UniversoRPG

Baú do Mestre | Notícias

Stan Lee, ícone dos quadrinhos da Marvel, morre aos 95 anos

Uma estrela dos quadrinhos e do mundo nerd que deixou um enorme legado e uma legião de fãs.


Por: nestokun | 12/11/2018

publicidade
Mestre RPG

Excelsior, peregrino!

Morreu um ícone, um criador de universos e povoador de sonhos. Morreu Stan Lee.

Stanley Martin Lieber faleceu com 95 anos, e já estava com a saúde debilitada havia tempo, para tristeza e preocupação de seus fãs. As causas de seu falecimento ainda são especulações, mas não é segredo para ninguém que ele sofria com pneumonia e problemas nos olhos. O falecimento foi confirmado por sua filha hoje.

Stan Lee

O ícone ao lado de uma de suas maiores criações. | Fonte: Hollywood Reporter

Stan foi o co-criador da maior parte dos heróis da Marvel, quase sempre em parceria com Steve Ditko ou Jack Kirby. Homem-Aranha, Hulk, Doutor Estranho, Quarteto Fantástico, Demolidor, Pantera Negra e os X-Men, todos estes nomes que os mais jovens reconhecem do universo cinematográfico da Marvel e os mais velhos relembram com carinho das HQs.

Lee foi o responsável por uma verdadeira revolução nos quadrinhos de heróis, com a ideia de dar uma grande ênfase na vida pessoal dos heróis, não apenas em suas proezas e aventuras. Isso tornou-os mais humanos, e esta identidade com os heróis permitiu para o mercado dos quadrinhos recuperar as forças em um momento de crise.

Se não fosse por Stan Lee, possivelmente hoje não teríamos quadrinhos.

Ele não foi apenas um bom moço, veja bem; diversas polêmicas sempre acompanharam o Generalíssimo. Até os dias atuais a questão da criação do Homem-Aranha causa desconforto e problemas, com tanto Stan Lee quanto Ditko clamando os créditos pelo personagem. Também houveram os casos confusos envolvendo Keya Morgan e Max Anderson, respectivamente um ex-assistente e o atual assistente do quadrinista. Entretanto nada jamais ficou comprovado – por isso são polêmicas. Prefiro pensar que o velho Stan Lee sabia o que fazia, mas cada um é livre para acreditar no que desejar.

Stan Lee

Um clássico dos clássicos. | Fonte: Hollywood Reporter

Seu bordão, Excelsior, é famoso na comunidade nerd. Em uma entrevista, Stan Lee explicou como surgiu o termo:

“Eu costumava ter várias expressões que eu adicionava nas minhas colunas nos quadrinhos como: ‘Relaxa ai’, ‘Falei demais’, ‘De cara’,” explicou Lee. “E eu vi que a concorrência sempre imitava isso e começava a usar essas expressões. ‘Então’, eu disse, ‘vou pegar uma expressão que eles não vão saber o que significa, e eles não vão saber como escrever isso. E foi assim que eu comecei a usar Excelsior, e nunca mais parei, graças a Deus.”

Ele também criou a icônica frase: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades!”. E falando em nerdices, Lee costumava fazer pequenas pontas em diversos filmes e seriados relacionados aos personagens da Marvel (veja aqui as muitas aparições), em seus próprios quadrinhos, jogos e em outros lugares inesperados. Até na série Heroes ele fez uma ponta, como um motorista de ônibus, falando com Hiro. Ele aparece também no Big Bang Theory (veja o 16° episódio da Terceira temporada).

Stan Lee

Que sua estrela sempre brilhe e ilumine nossos corações. Excelsior! | Fonte: Pinterest.

O velho e bom Stan Lee era conhecido por seu domínio de vocabulário, usando-o ao máximo em uma época que quadrinistas recebiam por palavra escrita, não por página. Era conhecido por seu bom humor, e também por saber ser um tanto irascível às vezes.

Seja como for, uma coisa é verdade: Sentiremos sua falta, Stan!

Excelsior! E boa viagem, peregrino!

Leia mais sobre:

Ernesto Luis “Nestokun” Grando

Ernesto Luis “Nestokun” Grando é Curitibano de nascença e moradia. Apaixonado por seu casal de gatos, livros (especialmente fantasia, ficção científica e terror), já leu – literalmente – milhares de títulos e é um RPGista natural. Narrador de Vampiro, Cthulhu e D&D, divide seu tempo entre mesas de RPG, livros, games (eletrônicos e de mesa) e, fazer o quê… trabalhar, cuidar da casa e viver.