Geek City Dia 3: O saudosismo nunca morre
Último dia do maior evento de cultura nerd/geek da região sul do país. Confira como foi!
Por: Zamboman | 02/09/2018
Saudades. De todas as palavras possíveis para descrever esse evento, esta com certeza é a que melhor representa a data de hoje. Foram 3 dias mágicos de evento e um fechamento com chave de ouro. Esperamos ter mais eventos assim no futuro e que possamos sempre trazer para vocês um pouquinho de tudo o que acontece.
Experimentação
Hoje foi o dia da Marina passear e aproveitar as atrações do evento, com direito a muita barberagem no Motion Sphere.
Já na experiência VR da Playstation ela mandou muito bem, tanto que ganhou até um parabéns do atendente.
Tá, mas e o RPG?
Nosso querido hobby está lá representado durante todo o período do evento pela loja Nerdz de Curitiba. Eles trouxeram não só RPG, mas também alguns board games para a galera jogar e aproveitar. Era só passar em frente a área reservada que sempre tinha gente por lá. Infelizmente não conseguimos nos organizar para jogar nada =/
Senta, que lá vem história
Para nós, a palestra mais aguardada do dia foi o painel da TV Cultura, especialmente o Castelo Rá-Tim-Bum. Se você tem pouco mais de 25 anos, talvez não se lembre muito do programa e dos personagens, mas o Castelo fez parte (e marcou) da infância/adolescência de muita gente. Foi muito gostoso ver aquelas pessoas que deram vida a personagens tão marcantes, como a Bruxa Morgana, vivida por Rosi Campos; Flávio de Souza, como o gêmeo Tíbio; Eduardo Silva, o famoso entregador de pizza Bongô e Fernando Gomes que deu vida ao Gato, o Relógio e também ao Júlio, de Cocoricó.
Eles contaram curiosidades dos bastidores de gravação dos episódios e também algumas dificuldades que passaram durante o período em que fizeram o Castelo Rá-Tim-Bum. Dois momentos foram bem marcantes na palestra. O primeiro, um depoimento supresa (feito por vídeo) de ninguém menos do que Marcelo Taz, nosso eterno e querido Professor Tibúrcio.
O segundo, também em vídeo, foi uma história comovente de Henrique Stroeter, o gêmeo Perônio. Durante uma corrida de taxi, ele foi subitamente abordado pelo taxista que o reconheceu como o personagem e, em choro, começou a agradecer por tudo que ele (o personagem) tinha feito por um dos seus filhos. Segundo o motorista (pais de 3 filhos) , a sua filha sempre estudou muito para se tornar uma “cientista”, como ela dizia na época. Hoje a filha desse taxista trabalha como bióloga.
Isso só mostra como as pessoas, de várias gerações, foram impactadas de formas diferentes, mas muito positivas pelo legado deixado por toda a equipe da TV Cultura, em especial pelo Castelo Rá-Tim-Bum. Foi simplesmente fantástico.
A nova cultura
Não menos emocionante foi o painel do Choque de Cultura. Com o time completo, Caito Mainier (Rogerinho do Ingá), Daniel Furlan (Renan), Leandro Ramos (Julinho) e Raul Chequer (Maurilio) esbanjaram carisma e simpatia com o público desde a chegada no Geek City. No palco, eles contaram histórias, suas inspirações para os personagens e responderam perguntas do público.
Se você não faz ideia do que estou falando, sugiro que veja esse link aqui.
Temos uma vasta experiência em fracassos, por isso não esperávamos o sucesso do Choque de Cultura.
Leandro comentou que não fazia ideia da quantidade de fãs alcançada pelo canal e do enorme sucesso que fariam em tão pouco tempo. “Recebemos muitas mensagens de pessoas contando que estão deprimidas e que o Choque tem ajudado. Depois disso, comecei a perceber que o que fazemos tem um impacto positivo, mas não temos a real dimensão”, contou Daniel Furlan.
Eles também anunciaram que a próxima temporada do Choque de Cultura já está prevista para dezembro e que as gravações devem começar em outubro.
Um evento feito por pessoas
E para finalizar, mais dia de cosplays elaborados e que são um show à parte dentro do evento. É incrível como eles conseguem parar o evento por alguns instantes quando todos querem tirar fotos e elogiar o ótimo trabalho feito.
Para guardar na memória
O que começou com um simples: “Vamos na Geek City?“, acabou se tornando um grande desafio, mas também uma grande satisfação. Quando nos inscrevemos para obter o passe de imprensa não imaginamos que iríamos tão longe. Parte da receita desse sucesso se deve a você, querido leitor e leitora do blog. Sem vocês nada disso seria possível e o mínimo que podíamos fazer é mostrar um pouquinho de tudo o que rola num evento como esse.
Esperamos que vocês tenham gostado e nos vemos nos próximos eventos aqui de Curitiba. De 6 a 9 se setembro, teremos a Bienal de Quadrinhos de Curitiba. E no fim de semana seguinte, dias 15 e 16 teremos o já tradicional WorldRPGFest.
Marcelo JK “Zamboman”
Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.