UniversoRPG

Espada e Magia | Resenhas

Caverna do Dragão, o desenho e o polêmico episódio final

Este foi, sem dúvida, o desenho que melhor representou nosso querido RPG, Dungeons and Dragons.


Por: Zamboman | 16/01/2020

publicidade
50 Plots para Aventuras de RPG

Se você nasceu na década de 80, provavelmente sua infância foi marcada por aquele que muitos consideram o representante definitivo do jogo de RPG de mesmo nome.

Caverna do Dragão, ou Dungeons and Dragons como eram mais conhecido, foi um desenho que estreou em 1983 e foi até 1985 lá nos EUA. Aqui no Brasil ele começou a ser exibido em 1986, ganhando incontáveis reprises ao ao longo de vários anos.

Produzido em parceira pela Marvel Productions, antiga subsidiária da atual Marvel Entertainment Group; a TSR, antiga editora responsável pela primeira e segunda edições do D&D e que depois foi comprada pela Wizard of the Coast; e  pela Toei Animation, a mesma produtora por trás de animes como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Pokémon, por exemplo.

Aqui já cabe nossa primeira curiosidade, o fato do título fazer uma referência direta ao jogo de RPG do D&D, levou muita gente a acreditar na época que o desenho era uma iniciativa da própria editora (a TSR, no caso). Porém, o desenho foi concebido como um projeto da própria Marvel, sobre o nome de Swords and Sorcery.

O desenho teve ao todo 27 episódios produzidos, divididos em 3 temporadas:

  • 1º temporada: 1983-1984 – episódios 1 a 13;
  • 2º temporada: 1984-1985 – episódios 14 a 21;
  • 3º temporada: 1985-1986 – episódios 22 a 27.

O polêmico (veja mais adiante) episódio 28, que fecharia a 3ª temporada, nunca chegou a ser produzido, apenas roteirizado.

Da esquerda para direita: Presto, Diana, Uni (a unicórnio), Hank, Bobby, Shiela e Erick. Fonte: Divulgação.

Enquanto isso, no Brasil

Po aqui o desenho começou a ser exibido apenas em 1986 e com apenas as duas primeiras temporadas!!! A 3º temporada só deu as caras por aqui em 1994, quase 10 anos após sua exibição lá fora.

Também existe ao menos 2 modelos de box set em DVD com todos episódios remasterizados (mas não espere uma super qualidade 4k), um com 4 discos (apenas episódios) e outro com 7 discos (episódios + extras). Ambos são facilmente encontrados com uma rápida pesquisa no Google.

Mas sobre o que é Caverna do Dragão?

A história gira em torno de 6 crianças que estavam visitando um parque de diversões e que ao andarem numa montanha russa chamada Dungeons and Dragons, acabam teletransportados para um outro mundo, conhecido apenas como O Reino. Nesse novo mundo, Hank, Diana, Eric, Presto, Sheila e seu irmão Bobby são recepcionados pelo Mestre dos Magos (Dungeon Master, no original) e recebem dele as Armas do Poder para que possam se defender dos perigos do Reino e também combater o Vingador, um ser maligno de extremo poder e que se tornaria o principal inimigo do grupo.

Em boa parte dos episódios, o grupo está buscando uma forma de retornar para o seu mundo. Em outros episódios, com aventuras paralelas, nos é mostrado outros locais e personagens do Reino.

O action figure do Vingador é mais impressionante do que a sua versão cartoon. | Fonte: Iron Studios.

Desenho polêmico para os anos 80

Muitos dos roteiros de Caverna do Dragão foram considerados problemáticos na época, seja por serem considerados violentos ou por tratarem de assuntos como a morte de personagens. Isso, somado a decisões internas do estúdio, fizeram com que a série fosse cancelada sem que o último episódio fosse produzido, tendo sido ele apenas roteirizado.

Nos anos 90, as reprises de Caverna do Dragão eram bem frequentes e a internet começava a dar seus primeiros passos por aqui. Acredite ou não, algumas informações eram difíceis de se verificar e o que não faltava eram os “conspiracionistas de plantão“.

Como não havia um episódio de fechamento da última temporada, criou-se uma lenda dizendo que o verdadeiro motivo era uma revelação feita às crianças nesse episódio. A tal  revelação era de que todos haviam morrido e de que o Reino era na verdade o Inferno (ou uma versão dele).

Nessa versão bizarra, o Mestre dos Magos e o Vingador eram a mesma pessoa, ou melhor, o mesmo demônio, cujo único propósito era atormentar as pobres almas das crianças com a falsa esperança de um dia poder voltar para casa.

O personagem do Bobby sempre era acompanhado de uma unicórnio, a Uni, que também era uma espécie de mascote do grupo. Porém, segundo essa versão da história, Uni seria uma outra entidade maligna, pois cada vez que eles chegavam perto de uma possível saída, ela os impedia de partir (talvez porque você simplesmente não pode levar um unicórnio mágico para o mundo real! Que tal?).

E para fechar essa teoria com chave de ouro, outro personagem, o Tiamat, o famoso dragão de 5 cabeças, seria na verdade um anjo que estaria tentando salvar as crianças desse destino cruel. Porém, a verdade sobre o último episódio é bem mais simples.

Uma das muitas ilustrações clássicas de Caverna do Dragão. Fonte: Pinterest.

O roteirista Michael Reaves foi o responsável pelo último episódio, chamado de Requiem. Escrito em 18 de maio de 1985, o episódio deveria servir tanto como desfecho da temporada atual, com um gancho para a próxima. Infelizmente, a produtora achou esse roteiro arriscado demais e ele nunca foi produzido.

Nesse último roteiro, o Vingador diz ao Mestre dos Magos que seus discípulos estão fadados ao fracasso eterno e que só estão vivos até agora pela interferência dele. Então eles fazem uma aposta, se conseguirem vencer um desafio sem a ajuda do Mestre dos Magos, eles poderão ter acesso a um artefato conhecido como A Chave e poderão voltar para casa. Porém, se eles falharem, eles perdem as suas as Armas do Poder e as suas vidas. Mesmo relutante com o possível desfecho, o Mestre dos Magos concorda.

Após vencerem o desafio e passarem por alguns desencontros e desentendimentos, os discípulos do Mestre dos Magos conseguem acesso A Chave e a levam de encontro a um sarcófago esquecido nos confins do Reino. Ao abrirem, uma luz imensa luz percorre os 4 cantos do Reino e revela a verdade que ninguém esperava: o Vingador é o filho aprisionado do Mestre dos Magos.

Ele explica que essa era a única tarefa que ele mesmo não conseguia realizar e que em troca disso, o tão sonhado portal para casa estava aberto e disponível. O roteiro acaba sem dizer se eles realmente atravessaram ou não portal e voltaram para casa.

Esse roteiro foi disponibilizado pelo próprio Michael Reaves em seu site para acabar com todas as polêmicas acerca do último episódio e que você pode conferir em detalhes aqui. Em meados de 2000, o brasileiro Reinaldo Rocha produziu um quadrinho, adaptando esse roteiro, que você encontra aqui. Além disso, existe também um “áudio drama” narrado pelo nosso querido Guilherme Briggs.

No próximo post vamos falar um pouco mais sobre os personagens e suas armas mágicas.

Abraço!

Marcelo JK “Zamboman”

Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.