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O melhor RPG de Star Wars

Conheça um pouco mais sobre o melhor RPG de Star Wars com o sistema D20.


Por: Zamboman | 07/01/2020

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Com a chegada do último filme da franquia, que foi um tanto controverso na minha opinião, resolvi revisitar aquele que, para mim, é o melhor jogo de RPG de STAR WARS, a edição SAGA, publicada pela Wizards of the Coast.

A long time ago…

No ano de 1987 a editora West End Games (WEG) lançava Star Wars: The Roleplaying Game, jogo que tinha um sistema baseado em d6. O sistema chegou a ganhar um Origins Award em 1987 pelo melhor conjunto de regras e até hoje o sistema é considerado por muitos, como um dos melhores RPGs de Star Wars já feitos.

A versão WEG chegou a ter mais 2 edições, uma lançada em 1992 (Star Wars: The Roleplaying Game – Second Edition) e outra em 1996 (The Star Wars Roleplaying Game: Second Edition – Revised and Expanded).

A lista de suplementos lançados para esse sistema também impressiona, mais de 140 no total entre aventuras, guias e outros. Porém, mesmo com todo esse sucesso, a WEG passou por problemas financeiros e, em 1998, acabou fechando as portas e perdendo o direito de licenciamento.

A capa da primeira edição era muito emblemática. Fonte: Wikipedia.

Entre 1999 e 2000, a Wizards of the Coast adquire os direitos de produção para lançar um novo jogo de Star Wars, agora utilizando seu famoso sistema d20 (o mesmo que depois viria a revolucionar o mercado de RPG com a Licença Aberta). E vale lembrar que em 1999 Star Wars voltava aos cinemas com o Episódio I: A Ameaça Fantasma (Star Wars: Episode I – The Phantom Menace, no original).

O novo Star Wars Roleplaying Game Core Rulebook já incluía as estatísticas de vários personagens e itens visto no primeiro filme da nova trilogia, além de todo material que já abrangia os episódios IV, V e VI. Além disso, as informações contidas no livro base também eram suficientes para levar o jogo a outras eras, como a Velha República, onde se passa o jogo Knights of the Old Republic, por exemplo, ou ainda para a era Legacy vista nos quadrinhos, que lá fora foram publicados pela editora Dark Horse (leia mais abaixo).

O livro segue mais ou menos a mesma divisão dos livros de D&D da 3ª edição, seguindo a linha de assuntos como habilidades, raças (nesse caso espécies), classes, perícias, talentos, equipamento, combate, e inimigos (chamados aqui de Aliados e Oponentes). O destaque fica por conta dos capítulos dedicados a Força, com os poderes do lado da Luz e o Lado Negro (ou Lado Sombrio se você preferir a tradução mais nova) e mais os capítulos sobre Veículos, um sobre Naves e outro só sobre Droids.

Fechando, temos também a tradicional sessão reservada para o mestre(a) de jogo e informações sobre o cenário. Mesmo sem ter assistido aos filmes era possível conduzir uma campanha inteira só com as informações do livro básico. Outro fator interessante é que todo jogo se concentrava em apenas um livro, fazendo dele um investimento interessante na época do seu lançamento.

As versões da Wizards of the Coast, antes e depois do Episódio II – Ataque dos Clones. Fonte: Wikipedia.

Essa versão ainda recebeu alguns suplementos e uma aventura/campanha completa, a Tempest Feud:

  • Invasion of Theed
  • Secrets of Naboo
  • Gamemaster Screen
  • Living Force Campaign Guide
  • Rebellion Era Sourcebook
  • Secrets of Tatooine
  • The Dark Side Sourcebook
  • Alien Anthology
  • Starships of the Galaxy
  • The New Jedi Order Sourcebook
  • Tempest Feud

Em 2002, a Wizards lançou uma edição revisada, que incluía estatísticas e itens vistos no segundo filme, Ataque do Clones (Star Wars: Episode II – Attack of the Clones, no original) e na sequência, mais uma nova leva de suplementos, todos com as novas mudanças nas regras, mas ainda compatíveis com os materiais antigos.

  • Power of the Jedi Sourcebook
  • Arms and Equipment Guide
  • Coruscant and the Core Worlds
  • Ultimate Alien Anthology
  • Hero’s Guide
  • Galactic Campaign Guide
  • Geonosis and the Outer Rim Worlds
  • Ultimate Adversaries

Vale ressaltar que esses suplementos ampliaram e muito tudo o que havia sido publicado sobre Star Wars lá fora. Se antes você tinha apenas os filmes e alguns livros para consulta, agora você tinha guias detalhando e expandindo quase tudo que havia sido mostrado nos filmes novos (e antigos).

Saga Edition

Então chegamos em 5 de junho de 2007, quando a Wizards lançou o Star Wars: Roleplaying Game – Saga Edition Core Rulebook. O livro tinha 288 paginas, capa dura e era totalmente colorido, mas o que me chamou mais a atenção era o seu formato. Ao contrário dos tradicionais livros que encontramos por aí, num formato quase A4, esse livro vinha num formato A5 horizontalizado.

Essa nova versão trazia uma série de modificações nas regras, além de introduzir o uso de miniaturas para enriquecer o jogo (e empobrecer nossas carteiras). Muitas das regras são orientadas para tal fim, mas você conseguia conduzir o jogo tranquilamente sem elas.

Saga Edition, mesmo com seu formato singular, pra mim, ainda é o melhor RPG de Star Wars. Fonte: Wikipedia.

Assim como as edições anteriores, a edição Saga também recebeu alguns suplementos que ampliavam ainda mais o leque de opções do cenário para o mestre e jogadores. De 2007 até 2010 foram publicados os seguintes títulos:

  • Starships of the Galaxy (Saga Edition)
  • Galaxy Tiles
  • Threats of the Galaxy
  • Star Wars Gamemaster Screen
  • Knights of the Old Republic Campaign Guide
  • The Force Unleashed Campaign Guide
  • Scum and Villainy
  • The Clone Wars Campaign Guide
  • Legacy Era Campaign Guide
  • Jedi Academy Training Manual
  • Rebellion Era Campaign Guide
  • Galaxy at War
  • Scavenger’s Guide to Droids
  • Galaxy of Intrigue
  • The Unknown Regions

Pra mim, os destaques aqui ficam por conta de 3 suplementos: Knights of the Old Republic Campaign Guide, The Force Unleashed Campaign Guide e Legacy Era Campaign Guide.

O primeiro por trazer vários elementos do jogo eletrônico Knights of the Old Republic para o RPG de mesa. Ele traz muitas informações, personagens, naves, dorid e organizações para jogar uma campanha inteira no período da Antiga República. Período considerado por muitos fãs como a era de Ouro dos Jedi e Sith.

Já o The Force Unleashed Campaign Guide traz todo o cenário visto no jogo eletrônico de mesmo nome, além de novos poderes do lado da Luz e do lado Sombrio. Depois de um bom tempo sem novidades sobre o mundo de Star Wars, The Force Unleashed trouxe um novo fôlego para a franquia, além de introduzir novos elementos a história, como por exemplo, o aprendiz secreto do Darth Vader.

Inclusive eu utilizada uma das regras alternativas de recuperação de Dark Side Points que tornavam as sessões muito mais dramáticas ().

E por último, mas não mesmo importante, o Legacy Era, que tem um significado especial para mim. No Brasil a Era Legado foi publicada na forma de quadrinhos pela editora Dark Horse, muito antes da compra da pela Disney. Foi o primeiro arco completo que li sobre Star Wars. Nele, acompanhamos a história de Cade (sim, Cade e não Cadê, como alguns dizem), um pirata espacial que carrega o sobrenome Skywalker e que rejeita o passado de sua família.

Os quadrinhos da série Legado foram uma boa fonte de inspiração. Fonte: Dark Horse Comics.

Eu acho esse arco muito interessante justamente por fugir com núcleo principal da trilogia clássica e da prequel (episódios I, II e III). Haviam livros publicados tratando do mundo de Star Wars após o Episódio VI – O Retorno de Jedi, mas na época sempre havia dúvidas se tal material era considerado canônico pelo George Lucas. Isso dava uma liberdade narrativa muito grande por não precisar se preocupar com os personagens consagrados do cinema nem com os desdobramentos dos filmes. Assim qualquer conhecimento prévio podia ser facilmente subvertido, adicionando o elemento supresa ao jogo.

Na próxima postagem vou falar com um pouco mais de detalhes sobre o conteúdo da Edição Saga.

Marcelo JK “Zamboman”

Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.