Shinobi Spirit 2018, muito K-pop, RPG e Cosplay
Muita dança e anime no maior evento temático do sul do país. Confira tudo o que rolou no Shinobi Spirit 2018.
Por: Zamboman | 08/10/2018
Esse ano tivemos a oportunidade de participar da 22ª edição do Shinobi Spirit, que aconteceu em Curitiba nos dias 6 e 7 de outubro no Paraná Clube/Espaço Torres.
O Shinobi Spirit é um evento de cultura pop, com ênfase na cultura japonesa e que acontece semestralmente, desde 2009. Em sua última edição, o evento teve um público estimado de aproximadamente 20 mil pessoas nos dois dias.
E o que encontramos por lá?
Muita gente! Do lado de fora a fila já estava dando a volta na quadra quando chegamos e depois, quando o pessoal começou a entrar, ficou muito, mas muito cheio.

Uma filinha básica antes…

… e cerca de 1 hora depois!
O evento foi dividido em algumas partes, já que o local não comportava todas as atrações num único espaço. Basicamente havia um salão principal onde se concentraram a maior parte das atrações; uma área externa com outras atividades, incluindo um Escape Game; um terceiro local com RPG, board games, arquearia, arremessos de armas e luta de espadas; e por último, um outro espaço dedicado a lojas com foco em itens para a galera dos cosplays.

Uma das muitas lojas que você podia encontrar pelo evento.
Passeando por lá você podia encontrar todo e qualquer souvenir, apetrecho ou acessório do seu anime (ou personagem) favorito. As lojinhas tinham itens com preços variados e para todos os tipos de bolsos. Se você não estava vestido à caráter, essa era uma boa oportunidade para se misturar e se entrosar com a galera.
O universo dos Cosplays
Quando fomos ao Geek City, vimos alguns cosplays e pensamos: “uau, que legal“. Pois bem, nossas definições de “uau” foram atualizadas nesse evento. Os cosplays eram verdadeiras celebridades por aqui.

O Jaspion marcou presença nesta edição da Shinobi Spirit
A quantidade era muito alta e você podia encontrar um pouco de tudo. Personagens de games, de animes, de cartoons, cinema e até mesmo personagens próprios. E todos, sem exceção, paravam para tirar fotos. Tirar uma foto com eles parecia ser algum tipo de “recompensa” para o dono do cosplay.

Felicidade define =D
Eles também tem uma área separada no evento só para eles, uma espécie de camarim improvisado onde você podia deixar seus pertences, retocar a maquiagem ou fazer algum ajuste de última hora.
Outro destaque também foram as palestras sobre este universo, com Adriana Zarowny, Mariza Scheid e Zuko Santos. Eles bateram um papo com o público, compartilhando um pouco suas experiências sobre como começaram a fazer cosplay e as dificuldades que encontraram ao longo da carreira. Também deram dicas de como fazer suas próprias fantasias, materiais e lojas especializadas, além é claro de tirar muitas fotos com os fãs.
Dançando K-pop
Pense num povo que gosta de dançar. Pois é, o K-pop, é um estilo musical que surgiu no final dos anos 90 na Coréia do Sul e que faz muito sucesso por aqui com essa galera, os “kpoppers“. A todo momento era possível encontrar pessoas dançando, em algum local do evento. Bastava uma caixa de som ou um celular tocando uma música que, em poucos minutos, a coreografia já começava e várias pessoas se juntavam para dançar.
Teve até um workshop de K-pop com a Yuka (Grupo K4D) e logo depois um concurso com vários grupos se apresentando. Foi realmente uma experiência interessante.
Palestras
O local contou com 2 espaços para painéis e palestras. Infelizmente não conseguimos acompanhar todos devido às diferenças de horários e outras atrações que estavam acontecendo ao mesmo tempo. Faltou ter uma programação impressa para que pudéssemos nos localizar com mais facilidade =/
Pelo menos conseguimos acompanhar uma parte do bate-papo com a youtuber Haru e o painel da Sato Company, responsável por trazer vários animes e super sentais para o Brasil.

Sato Company na Shinobi Spirit 2018
Outras atividades
A Puzzle Room, em parceria com a Adranlyze, trouxeram um mini escape game, a CSI Operação Shinobi. Para o evento, foi montada uma sala especial. Confira a sinopse:
“Adrian, convidado para disputar um campeonato na arena gamer da Shinobi Spirit, estava se preparando para a partida e, misteriosamente, foi encontrado morto. A perícia iniciou a investigação, mas tiveram que atender outra chamada, deixando os trabalhos inacabados. O time terá 20 minutos para investigar o local do crime e descobrir quem foi o culpado e escapar da sala antes que a polícia retorne ao local”.
O jogo era gratuito, mediante a inscrição prévia na plataforma do Adrenalyze.

Uma galera que conseguiu vencer o desafio.
Além disso, também tinha stand de tiro com armas de Airsof, arquearia, luta de espadas, arremesso de armas e um simulador de montanha russa com realidade virtual!
E o nosso bom e velho RPG também estava presente, com o pessoal da Jogarta. Para o evento, eles trouxeram algumas mesas: Tormenta RPG, Terra Devastada, Rastro de Cthulhu, Pesadelos Terríveis, Savage Worlds Lankhmar e uma mega mesa de Hora de Aventura.

Uma das mesas de Hora de Aventura.
Crise nas Terras de AEIOU
Heróis de todas as Terras das Vogais foram reunidos por Prismo para evitar que o Lich funda as Terras de Aaa, Eee, Iii e Ooo e crie uma única dimensão de morte eterna sobre a qual irá reinar: a Terra de Uuu. A única maneira de pará-lo é encontrar os fragmentos do Enchiridion que foi dividido em quatro partes. Essa será uma aventura matemática que decidirá o destino de todo multiverso!
Quando chegamos, as inscrições já estavam encerradas =/
E se o seu lance era jogos de tabuleiro, eles também tinham um espaço reservado só para isso. Bastava escolher alguns dos jogos disponíveis e jogar. Diversão garantida.
Atividades pagas e chuva
Um ponto que nos chamou bastante a atenção, foi o fato de que, algumas atrações eram pagas. Tirando as palestras, o RPG e o Escape Game, as demais atrações precisavam ser pagas à parte, o que nos pegou de surpresa (e algumas pessoas também). Não havia nenhuma informação a respeito na programação, tão pouco uma opção de ingresso “full“, com acesso a todas as atrações, algo comum nesse tipo de evento.
Mas apesar disso, quem estragou um pouco a diversão mesmo foi a chuva. Para chegar em alguns locais, havia a necessidade de deslocamento pela área externa do evento, o que com certeza, acabou prejudicando algumas atrações. Isso também fez com boa parte do público ficasse concentrada na área principal, o que em determinados momentos, tronava difícil a circulação das pessoas pelo evento. Fica a dica para a organização do evento, optar por outros locais “mais cobertos e abertos” para a próxima edição do Shinobi.
Abraço e até a próxima edição.

Marcelo JK “Zamboman”
Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.