UniversoRPG

Meeple e Cards | Resenhas

O.V.N.I – O jogo de board game

Alienígenas, discos voadores e abdução. Não, isto não é um filme de terror ou ficção, isto é OVNI, o board game.


Por: Zamboman | 23/05/2018

publicidade
Mestre RPG

Alienígenas. Eis um tema que nunca sai de moda. Volta e meia vem à tona uma foto controversa ou então algum depoimento suspeito de alguém que jura ter avistado uma nave ou em alguns casos, ter sido abduzido. Basta uma rápida busca pelo Google e você vai encontrar centenas de milhares de casos. Há os que acreditam que tudo não passa de bobagem, existem também aqueles que acreditam que não estamos sozinhos e vivem bem com isso. Porém, existem aqueles que acreditam que há uma conspiração lá fora que esconde a verdade de nós (alguém disse “Arquivo-X”?).

Esse mesmo tema já foi abordado em um RPG chamado Invasão, de Marcelo Cassaro, lá no longínquo ano de 1996, e que teve sua origem no romance chamado Espada da Galáxia. Esse jogo trazia duas raças alienígenas em conflito, colocando os seres humanos no meio do fogo cruzado. Os jogadores assumiam papéis de personagens que tomavam contato com essa realidade e muitas vezes de forma acidental.

img-espada da galaxia

Capa e contra capa da nova edição. | Fonte: Jambô Editora

Esse jogo recebeu uma segunda edição, agora pela Daemon Editora, de Marcelo Del Debbio. Nesta nova edição, mais uma raça foi adicionada, os “tradicionais” Greys, além de inúmeras outras sociedades secretas, forças governamentais, equipamentos tecnológicos extraterrestres e mais um monte de outras coisas.

Enquanto isso…

Eis que agora é a vez transportarmos esse mesmo tema para os board games com o jogo O.V.N.I, da editora MS Jogos.

Você não pode vê-los, mas eles estão entre nós.

Em O.V.N.I, cada jogador representa uma civilização alienígena que vem ao planeta Terra com o objetivo de mapear doze importantes capitais e abduzir seres humanos de seis categorias diferentes.

Um jogo competitivo para 2 a 6 jogadores, totalmente em português e com tempo médio 1h30 de duração. Ele possui algumas mecânicas de jogo como alocação de trabalhadores, colecionar componentes e controle/influência de área.

E como se joga?

Confira o review feito pelo nosso amigo e colaborador Romir, da Romir Play House

Marcelo JK “Zamboman”

Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.