UniversoRPG

Hyperdrive | Dicas

Adam Episodes, um novo cenário para seu RPG

Confira esse enigmático mundo onde a civilização pune os criminosos de uma forma peculiar.


Por: Zamboman | 10/09/2018

publicidade
Destiny – The Art Of – 960×240

Filmes e seriados são sempre uma ótima opção quando buscamos inspiração para nossas aventuras. Já falamos aqui em alguns filmes de ficção que rendem ótimas ideias para jogar RPG. Agora eu quero trazer uma série de vídeos do Youtube que tem circulado a algum tempo.

Criado em 2016 utilizando a engine de jogo Unity, o curta metragem ADAM foi vencedor do Webby Award e chamou a atenção até mesmo do escritor e diretor Neill Blomkamp, conhecido por District 9, Elysium, Chappie e co-criador do estúdio de filmes independentes, o Oats Studios.

ADAM foi criado pela Demo Team Unity para mostrar o poder e qualidade gráfica que poderia ser alcançada usando sua nova versão do Unity, a 5.4 na época.

Mas do que se trata?

A escapada de Adam

Por que Adam e os demais prisioneiros são soltos depois? | Fonte: Youtube

Um futuro pós-apocalíptico, distópico ou um outro mundo? Segundo a equipe de produção do primeiro episódio, os episódios são ambientados em um futuro onde a sociedade humana sofreu grandes transformações biológicas e a civilização encolheu para algumas comunidades dispersas e fortificadas, que se apegam à memória e grandeza do passado.

O personagem principal, Adam, foi projetado para fornecer um vislumbre do passado complexo deste mundo, revelando-se como um prisioneiro humano cuja consciência foi presa em um corpo mecânico barato.

Essa pequena sociedade é chamada de “Consortium” em outros vídeos. Não fica claro como eles chegaram até aqui e o porque eles agem dessa forma, mas o fato é de que, aparentemente, todos os criminosos tem o mesmo destino. Seus cérebros são transferidos para os corpos robóticos e seus corpos “originais”, ficam em posse do Consortium. O por quê e para qual finalidade, ninguém sabe; mas tem sido a sim por gerações.

Uso em jogo

O primeiro jogo que me vem à cabeça, com toda certeza, é Numenera. Todos os elementos do jogo estão presentes, seja a tecnologia quase incompreensível ou pelo próprio cenário em si, um planeta Terra, anos no futuro. Outro jogo que seria facilmente adaptado é o The Strange, jogo irmão de Numenera. O cenário de Adam poderia perfeitamente ser uma Recursão de uma versão alternativa da Terra talvez.

E se você não é adepto do Cypher System, pode usar todos os elementos dos vídeos junto com o seu sistema favorito, Shadowrun, Savage Worlds, FATE e GURPS são ótimos sistemas para uma adaptação desse gênero.

ADAM Episódio 1 – A Prisão

Uma prisão de segurança máxima ou um complexo militar-científico? Difícil dizer, mas o que sabemos é que se você aprontou alguma coisa errada, existe uma grande possibilidade de você acabar aqui. A instalação parece ficar afastada da civilização ou o que vemos no vídeo pode ser o limite entre a civilização e “mundo exterior”. Talvez sua localização possa ser até mesmo secreta.

Outro ponto a se observar é que ela parecer ser fortemente protegida. Uma missão de resgate talvez seja algo quase impossível aqui (ou não). Quais seriam os objetivos dessa instalação? Quem são as pessoas armadas que aparecem no final? Militares? Cientistas? Por que eles usam aquelas máscaras? Será que o mundo exterior estaria contaminado de alguma forma?

São algumas das perguntas que você, mestre ou jogador, precisarão responder para colocar o mundo da ADAM em sua mesa.

ADAM Episódio 2 – O Espelho

O caminho até o novo refúgio é longo e perigoso. Se seus suprimentos não estiverem em dia, existe uma grande chance de você ficar para trás. Não dá para saber exatamente quanto tempo se passou entre a saída da prisão e a chegada ao refúgio, mas a julgar pelo estado dos viajantes, podem ter se passado várias semanas, até mesmo meses, até chegarem ao destino final.

Essa nova instalação, apesar de não aparentar estar fortemente armada, deve possuir alguma defesa, já que temos os sentinelas na entrada e o acesso é permitido somente ao pessoal autorizado. Ainda não sabemos o que exatamente ocorre ali, mas já podemos notar que todos que chegam passam por alguma modificação, já que os modelos robóticos são muito diferentes dos recém chegados. Seria uma espécie de evolução/upgrade? E se sim, com qual finalidade?

Destaque para o personagem “A Espelho”. Tudo indica que ela é uma máquina e possuiu algum uma espécie de dom, capaz de “ler” o passado criminoso do indivíduo. Existe, é claro, uma pequena possibilidade de que ela apenas consiga ler os códigos de programação que já faziam parte dos prisioneiros. Tudo isso me levar a imaginar que ela possa ser vista como uma espécie de oráculo que esses indivíduos consultam sempre que precisam.

Nesse episódio também nos é revelado um pouco mais sobre o cenário. Uma dica, se você não manja muito de inglês, coloque as legendas em português nos vídeos =D

ADAM Episódio 3 – O Profeta

Plot twist total aqui. Aparentemente existe um grupo, culto ou seita que está lutando contra o Consortium e as máquinas desse mundo. Existe um grupo de refugiados, talvez? Uma espécie de resistência?

Além disso, o sacerdote possui poderes curativos, ou seria algum tipo de tecnologia super avançada?

Será que existe uma guerra sendo travada entre os que cultuam as máquinas e o que acham que elas nem deveriam existir? Ou será que são facções de máquinas inteligentes diferentes lutando pelo controle do que sobrou da Terra? O final desse vídeo deixa ainda mais perguntas.

E o que temos para o final?

Podemos ficar especulando um monte aqui, mas o fato é que vamos ter que esperar os próximos episódios para descobrir um pouco mais sobre este misterioso universo. A única parte triste é que o último vídeo foi produzido em 2017 e até o momento não há nenhuma previsão sobre a continuação dos mesmos. Por enquanto só nos resta esperar.

Se você curtiu os personagens e cenário, pode acompanhar um pouco dos bastidores do processo de produção, diretamente no blog da Unity.

Bom proveito e até a próxima!

Leia mais sobre:

Marcelo JK “Zamboman”

Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.