UniversoRPG

Baú do Mestre | Financiamentos

Tormenta, 20 anos depois e um novo sucesso

Tormenta RPG volta com tudo em um novo financiamento coletivo de sucesso!


Por: Zamboman | 14/05/2019

publicidade
Return of The Lazy Dungeon Master

O ano era 1999, lembro de ir até uma banca próximo a minha casa e procurar pela edição nº 50 da Dragão Brasil. Tinha decidido começar a colecionar a revista, depois de ter lido alguns números anteriores (todos emprestados pelo Henrik) e na época me parecia um bom momento para começar. A edição em questão vinha com um encarte especial. Tratava-se da primeira edição de Tormenta, cenário oficial criado pela equipe editorial da Dragão Brasil na época, Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e JM Trevisan.

Naquela época, pelo pouco que eu conhecia da DB, eu sabia que edição especial tinha dois objetivos. O primeiro, de ser realmente uma edição comemorativa, pois a editora e equipe haviam chegado a edição 50, feito até então inédito para uma publicação do gênero. E o segundo objetivo era dar forma a todos os materiais autorais publicados ao longo das 49 edições anteriores, reunindo assim todo conteúdo com o tema de fantasia medieval sobre um mesmo cenário.

Tormenta foi, junto com 3D&T e GURPS, um dos meus primeiros RPGs. Para quem não tinha acesso aos livros básicos de AD&D e cenários como Karameikos ou Forgotten Realms, mas queria jogar algo com o tema de fantasia medieval, isso foi uma grata surpresa.

Depois do lançamento, a DB ainda continuou publicando muito material para o cenário. Vimos a transição e adaptação para outros sistemas, versões encadernadas e vários suplementos. Até as famosas aventuras prontas lançadas em edições anteriores da revista acabaram ganhando novas versões repaginadas e ambientadas em Arton.

Agora, 20 anos depois, Tormenta volta aos holofotes em um financiamento coletivo via Catarse. O projeto foi financiado já no primeiro dia e bateu todas as metas extras já no seu primeiro final de semana. Isso mostra o tamanho da base de fãs do cenário, tido como um dos mais jogados do Brasil, ainda que algumas pessoas torçam o nariz.

No momento em que esse post é escrito, já estamos na segunda fase das metas extras e ainda temos praticamente mais de um mês pela frente (encerra dia 09/07).

E do que exatamente se trata essa nova versão?

Pelas amostras das novas artes, vem coisa boa por aí. | Fonte: Divulgação

Tormenta 20, como está sendo chamado, é a nova versão de Tormenta RPG. O novo livro vai trazer uma nova mecânica de regras que promete deixar a tudo mais fluído. A linha temporal do cenário também sofrerá alterações, atualizando os acontecimentos recentes visto em A Jóia da Alma, A Flecha de Fogo e a stream da Guilda do Macaco (canal oficial de Tormenta no Youtube).

Além disso, o projeto gráfico do livro é completamente novo, com novas artes, diagramação e textos. A previsão final é que o livro tenha aproximadamente 400 páginas!

Como diferencial, essa campanha vai permitir aos apoiadores participar na escolha de Raças extras, conforme definido nas metas extras. Serão ao todo 6 novas opções disponíveis aos jogadores, além de 4 novas classes. Como se não bastasse, todas as aventuras inéditas tiveram suas metas alcançadas. Assim, teremos o primeiro suplemento de campanha do novo cenário, segundo os autores.

Rumo aos 500 mil

Tormenta 20 já um dos maiores cases de sucesso dentro do Catarse. Após ter sido financiado e ter batido todas as suas metas extras já no primeiro final de semana, Tormenta mostra como o cenário de RPG nacional está fortalecido e maduro.

Com muitos dias de campanha ainda pela frente, o financiamento deve bater a casa dos R$500 mil antes do final. Quais serão as próximas metas extras planejadas?

A previsão é que em junho os colaboradores já tenham acesso aos arquivos de playtest e ainda em dezembro as recompensas digitais. Porém, o livro fisico (e demais recompensas físicas) só em janeiro de 2020.

Link para o financiamento.

Leia mais sobre:

Marcelo JK “Zamboman”

Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.