UniversoRPG

Baú do Mestre | Financiamentos

Alien RPG e Cultos Inomináveis em financiamento no Catarse

O RPGista brasileiro agora pode jogar como cultista e de quebra enfrentar o xenomorfo mais famoso do cinema.


Por: Zamboman | 14/02/2020

publicidade
50 Plots para Aventuras de RPG

O ano de 2020 começou a todo vapor! Depois de um mês de janeiro conturbado com uma quase 3º guerra mundial e um surto do novo coronavírus, chegamos ao mês de fevereiro com boas notícias, pelo menos no universo do RPG (perdão pelo trocadilho).

No espaço, ninguém vai te ouvir gritar

A primeira notícia que tomou de assalto a internet nesse mês foi a vinda para o Brasil de Alien: The Roleplaying Game (ou simplesmente Alien: RPG), pelas mãos da New Order Editora, a mesma responsável por sucessos como Chamado de Cthulhu, Pathfinder 2ª edição, Starfinder e 7º Mar, só pra citar alguns.

Publicado pela Free League, Alien RPG trás toda a atmosfera dos filmes direto para a mesa de jogo. O livro apresenta dois modos de jogo, o modo campanha e o modo cinematográfico ou cinemático (não sabemos ainda como será a tradução). O primeiro, como o próprio nome diz, traz regras para conduzir campanhas mais longas dentro do mundo de jogo, levando os jogadores a experimentar os desafios e perigos da exploração espacial, como a colonização de planetas e a descoberta de novas espécies. Já o segundo, serve para sessões no estilo one-shot (sessões de uma tarde) no melhor estilo Alien – O 8º Passageiro (ou Prometheus se você curtiu as novas sequências). A ideia aqui é que as sessões de jogo sejam como os filmes da franquia Alien.

Weyland Corp, uma das mais controversas corporações da ficção. | Fonte: Alien RPG

O sistema de jogo é um derivado da Year Zero Engine, sistema utilizado em Mutant: Ano Zero, que usa somente D6, mas com um detalhe muito interessante, as regras para Stress. Basicamente os personagens começam a pontuação zerada e ela pode ir até 10. Algumas ações podem fazer ela subir, como por exemplo, ficar sem dormir, comer ou beber ou ainda descarregar a munição de uma arma automática. Cada ponto de stress significa um novo dado que você lança junto com seus testes. Até por isso, recomenda-se dados de cores diferentes (na versão gringa, esses dados são pretos).

Caso o jogador tire o resultado 1 em qualquer um dos dados de stress, precisa imediatamente fazer um teste de pânico e quanto mais dados de stress, maior são as chances de você entrar em pânico. O resultado dos testes de pânico variam de acordo com a quantidade de dados de stress que você possui e quanto mais alto o resultado, piores são as consequências. Começar a gritar loucamente ou ficar congelado frente a um adversário são alguns exemplos.

Possibilidades futuras

No release oficial a Free League e a 20th Century Fox, atual detentora dos direitos da franquia, firmaram uma parceria de publicação de conteúdo. Na prática significa que a Free League passa a ter acesso a todo material já produzido pela 20th Century Fox, podendo inclusive produzir conteúdo adicional e em contrapartida, a 20th Century Fox se reserva ao direito de uso de qualquer conteúdo novo criado para uso próprio.

Isso abre uma série de precedentes, como a possibilidade de vermos novos produtos do universo Alien em outras mídias. Um seriado detalhando a verdadeira origem das criaturas seriam muito maneiro.

Não será fácil enfrentar os xenomorfos segundo as regras do livro. | Fonte: Alien RPG

E se você quer saber mais detalhes sobre o cenário, tipos de personagens jogáveis ou sobre o sistema, você pode conferir o review feito pelo pessoal do RPG Notícias e também pelo Mundo Tentacular em 2 partes, que você pode conferir aqui e nesse outro post aqui.

Ainda não há informações sobre quando começa o financiamento coletivo e quais serão as metas base e as metas extras. Porém, algumas fontes afirmam que o lançamento deve ocorrer durante o Diversão Offline em São Paulo, que está previsto para maio. Porém, se você quer esperar até lá, a versão original já está disponível no site da Amazon Brasil, bem como a aventura Chariot of the Gods.

Os Xenomorfos mais amados e odiados do mundo cinematográfico também já deram as caras por aqui no UniversoRPG. Fizemos uma adaptação utilizando as regras de D&D 5ª edição para os principais tipos de aliens vistos nos filmes, do Chestburster a Rainha. Você pode conferir em detalhes em: Adaptação de Aliens para D&D 5ª edição.

Cultos Inomináveis

O segundo financiamento do mês foi uma agradável surpresa. A Buró, que assumiu as licenças da antiga RedBox aqui no Brasil, está trazendo um incrível jogo situado no famoso mundo do escritor H.P. Lovecraft. Se você ainda não sabe quem é ele, dá uma olhada nesse post aqui.

Cultos Inomináveis é um jogo de intriga e terror contemporâneo baseado nos Mitos de Cthulhu. Até aí tudo bem, Chamado de Cthulhu e Rastro de Cthulhu também fazem isso. Agora, o que o diferencia dos outros jogos sobre os Mitos é que aqui os jogadores estão diante de histórias onde eles são os cultistas. E isso é fantástico! Chega de jogar como investigadores do sobrenatural e tentar impedir o fim do mundo.

Nesse jogo, os personagens podem formar um culto com objetivos e propósitos próprios, mas tendo sempre como última meta, a libertação ou invocação de alguma entidade muito antiga sobre a terra, mesmo que isso signifique o fim de tudo.

Outro ponto interessante, e que pode ser até controverso para alguns, é ambientação em um cenário moderno. Nada de tomos antigos e bibliotecas empoeiradas. Smartphones, tablets e outros apetrechos modernos tem sua utilidade nesse novo cenário.

Exemplos de partidas que poderiam ser feitas em Cultos Inomináveis:

Os personagens se conhecem em um fórum de internet e um usuário misterioso começa a liberar informações verdadeiras sobre os Mitos, motivando todos a formar um culto próprio. Quem é o usuário misterioso do fórum? O que ele quer? Quais são suas motivações?

Os líderes do seu culto desaparecem misteriosamente, sem deixar nenhum rastro ou pista, criando um vácuo de poder entre vocês. Quem estará mais apto ou quem está disposto a fazer mais concessões para atingir a liderança do culto?

Sem que nenhum dos cultistas saiba, um avatar humano de Yog-Sothoth os visita e secretamente começa a doutrinar a todos, com o objetivo final de recuperar uma das suas chaves de prata e, assim, impedir a execução de um plano de uma divindade rival.

Um famoso negociador de mercadorias do mercado negro está para conseguir um tomo antigo que seu culto busca há muitos anos. Sem recursos financeiros para entrar no leilão que certamente se iniciará por tal artefato, você e seus amigos precisam achar um modo de botar as mãos no tomo. Não importa como.

Recompensas do nível de apoio O Inominável. | Fonte: Catarse

O jogo usa o HITOS, sistema desenvolvido pela editora espanhola NoSoloRol e que é baseado em 3d10.

O financiamento coletivo no Catarse (link aqui) vai até dia 12/03 e os apoios começam em R$49 (Assecla Digital) e vão até R$499 (O Inominável) com direito a uma bela caixa para guardar todos os materiais da campanha, incluindo aí todos livros, fichas e um moleskine para anotações.

E se você quiser saber um pouco mais sobre as regras ou o cenário do jogo, se liga nessas resenhas:

Cultos Inomináveis, o novo RPG da Redbox – RedeRPG

A Loucura Dos Cultos Inomináveis – O Velhinho do RPG

Cultos Inomináveis RPG – Jogue Horror Lovecraftiano como um CULTISTA! – Nitrodungeon

Marcelo JK “Zamboman”

Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.