Zombicide Board Game
Zombicide é um ótimo board game cooperativo e rende muitas horas de diversão, pode apostar.
Por: Zamboman | 05/02/2020
Zombicide é um board game incrível. Mesmo antes de jogar, a temática e as incríveis miniaturas me conquistaram e acabei comprando o jogo, mesmo conhecendo bem pouco suas regras e mecânicas. Loucura né? Ainda bem que o jogo é muito bom.
Origens
O jogo surgiu através de financiamento coletivo lá fora, via Kickstarter em 2012, iniciando com um pedido de $20,000 e chegando a assombrosos $781,597. Algo espantoso para um financiamento coletivo na época. Depois do sucesso desse primeiro financiamento, outros vieram e repetindo o mesmo sucesso do seu antecessor. Alguns deles conseguiram atingir a meta básica em menos 24 horas do lançamento.
A desenvolvedora por trás dessa mágica é Guillotine Games, enquanto a publicação ficou a cargo da CoolMiniOrNot, já conhecida pela excelente qualidade das miniaturas para board games, além de ter outros jogos como God of War: The Card Game, Bloodborne: The Board Game, Rising Sun e Arcadia Quest no currículo.
Depois do primeiro jogo, conhecido como Season 1, vieram:
- Zombicide Season 2: Prison Outbreak;
- Zombicide: Toxic City Mall – expansão para a Season 1 e 2;
- Zombicide Season 3: Rue Morgue;
- Zombicide: Angry Neighbors – que não exatamente uma expansão apenas para a Season 3, mas um conjunto de 5 missões para cada Season.
Cada uma delas acrescenta novas mecânicas, assim como novas miniaturas diferentes de zumbis e personagens, alguns em suas versões zumbis.
Além disso, o jogo evoluiu para outras temáticas, tendo recebido uma versão medieval, conhecida como Zombicide: Black Plague e outra ambientada no espaço com alienígenas, chamada Zombicide: Invader. Ambas possuem suas seasons e expansões, assim como na versão original, agora chamada de Clássica.
Já no Brasil, a versão nacional ficou à cargo da Galápagos Jogos, que trouxe todas as seasons e expansões, além de alguns conjuntos adicionais, como por exemplo os Dog Companions, Zombie Dogs e Ultimate Survivors, só para citar alguns.
O apocalipse zumbi chegou
Em Zombicide, você controla um grupo de sobreviventes em um apocalipse zumbi. A humanidade está à beira da extinção e vocês são a última linha de defesa.
O jogo base (Zombicide Season 1) é composto por 71 miniaturas de zumbis, 6 miniaturas de jogadores e suas respectivas fichas, 110 mini-cartas (equipamentos, zumbis e outros itens) e 9 peças de tabuleiro dupla face e intercambiáveis. Além disso, você também tem vários marcadores e dados para as rolagens de dano.
Costumo explicar o Zombicide como um jogo cooperativo onde é todo mundo contra o tabuleiro. Sim, o tabuleiro do jogo tem uma mecânica própria e os jogadores jogam sempre em prol de um objetivo em comum.
O manual traz ao todo 10 missões, dos mais variados tipos e separadas por níveis: fácil, médio e difícil. Quanto mais difícil é uma missão, mas demorada ela é. Algumas partidas podem durar menos de 20 min, enquanto outras podem, facilmente, ultrapassar 3 horas. Tudo depende do entrosamento do seu grupo (lembre-se, é um jogo cooperativo).
As missões vão desde buscar itens pelo tabuleiro ou resgatar outros sobreviventes, até simplesmente eliminar todos os zumbis do jogo. Cada missão traz uma configuração diferente do tabuleiro, tornando o jogo dinâmico.
Depois de selecionada a missão, os demais itens como portas, fichas de objetivos e locais de entrada/saída de zumbis são posicionados no mapa.
Os sobreviventes
Alguns personagens do jogo foram claramente inspirados em personagens de outras mídias, estereótipos ou pessoas famosas. Na primeira season, por exemplo temos Phil, o policial inspirado no Rick Grimes de The Walking Dead; Doug, que provavelmente foi inspirado em William Foster, personagem de Michael Douglas no clássico Um dia de Fúria (se você ainda não viu, super recomendo) e Wanda, uma líder de torcida que anda de patins e usa uma motosserra como arma.
Cada personagem, aqui chamado de sobrevivente, começa com o um conjunto inicial de itens e também possui algumas habilidades especiais que são desbloqueadas à medida que o jogo avança. Todos os sobreviventes possuem um nível que começa no 0 e vai até o 43, além de ser separado por cores, e que é extremamente importante no jogo.
No turno do jogador, ele pode executar 3 ações e elas podem variar entre: andar, atacar, procurar ou abrir portas. Você pode repetir algumas delas, como por exemplo atacar 3 vezes ou andar 2 vezes e atacar 1. Conforme o personagem sobe de nível (veja mais adiante) ele consegue executar mais ações e/ou usar algumas de suas habilidades. Quando todos os jogadores terminam suas ações, é a vez do turno do tabuleiro, ou como gostamos chamar, é a vez dos zumbis.
Lerdos, Corredores e Balofos
Quase todas as missões trazem locais onde posicionamos as fichas de entrada de zumbis. Ao final do turno dos jogadores, é retirada uma carta para cada entrada de zumbi do tabuleiro. A carta revela se para aquela zona, existem ou não zumbis e qual o seu tipo.
Existem 3 tipos básicos: os Lerdos que são os tradicionais zumbis dos filmes e que só podem se mover 1 casa por turno. Os Corredores, que podem se mover até 2 casas por turno. E por fim os Balofos, que também só podem se mover 1 casa por turno, mas sempre que entram no jogo, vem acompanhado de 2 Lerdos e só podem ser mortos por alguns tipos de armas.
Geralmente na primeira rodada, há apenas a entrada dos zumbis no tabuleiro, mas a partir da segunda, os que já estavam presentes, se não foram derrotados, se movem ao mesmo tempo que uma nova rodada de cartas é revelada para cada entrada que ainda exista em jogo. Sentiu o drama?
Então é bem comum, de uma hora pra outra, a mesa ficar cheia de miniaturas de zumbis. Por isso, um dos conselhos que dou é, sempre que possível, mate um zumbi. E isso tem um motivo secundário. Ao acabar o estoque das miniaturas de zumbi de um determinado tipo, todos os zumbis daquele tipo que estão no tabuleiro, ganham uma ativação extra. Ou seja, que está longe vai andar e quem está perto dos jogadores vai atacar. É quase como num filme clássico onde as coisas começam a dar errado e muito rápido.
Os Níveis de Perigo
Para deixar as coisas mais interessantes, os personagens possuem níveis que vão aumentado sempre que derrotam um zumbi. Basicamente, para cada zumbi morto, você ganha um nível. Os níveis são distribuídos por cores e a cada mudança de cor, algumas coisas acontecem.
Os jogadores acabam ganhando alguns benefícios, como ações extras ou habilidades novas. Porém, o nível de dificuldade também aumenta. Lembra das cartas de zumbi que são reveladas ao final do turno dos jogadores? Pois bem, elas também são afetadas por isso e a cada novo nível que os jogadores alcançam o número e/ou o tipo de zumbi aumentam. Afinal de contas, é o apocalipse zumbi! Ah, e não importa se apenas um jogador está no novo nível. A partir desse momento, todas as cartas de zumbi reveladas correspondem ao novo nível.
Aqui entra o meu segundo conselho quando apresento o jogo para alguém, fiquem ligados nos níveis e procurem permanecer nivelados. Se muitos jogadores estiverem em níveis mais baixos, a chance do jogo desandar rapidinho é alta.
Toda essa dinâmica, muitas vezes, torna o jogo imprevisível. Já perdi a conta de quantas vezes ficamos fazendo contas e mais contas para traçar uma estratégia perfeita só pra ter que replanejar tudo depois, só porque alguém alcançou um nível de perigo mais alto e bagunçou a entrada dos novos zumbis no jogo.
E pode ficar ainda pior!
Existe uma miniatura em todos os jogos de Zombicide que se chama Abominação, e a cereja do bolo vai para esse cara.
Primeiramente você precisa saber que nenhuma arma tradicional no jogo base pode matar esse infeliz, exceto o Molotov. Porém, para conseguir o Molotov é preciso encontrar os seus ingredientes no jogo, que são duas cartas de equipamento, uma garrafa e um galão de gasolina.
Uma vez que você tenha os dois itens, pode trocar pelo Molotov. Ele é tão forte que detona automaticamente, todos os zumbis que estiverem presentes na área de impacto. O que faz com que você suba 1 nível para cada zumbi morto, logo, use com moderação.
Apesar das probabilidades estarem sempre contra você e seu grupo, esse jogo rende horas e mais horas de diversão. Não houve uma única vez em que levei o jogo a algum amigo ou evento e que ele não foi jogado. E apesar do manual ter apenas 10 missões, você consegue facilmente criar as suas próprias ou então pode acessar o site oficial do Zombicide para baixar mais algumas missões extras.
Tenha certeza que, apesar do preço meio salgado, esse é o tipo jogo de board game que vale cada centavo do investimento.
Até a próxima!
Marcelo JK “Zamboman”
Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.