UniversoRPG

Espada e Magia | Adaptações

Estatísticas para tudo: Os monstros de “Um Lugar Silencioso” para D&D 5e

Estreando nossa parceira com o blog Dungeon Master Dave, trazemos o Monstro de Um Lugar Silencioso para D&D 5ed.


Por: Ghost | 28/09/2018

publicidade
Superando o Bloqueio Criativo – eBook

Mantendo o ritmo do “Estatísticas para tudo” – obrigado novamente para todos que deram suas sugestões no Instagram – desta vez vou adaptar o monstro de um filme que vi ontem à noite: “Um Lugar Silencioso“.

Alerta de spoilers: se você ainda não viu “Um Lugar Silencioso” e não quer spoilers, você não deveria ler este artigo até ver o filme.

Aqui vamos:

  • Mostrar o que aprendemos a partir do filme sobre esses monstros
  • Desconstruir cada elemento do bloco de estatísticas do monstro para mostrar como esses números surgiram
  • Entregar o resultado final do monstro

Obrigado ao usuário de Instagram @eugenekwan01 pela sugestão. Não apenas será uma adaptação divertida de fazer, o filme também foi sensacional.

O que são os monstros de “Um Lugar Silencioso”?

Não faça nem um único barulho. Se fizer, você morre.

Eles vêm do espaço profundo. Uma vez na Terra eles rapidamente nocautearam as forças militares do mundo todo. E em 90 catastróficos dias toda a população mundial, exceto por um punhado de sobreviventes cuidados e silenciosos, estavam mortos. Destes, os poucos que tiveram um vislumbre destas criaturas conheceram o verdadeiro horror

As feras são enormes. Elas caminham sobre quatro patas; duas poderosas patas traseiras, capazes de impulsionar saltos de até 6 metros ou mais, e massivas patas dianteiras terminadas em garras afiadas como navalhas, capazes de cortar aço como se fosse papel.

Armas convencionais são inúteis. Esses monstros são praticamente invulneráveis, capazes de resistir a projéteis, bombas e até mesmo ao vácuo do espaço.

E fazem isso tudo sem olhos. São completamente cegos. Graças à imensa cavidade auricular localizada atrás de densas placas os monstros podem ouvir até mesmo o mais sutil som a quilômetros de distância.

Quando caçando a curta distância utilizam um sons (cliques e arranhados) para criar uma imagem do ambiente ao redor, em forma de ecolocalização. Esse método afeta o campo eletromagnético ao redor, fazendo com que luzes pisquem e telas de TV mostrem apenas chuvisco.

Felizmente eles possuem uma fraqueza: sons de alta frequência. Esse tipo de som os atordoa temporariamente, e os deixa vulneráveis a ataques.

Como adaptá-los para D&D 5e?

Trata-se de um desafio divertido, pois há alguns fatores que não se relacionam bem com as regras de D&D. Eis o que pode ser citado sobre isso:

  • As criaturas são aparentemente invulneráveis à maior parte dos ataques convencionais. No entanto, no filme, os ataques realizados são feitos com armas comuns, não mágicas. Também não é mostrado nenhum indício de como eles reagem a outras formas de dano (mais sobre isso adiante).
  • Adicionalmente, o filme mostra apenas como armas de fogo se saem contra eles, especificamente no momento em que a personagem de Emily Blunt usa uma escopeta para disparar contra a face exposta de uma das criaturas.
  • Elas são tão grandes quando as maiores caminhonetes.
  • Movem-se incrivelmente rápido. Facilmente 3 ou 4 vezes mais rápido que um ser humano médio.
  • Rápidas com suas garras, sendo capazes de fazer múltiplos ataques em poucos segundos, e sempre estão em vantagem.
  • As garras são capazes de cortar aço espesso em apenas alguns segundos. De acordo com a página 246 do Dungeon Masters Guide, aço tem CA 19. O buraco feito na lateral do silo (no filme) era grande, e o aço provavelmente um intermediário entre frágil e resistente, então aproximadamente 16 (3d10) pontos de vida.
  • Podem ouvir sons sutis a, pelo menos, 1,5 km de distância.

Separando cada elemento

Monstro de Um Lugar Silencioso para D&D 5ed

Com vocês o Listener, um novo desafio para seus aventureiros. | Fonte: Artstation

Normalmente eu consigo mergulhar rápido na criação do monstro, mas essas criaturas precisam de um pouco mais de pesquisa. Aqui está cada item do bloco de estatísticas, devidamente destacado:

Nome

Nenhum nome é dado para estas feras no filme. De fato, não consigo encontrar nenhum nome nem pesquisando a respeito pela internet. Então vamos chamá-los apenas de “Listeners“.


Nota da tradução: Optamos por manter o nome em inglês por se tratar de um nome próprio. Porém, você pode usar seu correspondente em português (Ouvinte) ou até mesmo outras combinações. Auscultador, Sonar e Predador Cego são algumas sugestões.


Tamanho

Como visto, as criaturas são do tamanho de grandes caminhonetes. Isso seria algo como 3 metros de comprimento por 2,5 de largura. Em pé sobre as patas traseiras elas atingem facilmente 3 ou 4 vezes a altura de um ser humano. Dessa forma, são de tamanho Grande (Large).

Tipo

Um easter egg no filme (na forma de um artigo de jornal) mostra que caiu um meteoro na região do México, com a força de uma bomba nuclear. Então, muito provavelmente, as criaturas vieram do espaço exterior. Isso foi confirmado em uma entrevista com o ator/diretor John Krasinski:

Eles são, absolutamente, alienígenas. São de outro planeta. Quando desenvolvi a ideia e queria que eles se parecessem com monstros de filme de aliens, daqueles com sequestros, criaturas sencientes e, para mim, a ideia de um predador, de um parasita, de algo introduzido no ecossistema [era interessante]. Um de meus filmes favoritos é RocknRolla, e aquela história toda do Lagostim no Tâmisa, algo que não pode ser detido“.

Em D&D 5e qualquer coisa vinda do espaço é, automaticamente, uma aberração (Aberration).

Alinhamento

Algo para ser notado no filme é que as criaturas não parecem comer o que elas matam. Matam apenas por que querem ou por que gostam. Algumas teorias elaboradas por fãs sugerem que elas se alimentam de energia eletromagnética, dados os fenômenos que as acompanham. Independente disso, um criatura que mata apenas pelo prazer de matar e não se enquadra aos rigores de uma sociedade, é certamente Caótica e Má (Chaotic Evil).

Classe de Armadura

Este é um ponto interessante. As criaturas são praticamente invulneráveis a ataques, mas isso não se deve a uma alta Classe de Armadura. É mais por que elas apresentam imunidades (ver abaixo). Creio que uns poucos pontos de armadura natural mais o bônus por destreza é tudo o que precisam. O único momento em que a Classe de Armadura será importante no jogo será quando forem usados ataques não cobertos pelas imunidades, ou quando as coberturas dos ouvidos estiverem abertas (ver abaixo).

Pontos de Vida

O que sabemos sobre os pontos de vida destas feras? A mostrada no filme sofre ao menos 5 ataques bem sucedidos ao longo da história. Primeiro, atingida três vezes pelo aparelho auditivo de Regan e seu retorno. Depois, Regan amplifica o retorno com o equipamento de rádio de seu pai, atordoando o monstro. Finalmente, Evelyn a executa com um tiro de escopeta no rosto exposto: acerto crítico!

Utilizando essas informações podemos fazer uma engenharia reversa de seus pontos de vida, começando pelo tiro de escopeta. Podemos assumir que Evelyn é uma humana média, então não conta com bônus por Destreza em disparos com armas de longa distância. De acordo com o DMG, p. 268, escopetas modernas causam 9 (2d8) pontos de dano perfurante. Isso significa que são necessários 18 pontos de dano para reduzir os seus pontos de vida (já baixos) para 0 ou menos.

Anteriormente o monstro sofreu dano de “trovão” (Thunder) do retorno causado pela Regan. Diria que o retorno provavelmente causa um de dano à própria Regan, mas causa o dobro ao Listener e quase o atordoa a cada vez. Provavelmente o Listener é vulnerável a ataques do tipo Trovão (Thunder). O conjunto dos três ataques causa 6 pontos de dano. Nota: Regan e seu irmão tiveram um descanso curto no topo do silo entre a primeira vez que que ela é atingida pelo retorno, e a segunda e terceira vezes.

Quando Regan percebe que foi o retorno do seu aparelho auditivo que causava dano ao Listener, ela o amplificou com o equipamento de seu pai. Esse ataque facilmente causou danos severos ao Listener, além de deixá-lo atordoado, vulnerável a ataques comuns, e surdo. Aparentemente houve falha em um teste de resistência de Constituição. O que mais se aproxima desse ataque é a magia Shatter, que causa 13 (3d8) de dano de trovão (Thunder) em qualquer alvo, e também causou tanto dano que o Listener não teve direito a teste de Resistência (mais sobre isso a seguir).

Somando todo esse dano, chegamos a um total de 37 pontos de vida que o Listener perdeu antes de morrer (assumindo que não havia ferimentos prévios aos acontecimentos na fazenda Abbot). Um monstro grande (Large) tem uma média de 5,5 PVs por dado de vida (mais o eventual bônus por constituição). O valor médio de Constituição de um monstro deste tamanho é 17 (tomando o Monster Manual como base), o que significa que o Listener tem +3 Pontos de Vida por dado de vida. Dividindo 37 por 8,5 chegamos a um resultado de 4-5 dados de vida, o que o torna semelhante a um leão neste aspecto.

Velocidade

Quando Marcus atravessa o topo do silo, o Listener está dentro da casa perseguindo Evelyn. Seguindo o som, o Listener foi capaz de atravessar o campo, escalar até o topo do que parece ser um silo com cerca de 90 m de altura, pular dentro do milho e executar, no mínimo, uma rodada de ataques, antes de se virar, destruir a parede e bater em retirada.

Enquanto isso, Lee fez cerca de dois terços do caminho entre a casa e o silo. Ele não foi capaz de se encontrar com as crianças até elas terem gasto ao menos uma rodada para chegar na beirada do silo, de onde poderiam saltar para a pilha de milho.

Vamos assumir que Lee correu na velocidade máxima de 20m (60 ft) por rodada para tentar chegar até seus filhos. Baseado nesta informação podemos calcular o quão rápido o Listener estava se movendo fazendo uma espécie de “engenharia reversa” da cena do silo.

Esta é a sequência completa do encontro, de trás para a frente, começando com a rodada final “F”:

F: Lee chega no exato momento em que Regan e Marcus estão pulando do silo.

F-1: Regan e Marcus passam o turno inteiro cruzando terreno difícil para atingir o buraco no silo. Lee corre 20m (60 ft) até o silo.

F-2: O aparelho de surdez de Regan causa dano de trovão (Thunder) ao Listener. Surpreso pelo ataque, o Listener usa seus múltiplos ataques para cortar a parede do silo e fugir. Lee corre 20m (60 ft) até o silo.

F-3: Regan e Marcus usam a porta do silo como escudo e realizam uma ação de esquiva (dodge). O Listener ataca as duas crianças, mas erra todos os ataques. Lee corre 20m (60 ft) até o silo.

F-4: Marcus usa sua ação para puxar Regan do milho e evitar que ela afunde. Regan sobe pela porta. O Listener escala a parede do silo e salta no milho. Lee corre 20m (60 ft) até o silo.

F-5: Regan salta no milho e empurra a porta para salvar Marcus. Marcus sobe pela porta. O Listener chega até o silo. Lee corre 20m (60 ft) até o silo.

F-6: Marcus cai no milho e começa a afundar. O som atrai o Listener da casa, que começa a correr na direção do silo. Lee faz um teste de percepção (Perception) para perceber a movimentação do Listener, e começa a correr atrás.

Se Lee estivesse a 2/3 do caminho entre a casa e o silo, isso significa que ele correu cerca de 120m (360 ft) do trator onde ele encontrou as roupas de Marcus até o silo. A conclusão é que o Listener precisou percorrer cerca de 360m no plano e escalar mais 90m, para um total de 450 m percorridos em apenas 3 rodadas. São 150m por rodada, ou 80 km/h!

Vamos assumir que os Listeners tenham uma característica que os permite dobrar a movimentação, de forma semelhante aos Tabaxi, exceto que eles podem fazer isso turno após turno, ao custo de uma ação bônus. Isso significa que essas criaturas podem andar e escalar a uma velocidade de 40m (120 ft), ou 160m (480 ft) caso façam uma corrida curta e usem suas ações de bônus.

Atributos

Essas são os atributos dissecados dos Listeners:

Força

Provavelmente na média para seu tamanho, se não um pouco menos. 16-17 aqui.

Destreza

Um pouco mais difícil de estimar. No Monster Manual é muito difícil de achar monstros com mais de 18 em destreza, com a notável exceção de Celestiais, Elementais e Demônios (além do Demilich). O mais próximo de uma aberração rápida é o Star Spawn Mangler, do Mordenkainen’s Tome of Foes, que tem Destreza 18. Esse parece ser o valor mais adequado. Isso ajuda a contar no dano das garras, se considerarmos uma arma com finesse, e dá um belo bônus na iniciativa.

Constituição

Já demonstramos que 17 é o valor ideal.

Inteligência

Diria que provavelmente está abaixo de 10, mas estão longe de serem burros. E parecem ter sua própria linguagem, o que significa uma inteligência de, no mínimo, 5. Os Kruthik, do Mordenkainen’s Tomb of Foes, têm Inteligência 7, e possuem uma liguagem similar, baseada em arranhões e estalos. Então 7 é um bom valor.

Sabedoria

Certamente são criaturas sábias. Sobreviveram aos rigores de uma viagem espacial e têm excelentes habilidade de Percepção e Sobrevivência. O mais alto valor de Sabedoria possível para bestas e monstruosidades é 14.

Carisma

Essas coisas não são bonitas. Nem simpáticas. E também não terão muitas habilidades ligadas a esse atributo. Dessa forma, 7 parece ser apropriado, até pela semelhança com os Star Spawn Mangler.

Jogadas de Proteção (Saving Throws)

É um pouco difícil de imaginar em quais jogadas os Listeners são melhores. Se dano por trovão normalmente requer um teste baseado em Constituição, então provavelmente eles não têm proficiência aqui, utilizando apenas o modificador puro. As únicas jogadas em que eles parecem se destacar são as baseadas em Destreza (como quando caem sobre o milho). Mas, mesmo nestas, isso poderia ser resultado apenas de um excelente bônus de Destreza. Novamente, olhando monstros semelhantes, os Star Spawn Manglers têm boas jogadas de proteção de Destreza e Constituição, mas os Kruthik não. No fim das contas, vamos assumir que os Listeners não têm proficiência em nenhuma jogada de proteção, e sobrevivem graças a suas invulnerabilidades.

Perícias

Obviamente os Listeners possuem alto nível de Percepção (Perception). Além disso, é razoável assumir que possuem Sobrevivência (Survival), também, já que foram capazes de aterrissar em um planeta e dizimar a maior parte da população em cerca de três meses. Finalmente, tem bastante Furtividade (Stealth), mesmo se movendo a até 80 km/h.

Vulnerabilidades, Resistências e Imunidades

Chegamos à parte divertida.

Sabemos que eles são imunes a dano de concussão (bludgeoning), perfurante (piercing) e cortante (slashing), exceto quando as abas em suas cabeças estão abertas.

Sabemos, também, que são vulneráveis a dano do tipo Trovão (Thunder). De fato, são tão vulneráveis que talvez precisem de uma característica a mais para refletir o funcionamento.

Mas, o quê mais? Voltando à entrevista com John K, aprendemos um pouco mais sobre o que elas são capazes de suportar:

“Outra ideia era que [a carapaça] também é o motivo de sobreviverem à explosão de seu planeta [natal] e vagarem à bordo desses meteoritos, por que evoluíram para ser à prova de balas. Até que se abram para a vulnerabilidade, são completamente invulneráveis.”

Eles sobreviveram ao vácuo do espaço enquanto viajavam nos meteoritos, e há ao menos três outros tipos de danos aos quais são invulneráveis: fogo (reentrada na atmosfera), frio (espaço) e dano necrótico da radiação solar.

Isso nos deixa com ácido, relâmpago, veneno e radiante para atacá-los. Provavelmente armas mágicas também são capazes de ferí-los, afinal, não há armas mágicas na Terra (não que tenhamos conhecimento, ao menos).

Sentidos

São completamente cegos, mas possuem um tipo limitado de visão no escuro, devido à ecolocalização. Esse artigo no Nerdist entra em mais detalhes sobre como isso funciona. Aparentemente eles são capazes de melhorar esse sentido abrindo a carapaça em suas cabeças.

A audição de longa distância é baseada em testes de Sabedoria (Percepção) e um tipo de Audição Aguçada que chamaremos de Audição Hipersensível (Hypersensitive Hearing). Isso também ajuda a explicar por que dano de trovão é tão efetivo contra eles.

Idiomas

Li em algum lugar (não consigo encontrar a fonte) que os roteiristas de “Um Lugar Silencioso” queriam dar aos Listeners sua própria linguagem, baseada em estalos e arranhões. Novamente, é uma similaridade aos Kruthik do Mordenkainen’s Tome of Foes. Chamaremos esse idioma de “Listener“.

Nível de Desafio (Challenge Rating)

Provavelmente revisitaremos esse valor, mas já sabemos alguma coisa a partir de seus pontos de vida. Eles têm diversas imunidades a dano, então vamos, no mínimo, dobrar esses pontos de vida. Isso, efetivamente, os dá um CR de 1. Pode parecer baixo, mas lembre-se que os Abbots (e a maior parte dos humanos) não são personagens com níveis. São apenas aldeões com um ou, no máximo, dois dados de vida.

CR 1 é um bom ponto de partida, já que nos ajuda a determinar o quanto de dano eles conseguem produzir em uma rodada.

Características Especiais

Os Listeners definitivamente têm ecolocalização. Isso também significa que se ficarem surdos, estarão efetivamente “cegos” (como provavelmente foi o caso na parte final do filme).

Muitas criaturas com boa audição no Monster Manual tem Audição Afiada (Keen Hearing), como morcegos, baleias assassinas e corujas. Uma coruja é capaz de ouvir os sons de um rato em um campo a 800 m de distância. Aposto que os Listeners são capazes de, no mínimo, triplicar essa distância. E eles parecem detectar a localização exata. Dessa forma, uma versão melhorada de Audição Afiada (Keen Hearing) parece ser adequada.

Essa sensibilidade, entretanto, os torna incrivelmente suscetíveis a dano por trovão (Thunder). Cause o suficiente e você pode atordoá-los ou ensurdecê-los permanentemente.

Caso os Listeners abram a carapaça ao redor dos ouvidos eles serão capazes de dobrar a habilidade de ecolocalização. Infelizmente, para eles, isso os deixa vulneráveis a ataques.

Lembrem-se, também, que eles são capazes de sobreviver no espaço, ou seja, não precisam respirar.

Ah sim! Eles também possuem uma espécie de “bote” (Pounce attack) semelhante ao dos grandes felinos (um ataque após corrida curta).

E, finalmente, podem gastar uma ação de bônus para dobrar a velocidade.

Ações

Os Listeners possuem um ataque óbvio: suas garras. E como são capazes de brandi-las rapidamente, é bem razoável dizer que possuem ataques múltiplos. Também possuem dentes bastante afiados (embora o filme não os mostre utilizando), de modo que um ataque por mordida também é bem razoável.

Para determinar o dano por turno a nossa melhor pista provavelmente é a parede de aço do silo. Uma placa de aço medido 25 cm x 25 cm tem 16 pontos de vida. Se o Listener atingiu o aço com dois de seus três ataques com garras (assumindo múltiplos  ataques), ele precisa de uma média de 8 pontos de dano por golpe. Utilizando a habilidade de Fineza (Finesse), isso significa um bônus de +4, o que nos deixa ainda 4 pontos para explicar, ou um dano de 1d8 por ataque.

Se a mordida estiver em pé de igualdade com as garras, podemos nos basear na mordida de um Dragão Branco jovem, ou seja, 2d10+3 (o Listener usa seu modificador de Força para esse ataque). Dessa forma, se ele der o bote e morder, pode causar 8 pontos de danos com as garras, nocauteando o alvo, e morder atacando com vantagem, e causando 14 pontos de dano.

Juntando tudo

Já colocamos tudo na mesa, então é hora de juntar as informações e fazer o bloco de estatísticas. A criatura está disponível para uso em campanhas de D&D 5e. Apenas não comercialmente, e a arte não é minha. Foi pega emprestada da Industrial Light and Magic.

O Monstro de Um Lugar Silencioso para DnD 5ed

Um novo monstro para sua mesa de D&D 5º edição. | Fonte: Artstation

Listener

Aberração Grande (Large aberration), Caótica e Má (Chaotic Evil)
Classe de Armadura: 19 (natural)
Pontos de Vida: 34 (4d10 + 12)
Deslocamento: 40m (Escalando: 40m)


Atributos: For 17 (+3), Des 18 (+4), Con 17 (+3), Int 7 (-2), Sab 14 (+2), Car 7 (-2)


Perícias: Percepção+6, Sobrevivência +6, Furtividade +7
Vulnerabilidades a dano:  Trovão
Imunidades a Dano: Frio, Fogo, Necrótico,  Concussão, Perfuração e Corte de fontes não-mágicas.
Imunidade a Condições:  Cegueira
Sentidos: visão no escuro 20m, Percepção Passiva 16
Idiomas: Listener
Desafio 4 (1,100 XP)


Anaeróbico. O Listener não precisa respirar.

Protetores de Ouvido.  O Listener pode usar uma ação bônus para abrir ou fechar a carapaça em torno de seus ouvidos. Enquanto a carapaça estiver aberta a visão no escuro aumenta para 40m e a imunidade a concussão, perfuração e corte de armas não-mágicas é temporariamente perdida. Os efeitos duram até que ele feche novamente a carapaça.

Ecolocalização. O Listener não pode usar sua visão no escuro se estiver surdo.

Audição Hipersensível. O Listener tem vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) baseados em audição. Adicionalmente, o Listener é capaz de determinar direção e distância de qualquer som mais alto que um sussurro produzido em a uma distância de até 3 km.

Bote (Pounce). Se o Listener se mover no mínimo 6m em direção a uma criatura e atingi-la com um ataque de garra no mesmo turno, o alvo precisa passar em um uma Jogada de Proteção (Saving Throw) baseada em Força com Categoria de Dificuldade 13, ou será nocauteada. Se o alvo for nocauteado o Listener pode fazer um ataque de mordida como ação bônus.

Suscetibilidade a Trovão. Se o Listener sofrer dano do tipo Trovão (Thunder) ele precisa fazer uma jogada de proteção baseada em Constituição com categoria de dificuldade DC 5+(dano sofrido), ou estará atordoado (stunned) até o fim do próximo turno, estará permanentemente surdo e perderá a imunidade a dano por concussão, corte e perfuração.

Velocidade Extraterrestre (Unearthly speed). Em cada turno o Listener pode usar uma ação bônus para dobrar seu movimento até o fim do turno.

Ações


Ataques múltiplos. O Listener pode fazer três ataques com garras.

Garras. Arma corpo-a-corpo. Ataque +6, alcance 3m. Dano: 9 (1d10+4) cortante.

Mordida. Arma corpo-a-corpo. Ataque +5, alcance 1,5m. Dano: 14 (2d10+3) perfurante.

 

Obrigado por ler!

Ufa! E assim fazemos os monstros de “Um Lugar Silencioso”. Definitivamente precisou de muito mais pesquisa do que outros monstros que já fizemos por aqui, e tive que criar algumas características exclusivas. Espero que tenham gostado do processo e do resultado.

Algo para lembrar: o monstro é perigosíssimo contra pessoas comuns, mas não tanto contra personagens jogadores. Mantenha isso em mente.

Até a próxima!

Artigo originalmente publicado no site Dungeon Master Dave, “Stat Anything: The Monsters from “A Quiet Place” for 5e D&D”.

Henrik “Ghost” Chaves

Henrik “Ghost” Chaves é fã de D&D (mas acha que a edição 3.5 foi a melhor de todas) e de tudo relacionado aos Mitos de Cthulhu. Música (rock), literatura (fantástica), cinema (pipoca) e boardgames (modernos) estão entre seus outros hobbies.