perícia Usar a Força (e quaisquer outros bônus) e comparar o resultado ao nível de dificuldade. Nesse caso ele não é imposto pelo Mestre, mas sim uma consequência do sucesso da rolagem. Se sair um 17, por exemplo, você ativa os efeitos da CD 15 e não da CD 10, sacou?

A Força pode ter firme influência sobre mentes fracas. | Fonte: Reprodução.

Battle Strike
Você pode usar a Força para aumentar suas proezas em batalha. Você tem seu ataque e pontos de dano aumentados.

Dark Rage (Dark Side)
Você fica enfurecido conforme o lado sombrio corre através de você, aumentando suas rolagens de ataque físico e rolagens de dano físico até o fim do seu turno.

Farseeing
Você recebe uma impressão vaga e momentânea de eventos ocorrendo em torno de um ser em particular em algum lugar distante. Funciona mais ou menos como as visões do Yoda nos filmes.

Force Disarm
Você pode desarmar um oponente usando a Força para puxar a arma na sua direção ou fazendo ela cair próximo a você..

Force Grip
Você usa a Força para sufocar ou esmagar seu inimigo (Darth Vader mandou lembranças!).

Force Lightning (Dark Side)
Você ataca um inimigo com mortais arcos da energia da Força (Palpatine manda um abraço!).

Force Slam
Você bate em uma ou mais criaturas com a Força.

Force Stun
Você invoca a Força para sobrecarregar os sentidos de um inimigo, potencialmente atordoando-o.

Force Thrust
Você usa a Força para empurrar um alvo para longe de você.

Mind Trick (Mind Affecting)
Você usa a Força para alterar as percepções do alvo ou plantar uma idéia em sua mente (Obi-Wan curtiu isso!).

Move Object
Você move um alvo telecineticamente por até 6 quadrados (uma medida do jogo) em qualquer direção usando a Força.

Negate Energy
Você nega espontaneamente um único ataque que causa dano de arma de energia, como um sabre de luz ou blaster. Esse poder aparece quando Vader para os tiros do Han Solo com a mão no encontro deles na Cidade das Nuvens.

Rebuke
Você absorve ou deflete sem perigos um poder da Força usado contra você talvez até mesmo voltando-o contra seu criador.

Serve Force (Light Side)
Você pode bloquear o acesso de outro usuário da Força a Força e dificultar o seu uso dos poderes da Força.

Surge
A Força permite que você salte grandes alturas e distâncias. Você também pode se mover mais rapidamente.

Vital Transfer (Light Side)
Você pode usar sua própria força vital para curar outra criatura viva, usando a Força (muito antes do Mandalorian estrear na TV ou a Rey usar em A Ascensão Skywalker).

Os Talentos da Força

Acho que acabou? Achou errado! Além de todos esses poderes, usuários da Força ainda tem acesso a um grupo especial de talentos, os Force Talents. Eles funcionam de forma similar os talentos normais, disponíveis a todas as outras classes e inclusive são adquiridos da mesma forma. Porém, apenas personagens com o feat Force Sensitivity (Sensitivo à Força) podem fazer uso deles.

Ainda há as Force Techniques (Técnicas da Força) que são uma espécie de habilidades especiais disponíveis em certos níveis de algumas Classes de Prestígio (que falaremos em outro post).

E o capítulo fecha falando das duas principais tradições de usuários da Força, os Jedi e os Sith, além de apresentar duas tradições completamente nova, os Jensaarai e as Bruxas de Dathomir.

Uma pequena que as Bruxas nunca tenham sido abordadas nos filmes. | Fonte: StarWars.com

Os Jensaarai são descritos como usuários da força que transitam entre o Lado da Luz e o Lado Negro, mas mantendo sempre um equilíbrio entre os dois e nunca pendendo para nenhum dos lados. O surgimento deles se deu pouco após o final das Guerras Clônicas. Talvez a personagem Ahsoka Tano possa ser um exemplo, mas a época do livro, seu desligamento da Ordem Jedi não havia sido estabelecido.

Já as Bruxas de Dathomir tiveram um papel de destaque no seriado Clone Wars, revelando sua ligação com Darth Maul. O livro trás uma explicação da origem, reportando o encontro com Luke Skywalker e mencionando serem os primeiros usuários da Força encontrados na galáxia que não eram Jedi ou Sith.

Ambas as tradições possuem alguns Talent Tree que podem ser usados por jogadores que optarem por personagens oriundos dessas tradições.

Por enquanto é isso. Nos vemos nos próximo post.

Leia mais sobre:

Marcelo JK “Zamboman”

Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.