UniversoRPG

Baú do Mestre | Resenhas

Review – Revista Forbidden Magazine #3

Confira um review da edição nº3 da Forbidden Magazine, da Buró Brasil, que este mês trás 2 aventuras prontas.


Por: Zamboman | 10/09/2020

publicidade
Mestre RPG

Chegamos a edição nº 3 da Forbidden Magazine, a revista mensal da Buró Brasil.

Lembrando que você pode garantir a sua assinando diretamente no site do Catarse. Com assinatura ativa, você recebe a Forbidden no seu e-mail sempre na última semana do mês. A assinatura começa em R$7,00 no nível mais básico que dá acesso ao PDF da revista.

Bem, e o que temos nessa terceira edição?

Encontros Aleatórios

Rafael Beltrame continua trazendo boas ideias sobre como aproveitar melhor os famosos encontros aleatórios em nossas aventuras. Desta vez temos como pano de fundo uma caverna que pode estar em qualquer lugar de qualquer aventura (ponto positivo). Temos listas para coisas boas e coisas ruins que podem acontecer ali com os personagens, além de trazer um item, no mínimo, curioso: os cogumelos luminosos. As ideias de uso em jogo são muito boas e funcionam com praticamente qualquer sistema.

Luz, Câmera, Ação!

Coluna nova do Antonio Pop. A proposta é trazer mini cenários ou localidades, com um pouco de background para que você possa usar em suas aventuras ou campanhas, prefeito para aquele momento de bloqueio criativo. Nesta edição temos uma pequena forja que conta até com um pequeno segredo. Para quem gosta de mapas, temos também um pequeno mapa do local com suas respectivas descrições. Porém, o que mais me chamou a atenção foram os acontecimentos aleatórios que podem rolar durante um combate no interior da forja.

Um mapa da forja, mas que pode ser usado em qualquer outra situação. Fonte: Divulgação

Tomos de Magia

Iniciado na edição anterior, aqui somos introduzidos ao sistema Vanciano de magia, característico do sistema Old Dragon. O autor, Igor Sartorato descreve em detalhes o funcionamento do sistema e também trás mais 4 variações para o sistema, incluindo um sistema que utiliza pontos de mana, pedido antigo dos jogadores de Old Dragon. Confesse que fiquei bem surpreso ao ver o aumento considerável de páginas, com relação a edição anterior.

Coroa dos Vermes

Sempre fui um defensor das aventuras prontas que podem ser interligadas para formar uma campanha inteira. Pois bem, essa é a proposta inicial de Coroa dos Vermes. Uma sequência de seis aventuras para Old Dragon e que levarão seu grupo de personagens dos níveis 1 a 3, até chegar, em seu clímax, em uma aventura para personagens de níveis 7 a 10.

A mente criativa por trás disso é ninguém menos que Newton Rocha, mas conhecido como Tio Nitro, do site Nitro Dungeon. As aventuras usam o cenário Legião: A Era da Desolação, lançado como suplemento oficial de Old Dragon.

E mais, que participa da assinatura da revista, pode participar de uma votação que vai definir os rumos dos acontecimentos nas próximas aventuras.

Elmo dos Gnomos

Aqui temos uma mini aventura solo. Para quem não sabe, numa aventura solo você não precisa de uma mestre para conduzir a aventura, o próprio sistema possui as informações necessárias para passar pelos desafios propostos e chegar ao final. O Elmo dos Gnomos segue quase na mesma pegada dos famosos livros jogos. Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre estilo de jogo, você pode conferir o post que fizemos sobre a série Aventuras Fantásticas.

Crônicas das Chamas

E pra fechar com chave de ouro, temos uma continuação direta da aventura Relíquia do Vale do Trovão, agora com a A Relíquia do Porto das Brumas. A aventura foi projetada para personagens de 5º a 7º nível e se passa na cidade de Porto das Brumas do Vale do Trovão.

Sim, você não leu errado, é Dagon, mas não é Cthulhu. | Fonte: Divulgação

Quase todas as descrições podem ser reaproveitadas em outros cenários e/ou sistemas, o que é um ponto forte dessa aventura. Porém, a cereja do bolo fica por conta do novo panteão de deuses que as autoras trouxeram, os deuses antigos dos Myhtos de Cthulhu. Sim! Uma ótima sacada que trás consigo um ar de terror e sanidade para essa aventura.

Ainda temos descrição de locais com direito a mapa, rumores e personalidades importantes. Um prato cheio para qualquer mestre ou jogador (por que não?).

Conclusão

O saldo final dessa edição foi bastante positivo, principalmente por trazer materiais que podem ser usados em outros sistemas. Então, mesmo que você não seja adepto do Old Dragon, vai conseguir usufruir de todo o conteúdo da revista.

E se você ainda ficou na dúvida, baixe gratuitamente a edição #0 para conferir o material ou faça já o seu apoio e receba a edição #1 juntamente com a #2.

Marcelo JK “Zamboman”

Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.