UniversoRPG

Baú do Mestre | Eventos

World RPG Fest 2018 (WRF2018): Dia 2

Segundo dia de WRF2018. Confira os principais destaques e os lançamentos que encontramos neste dia.


Por: nestokun | 17/09/2018

publicidade
Mestre RPG

Voltamos para nosso segundo dia de WRF2018. Se você não viu tudo o que rolou no primeiro dia, pode conferir aqui.

Mantendo nossa tradição, estávamos junto a equipe que faz a abertura dos portões! (mentira, mas chegamos cedo novamente).

 

Uma das vantagens de chegar cedo aos eventos, é que você tem mais tempo para olhar os produtos com calma e conversar com os autores dos jogos ou mestres que irão mestrar no evento. Ah, e é claro… de fazer compras com antecedência.

Ótima oportunidade para comprar alguns kits ou combos de livros. | Fonte: UniversoRPG

 

Stands do Evento

Ou comprar algum souvenir. | Fonte: UniversoRPG

Lançamentos e novidades

Encontramos alguns jogos bem interessantes por lá. Começando o com o board game Tao Long, criação do Pedro Latro e Dox Lucchin. Tao Long é um jogo circular no estilo de abstratos em que cada ação tomada deixa diferentes opções para seu adversário.

Nele, ambos jogadores controlam dragões disputando para enfraquecer o outro enquanto que fatalmente ligados pelo equilíbrio do Tao – o jogador manipulará pedras em um tabuleiro especial para ativar seu dragão, deixando esse mesmo tabuleiro para que o oponente manipule em seu turno.

A loja Nerdz Curitiba estava organizando mesas para que todos pudessem jogar e conhecer melhor o jogo.

As mesas de Tao Long prontinhas para receber novos jogadores neste domingo. | Fonte: UniversoRPG

Também pudemos conhecer um pouco mais dos jogos da Gentle Ogre, começando com o Maze Rats. Um RPG old school onde você pode morrer a qualquer momento. Minimalista e fácil de entender, já foi mestrado sem problemas para uma criança de 8 anos!!! O pessoal que estava nos atendendo contou que além de se divertirem muito, morreram todas a as vezes que jogaram!

Protocol (De Volta ao Lar) – da série Protocol com mais de 50 livros, esse RPG é sobre pessoas que perderam a guerra e estão voltando pra casa. É rápido, termina em uma tarde e todos os jogadores são mestres. Funciona em 3 atos, como se fosse um filme e é gerado de forma aleatória, onde você e seus amigos desenvolvem a cena em cima dessas aleatoriedades.

Claustro – um RPG pra jogar sozinho e diferente do tradicional livro jogo, onde o jogador fica preso ao livro e às regras. Em Claustro ele joga consigo mesmo, durante 1h e tem liberdade para agir. Uma proposta, no mínimo, interessante.

Chumbo Grosso – inspirado em Cowboys vs Aliens, conta a história de caipiras que jogam futebol durante o final de semana e tem que se virar com armas bem inusitadas, como as do filme!!! Inspirada no interior do Brasil, recomenda-se jogar com sotaque caipira.

A Lampião Game Estúdio esteve no evento divulgando o novo trabalho do Jorge Valpaços. Jorge mestrou uma partida rápida do seu novo jogo Arquivos Paranormais, RPG com todo o clima de conspiração e paranóia das séries de TV estilo X-Files. É um sistema super aberto, onde a ficha praticamente não tem números e tudo o que você escrito na sua ficha é passível de uso para ganhar algum benefício. O sistema é o mesmo usado em Déloyal, lançado pela Pensamento Coletivo.

Ficha de Arquivos Paranormais

Atividades Paranormais, a melhor ficha do evento, certeza! | Fonte: UniversoRPG

A Jambô Editora trouxe o Império de Jade, que infelizmente não conseguimos jogar, mas batemos um papo com a Karen e o Guilherme sobre o livro. O que nos chamou a atenção, foi o novo sistema de honra e o sistema de magia, que agora são jutsus, e diferem do sistema de magia tradicional usado em Tormenta RPG. O Christiano Linzmeier, do blog Mais de Mil Dados, fez uma resenha bem detalhada (e empolgada) sobre o livro.

E as palestras do dia…

Deixaram um pouco a desejar por conta da audiência. Parece que o público não engajou muito bem nesse segundo dia e ainda tivemos uma palestra cancelada, uma pena.

Jogos Narrativos na Escola – Mateus Buffone e Jorge Valpaços | Jogarta

A primeira palestra foi mais um bate papo sobre jogos narrativos e educação. Porque usar, como usar, qual a vantagem e desvantagem. Ficou muito claro que o uso do RPG para ajudar na educação e criar um engajamento sobre determinado assunto tratado pelo professor, tem sido cada vez mais explorado e experimentado nas escolas. Isso exige uma didática mais trabalhada e projetos bem definidos, já que o RPG ainda é apenas uma ferramenta e não um meio por si mesmo.

Porém, foi muito legal ver iniciativas como essas sendo discutidas abertamente. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas isso já mostra uma sensível evolução do nosso querido hobby em áreas que, até pouco tempo atrás, não eram abordadas.

A OSR e Cultura DIY – Diogo Nogueira | Tradutor do DCC

Uma palestra sobre o RPG old school e o famoso “faça você mesmo“. Diogo Nogueira falou sobre o processo de criação de conteúdo, utilizando as licenças abertas com foco no estilo de jogo dos sistemas originais. Quando o assunto é licença aberta + conteúdo autoral, muitos logo imaginam lindos livros com capas duras ou produtos digitais ricamente diagramados, mas a verdade é que existe muito material produzido em forma de fanfics e com altíssima qualidade.

O mantra da produção de conteúdo é: escrever e produzir sem medo. Não importa muito se a diagramação está boa ou se os desenhos não vão agradar a todos. O fato é que existe sim, público para este material, bem como espaço para ir melhorando o seu conteúdo continuamente ao longo do tempo. Hoje existe muito mais material de consulta do que a anos atrás. Segundo o Diogo, é muito mais fácil encontrar modelos que deram certo e existem até hoje, bem como conteúdos e produtos que não tiveram tanta chance. A dica é aproveitar esses modelos para lançar o seu conteúdo ou produto deforma mais acertiva.

Palavra Greyhawkiana e os 4 Mandamentos Gygaxianos – Rafael Balbi | Regras da Casa

Nossa última palestra do dia foi cancelada de última hora por motivos de saúdo do palestrante, uma pena.

As mesas do evento

Tivemos um pouco de tudo nesse domingo. Numenera, Call of Cthulhu, Hora da Aventura, Império de Jade, Lenda dos 5 Anéis e claro, muito D&D.

Quando o mestre descreve a cena, todos prestam atenção. | Fonte: UniversoRPG

 

Essa galera aqui trouxe até um cafezinho para aguentar a maratona de jogos. | Fonte: UniversoRPG

 

Mesas cheias a maior parte do tempo. | Fonte: UniversoRPG

 

E sempre tinha alguém olhando o jogo alheio (kkkkk). | Fonte: UniversoRPG

WRF2018

O movimento foi um pouco mais fraco do que o dia anterior (talvez por conta do mau tempo de Curitiba) e ainda tivemos uma palestra cancelada. Também não vimos muitas promoções de jogos (ou pelo menos elas havia acabado). Apesar de termos visto e jogado alguns jogos “novos”no evento, nenhum deles foi um lançamento exclusivo.

Apear das adversidades, o saldo final foi positivo. Esperamos que no próximo ano possamos ter um evento igual ou de maior porte e com acesso mais centralizado. E como sonhar não custa nada, quem sabe não temos a volta dos convidados internacionais com seus lançamentos exclusivos?

Já estamos cruzando os dedos aqui. E que venha a WRF2019!

Leia mais sobre:

Ernesto Luis “Nestokun” Grando

Ernesto Luis “Nestokun” Grando é Curitibano de nascença e moradia. Apaixonado por seu casal de gatos, livros (especialmente fantasia, ficção científica e terror), já leu – literalmente – milhares de títulos e é um RPGista natural. Narrador de Vampiro, Cthulhu e D&D, divide seu tempo entre mesas de RPG, livros, games (eletrônicos e de mesa) e, fazer o quê… trabalhar, cuidar da casa e viver.