Preview: Chamado de Cthulhu em Português.
Uma pequena amostra da versão nacional da 7ª edição do RPG de terror mais querido de todos.
Por: Ghost | 01/10/2018
Tempos atrás falamos aqui sobre as mudanças nas regras para a sétima edição de “O Chamado de Cthulhu”, lançada em 2014 lá na terra do Tio Sam. O gatilho para resolvermos escrever sobre isso (além, obviamente, do fato de boa parte da equipe da UniversoRPG ser MUITO fã desse RPG) foi que, na época, a editora New Order estava realizando um financiamento coletivo para lançar a edição brasileira desse que, provavelmente, é o RPG de horror mais famoso da história.
No último final de semana, oito meses após o encerramento (muitíssimo bem-sucedido, por sinal) da campanha de financiamento, a New Order enviou aos apoiadores do projeto o preview do livro, um pdf contendo 14 dos 16 capítulos (ficaram de fora, ainda, os capítulos com os cenários prontos e os apêndices – com ficha de personagem, conversão de regras entre edições, tabelas de armas, equipamentos e outra miudezas. Esses ainda estão em fase de diagramação, mas estarão no produto final, podem ficar tranquilos.).
Demos uma primeira passada de olhos no livro (ok, no pdf), e a essa altura você já deve estar se perguntando o que achamos…
O Primeiro Impacto
A primeira coisa que salta aos olhos é a arte. A arte de Chamado de Cthulhu sempre foi boa, mas nunca foi realmente deslumbrante. O mesmo não pode ser dito da sétima edição. As ilustrações, que já eram de cair o queixo na versão original, foram (até onde conseguimos perceber) integralmente aproveitadas na versão brazuca (ok, tem uma ou outra de qualidade questionável, mas as ilustrações principais são muito bonitas, mesmo).
O começo do livro conta com a clássica seção “O que é RPG”, com um exemplo de sessão de jogo e a dica de ler alguns contos do mestre Lovecraft para narrar com o devido clima pretendido. Em seguida algumas páginas com uma biografia resumida do cavalheiro de Providence, além de fazer um overview da obra do autor, e explicar quais parte do Mytho foram deixadas de fora e os motivos para essa decisão (pessoalmente, concordei até com as vírgulas, mas certamente não será a opinião de todos).
Em seguida vem o também tradicional capítulo sobre criação de personagens; uma lista das perícias e descrições bem detalhadas delas, o que é sempre bem legal; uma explicação detalhada das regras da sétima edição (com um capítulo exclusivo para combate); (In)sanidade, etc….
No geral a impressão está bem boa. Pegamos alguns erros de português/tradução, que enviaremos à New Order como feedback e que devem ser corrigidos na versão final (outros apoiadores do projeto estão fazendo o mesmo).
Por enquanto é só, colegas investigadores. A ideia de hoje era só passar uma visão geral do preview. Como é normal em financiamentos coletivos, a entrega está atrasada (estava prevista para o final de setembro), mas ao que tudo indica não deve demorar muito mais. Assim que recebermos o exemplar do livro físico podem ter certeza de que faremos um review BEM completo e detalhado, como esse lançamento merece.
Um forte abraço a todos e até breve!
Henrik “Ghost” Chaves
Henrik “Ghost” Chaves é fã de D&D (mas acha que a edição 3.5 foi a melhor de todas) e de tudo relacionado aos Mitos de Cthulhu. Música (rock), literatura (fantástica), cinema (pipoca) e boardgames (modernos) estão entre seus outros hobbies.