UniversoRPG

Espada e Magia | Adaptações

Estatísticas para Tudo: Excalibur para D&D 5e

A lendária espada do Rei Arthur agora com as estatísticas para D&D 5ª edição.


Por: nestokun | 04/10/2018

publicidade
Superando o Bloqueio Criativo – eBook

Aqui estamos com a primeira entrada da Segunda Temporada de “Estatísticas para Tudo”, onde eu recebo as sugestões de meus leitores e seguidores do Instagram e as transformo em personagens, lugares e coisas para Dungeons & Dragons 5e. É hora de ‘colocar em estatísticas’ a legendária espada do Rei Arthur, Excalibur.

O que é a Excalibur?

Segundo a Wikipédia: Excalibur (/ɛkˈskæləbər/) ou Caliburn é a lendária espada do Rei Artur nas histórias do Ciclo Arturiano da Matéria da Bretanha, à qual às vezes são atribuídos poderes mágicos ou está associada à soberania legítima da Grã-Bretanha.

Outras curiosidades sobre a Excalibur:

Excalibur é normalmente chamada de “A Espada na Pedra”, sendo a espada que Arthur retirou de uma bigorna sobre uma pedra em um cemitério de igreja, provando sua linhagem. Não apenas esta é uma crença popular, como também é uma lenda divertida.

Obviamente a Excalibur é uma Espada Longa +3, mas o que mais ela é capaz de fazer?

Segundo as lendas, ela podia cegar os inimigos de Arthur também! “E então ele sacou sua Excalibur, e seu brilho era de tal forma intenso que aos olhos de seus inimigos refletia com a luz de trinta tochas!” escreveu Sir Thomas Malory em “A Morte de Artur” (1485).

Sua bainha possuia propriedades mágicas também. Enquanto Arthur estivesse com a bainha em sua posse, ele não poderia ser ferido. Me parece muito como Imunidade!

(Nota do Tradutor: Segundo algumas lendas, inclusive na obra de Marion Zimmer Bradley, a bainha da Excalibur concedia imunidade a sangramentos, não a ferimentos.)

Excalibur para D&D 5ed

Excalibur, a famosa espada do Rei Arthur | Fonte: Pinterest

A Excalibur e sua Bainha (em regras)

Excalibur: Item Maravilhoso, Artefato (exige Sintonização).

A Excalibur é uma espada longa mágica que concede um bônus de +3 em rolagens de ataque e dano efetuados com ela, e causa 3d10 de dano extra (Radiante) em demônios e mortos-vivos. A espada só pode ser empunhada pelo herdeiro legítimo ao trono da Grã-Bretanha.

Propriedades Aleatórias: A Excalibur com sua bainha possuem as seguintes propriedades aleatórias:

2 propriedades benéficas menores.

1 propriedade benéfica maior.

1 propriedade prejudicial menor.

Carisma Elevado: Após passar ao menos 10 dias sintonizado com a espada, seu valor básico de Carisma aumenta em 2 pontos, e seu valor máximo chega a 22 pontos. Você não pode receber este benefício da espada mais de uma vez.

Herdeiro Legítimo/Herdeira Legítima: Enquanto você empunhar e continuar sintonizado com a Excalibur, você será reconhecido como o legítimo Rei/Rainha da Grã-Bretanha. Você recebe vantagem em rolagens de Carisma (Persuasão) sobre aqueles que o/a reconhecem como tal, e em rolagens de Carisma (Intimidação) contra inimigos da Grã-Bretanha. Adicionalmente, você também recebe vantagem em rolagens de ataque contra inimigos da Grã-Bretanha.

O Brilho de Trinta Tochas: Uma vez por dia você pode utilizar esta habilidade para que a espada emita uma esfera de luz ofuscante com 36 metros de raio centrada em você. Cada criatura hostil dentro da área de efeito e possa ver a espada deverá ser bem sucedida em um teste de resistência (Constituição – CD 17) ou ficará permanentemente cega.

Propriedades da Bainha da Excalibur: Enquanto você permanecer sintonizado com a Excalibur e estiver com sua bainha com você, você recebe os seguintes benefícios:

Imunidade a dano não mágico (Concussão, Perfuração e Corte).

Sua Constituição se torna 20, exceto se já for 20 ou maior (não reduz para 20 nestes casos).

Todos os seus testes de resistência de Força, Constituição e Destreza são feitos com vantagem.

Destruindo a Bainha: Enquanto a Excalibur existir, sua bainha não poderá ser destruída. Entretanto, se alguém devolver a bainha para a Dama do Lago, todas as suas propriedades deixarão de funcionar. A Dama só devolverá a bainha para o portador da Excalibur.

Destruindo a Excalibur: Enquanto a Inglaterra e a coroa (sua família real) existam, a Excalibur não poderá ser destruída. Entretanto, se alguém a devolver para a Dama do Lago ela desaparecerá da existência temporariamente (1d100 anos).

 

Artigo originalmente publicado no site Dungeon Master Dave, Stat Anything: Excalibur for Dungeons & Dragons Fifth Edition.