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Usando as ideias e o cenário de Altered Carbon no seu RPG

Viva para sempre, mas cuidado para não ficar louco nessa mini-adaptação de Altered Carbon.


Por: Zamboman | 22/08/2018

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Altered Carbon foi sem dúvida, uma das séries que trouxe a ficção científica de volta aos holofotes.

No futuro, você pode transferir sua consciência para outro corpo, evitando assim a morte. Essa nova “capa”, como alguns chamam, pode ser uma cópia do seu antigo “eu” ou algo totalmente novo. Alguém mais velho ou mais novo, do sexo oposto ou com melhorias genéticas. Não importa, não há limites para as trocas, contando que você possa pagar por elas, é claro.

A série acompanha Takeshi Kovacs, um ex-militar e mercenário que acorda em outro corpo, 250 anos no futuro. Trazido de volta do mundo dos mortos pelo riquíssimo Laurens Bancroft para descobrir o autor do seu próprio assassinato. Kovacs ainda precisa lidar com a policial Kristin Ortega, que é obcecada pelos Bancroft (os motivos são explicados ao longo da série) e com uma Inteligência artifical que é uma versão digitalizada de Edgar Allan Poe e possui um hotel temático.

O mundo de Altered Carbon

O cenário é muito rico, cheio de referências a cultura cyberpunk. Implantes cibernéticos, melhorias genéticas e ambientes simulados são uma pequena amostra. Se você busca inspiração para os seus jogos ou personagens, assista porque vale muito à pena.

Porém, os itens que mais chamam a atenção nesse seriado são 2: o disco chamado de “Pilha Cortical” e o conceito dos Matusaléns.

A “Pilha Cortical” nada mais é do que um disco/componente que fica alocado na base da sua cabeça. Ali fica armazenada a sua consciência que depois, poderá ser transferida para outra “capa” se assim você desejar. Uma vez destruído esse disco, você definitivamente morre. Com a criação desse sistema de transferência, a morte passou a ser algo muito efêmero, mas a transferência e manutenção das “capas” gerou todo um novo modelo de sociedade.

A transferência, ainda que simples, também trouxe consigo novas formas de doenças mentais e traumas. Sempre que o usuário faz a transferência para um novo corpo, existe a possibilidade dele ser rejeição. Para isso, você pode pedir testes toda vez que uma transferência for completada. Elaborei um sistema que funciona de forma independente do seu sistema de jogo favorito. Assim você pode usar os dois em conjunto.

Primeiramente role 1d6. Resultados 5 ou 6 significam uma falha. Após isso, role 1d20 e consulte a tabela abaixo:

Tabela: Doenças mentais e traumas

1d20 Descrição
1-2 Desmaia imediatamente e fica inconsciente por 5 rodadas.
3-4 Passa a enxergar tudo em preto e branco, não conseguindo distinguir cores e sofrendo redutores em jogadas que envolvam a visão.
5-6 Você fica 1d10 turnos com suas funções motoras comprometidas, não tendo controle sobre o próprio corpo, tendo redutores em todas as jogadas que envolvam destreza.
7-8 Adquire uma dupla personalidade, passando a falar consigo mesmo a todo momento.
9-10 Sofre de amnésia temporária por 1d6 horas.
11-12 Tem alucinações constantes até o fim da sessão. O mestre define quando elas ocorrem.
13-14 Você não consegue entender certas palavras, sofrendo redutor em todas as jogadas que envolvam algum tipo de interação social ou ouvir.
15-16 O tempo passa diferente para você, fazendo com que você seja sempre o último a agir no seu grupo ou turno.
17-18 Desmaia imediatamente e  inconsciente por 1d4 dias.
19-20 A transferência é rejeitada pelo novo corpo. Você tem mais 1d4 dias de vida apenas.

Existe ainda uma situação especial. Caso a troca entre uma capa e outra seja realizada num período inferior a 4 horas, considere como falha resultados 4,5,6.

Os Matusaléns

Laurens Bancroft - Matusa

Laurens Bancroft, um dos muitos “Matusas” de Altered Carbon | Fonte: Netflix

Os “Matusas” são uma referência direta a Matusalém, o homem que segundo os relatos bíblicos, viveu por mais de 900 anos. Esses aristocratas de elite detém muito poder no mundo de Altered Carbon.

Muitos possuem um sistema de backup remoto de suas consciências, bem como clones de seus corpos. Por essa combinação, muitos Matusas mantiveram suas aparências físicas ao longo dos séculos e daí vem a origem do título que carregam.

Seu elevado status na sociedade faz deles benfeitores ou inimigos poderosos. Eles tem influência ou controlam setores estratégicos como bancos, forças policiais e até mesmo o seguro social outros serviços tidos como “públicos”.

Em uma aventura nesse estilo, um Matusa pode ser usado tanto como aliado dos jogadores, fornecendo dinheiro e equipamento, como um antagonista a ser desmascarado e derrotado ao longo da campanha.

Gostou? Então basta assistir e tirar proveito – https://www.netflix.com/title/80097140.

E se você gostou do seriado e quer saber mais sobre o mundo de Altered Carbon, saiba que o seriado foi baseado no livro, de mesmo nome (ou quase), do autor Richard K. Morgan.

Eclipse Phase

Eclipse Phase

Eclipse Phase, a origem das “capas” em Altered Carbon. | Fonte: Eclipse Phase

Impossível falar de transferência de consciência e troca de “capas” sem mencionar Eclipse Phase. Publicado em 2009 pela Catalyst Game Labs e a Posthuman Studios, Eclipse Phase traz regras detalhadas para o que eles chamam de “resleeving“, que é exatamente o que fazem os personagens de Altered Carbon.

O livro ainda trás todo um sistema para lidar com traumas e danos mentais causados pela transferência de consciência entre outros problemas. Se você deseja se aprofundar nesse tema e quer regras mais aprimoradas, recomendo a leitura desse livro. No site oficial você encontra tanto o Quick Start de regras e também o livro básico. Infelizmente Eclipse Phase está disponível apenas em inglês.

Leia mais sobre:

Marcelo JK “Zamboman”

Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.