UniversoRPG

Baú do Mestre | Resenhas

Preview: Chamado de Cthulhu em Português.

Uma pequena amostra da versão nacional da 7ª edição do RPG de terror mais querido de todos.


Por: Ghost | 01/10/2018

publicidade
Compêndio de Aventuras Vol I

Tempos atrás falamos aqui sobre as mudanças nas regras para a sétima edição de “O Chamado de Cthulhu”, lançada em 2014 lá na terra do Tio Sam. O gatilho para resolvermos escrever sobre isso (além, obviamente, do fato de boa parte da equipe da UniversoRPG ser MUITO fã desse RPG) foi que, na época, a editora New Order estava realizando um financiamento coletivo para lançar a edição brasileira desse que, provavelmente, é o RPG de horror mais famoso da história.

No último final de semana, oito meses após o encerramento (muitíssimo bem-sucedido, por sinal) da campanha de financiamento, a New Order enviou aos apoiadores do projeto o preview do livro, um pdf contendo 14 dos 16 capítulos (ficaram de fora, ainda, os capítulos com os cenários prontos e os apêndices – com ficha de personagem, conversão de regras entre edições, tabelas de armas, equipamentos e outra miudezas. Esses ainda estão em fase de diagramação, mas estarão no produto final, podem ficar tranquilos.).

Demos uma primeira passada de olhos no livro (ok, no pdf), e a essa altura você já deve estar se perguntando o que achamos…

O Primeiro Impacto

A primeira coisa que salta aos olhos é a arte. A arte de Chamado de Cthulhu sempre foi boa, mas nunca foi realmente deslumbrante. O mesmo não pode ser dito da sétima edição. As ilustrações, que já eram de cair o queixo na versão original, foram (até onde conseguimos perceber) integralmente aproveitadas na versão brazuca (ok, tem uma ou outra de qualidade questionável, mas as ilustrações principais são muito bonitas, mesmo).

Arte de Chamado de Cthulhu

Uma das ilustrações internas – Isso é MUITO Lovecraft. | Fonte: Reprodução

O começo do livro conta com a clássica seção “O que é RPG”, com um exemplo de sessão de jogo e a dica de ler alguns contos do mestre Lovecraft para narrar com o devido clima pretendido. Em seguida algumas páginas com uma biografia resumida do cavalheiro de Providence, além de fazer um overview da obra do autor, e explicar quais parte do Mytho foram deixadas de fora e os motivos para essa decisão (pessoalmente, concordei até com as vírgulas, mas certamente não será a opinião de todos).

Em seguida vem o também tradicional capítulo sobre criação de personagens; uma lista das perícias e descrições bem detalhadas delas, o que é sempre bem legal; uma explicação detalhada das regras da sétima edição (com um capítulo exclusivo para combate); (In)sanidade, etc….

No geral a impressão está bem boa. Pegamos alguns erros de português/tradução, que enviaremos à New Order como feedback e que devem ser corrigidos na versão final (outros apoiadores do projeto estão fazendo o mesmo).

Por enquanto é só, colegas investigadores. A ideia de hoje era só passar uma visão geral do preview. Como é normal em financiamentos coletivos, a entrega está atrasada (estava prevista para o final de setembro), mas ao que tudo indica não deve demorar muito mais. Assim que recebermos o exemplar do livro físico podem ter certeza de que faremos um review BEM completo e detalhado, como esse lançamento merece.

Um forte abraço a todos e até breve!

Henrik “Ghost” Chaves

Henrik “Ghost” Chaves é fã de D&D (mas acha que a edição 3.5 foi a melhor de todas) e de tudo relacionado aos Mitos de Cthulhu. Música (rock), literatura (fantástica), cinema (pipoca) e boardgames (modernos) estão entre seus outros hobbies.