UniversoRPG

Baú do Mestre | Dicas

O que preciso para começar a jogar RPG?

Você sabe o que é preciso para começar a jogar RPG? Separamos algumas dicas para ajudar você a começar sem medo.


Por: Ghost | 10/09/2020

publicidade
Mestre RPG

Salve, salve, aventureiros!

Hoje o tema é um pouco mais light, e responde uma pergunta que volta e meia recebemos em nossas redes sociais aqui no UniversoRPG: o que preciso para começar a jogar RPG?

(Ah, e só um adendo… para quem não sabe, temos a nossa página no Facebook, um grupo no Facebook, estamos no Instagram e também no Twitter).

Mas, voltando ao assunto principal, claro que nem sempre a pergunta vem nesse exato formato, mas é uma dúvida bem comum entre pessoas que nunca jogaram RPG, tendo apenas ouvido falar no nosso amado hobby.

Então a missão de hoje é desmistificar essa dúvida simples, mas que tanto incomoda quem ainda não joga.

Basicamente o que você precisa para começar a jogar é:

  • Um grupo de amigos (ou interessados)
  • Um sistema de jogo
  • Acessórios de jogo

Em linhas simples, esses são os três itens que você precisa para começar a jogar RPG.

O Grupo de Amigos (ou interessados)

Esse tende a ser o item mais simples da lista (ou não!). Se você tiver alguns amigos interessados em aprender, já é meio caminho andado. E note que o termo “grupo” aqui tem um significado bem flexível: o próprio grupo da UniversoRPG na maior parte dos quase 25 anos que jogamos juntos teve apenas três integrantes fixos, com presença ocasional de mais uma ou, no máximo, duas pessoas.

Na maioria dos casos o grupo “ideal” tem cinco pessoas: o mestre e quatro jogadores. Não tenho certeza de quantos grupos chegam a ter esse tamanho (grupos maiores são raros), e não é um requisito chave, na verdade. Sei de casos de pessoas que jogaram durante anos em apenas dois: o mestre e um jogador.

Caso você não tenha amigos interessados em aprender a jogar (ou, melhor ainda, que já joguem), então pode utilizar as redes sociais para encontrar grupos e jogar online (coisa que provavelmente você faria mesmo com seu grupo próximo de amigos, já que estamos em tempos de pandemia). Existem vários grupos voltados para RPG no Facebook, e lá volta e meia surgem tanto jogadores quanto mestres procurando por grupos para poder jogar.

E a dica extra aqui, caso você ainda não tenha um grupo de amigos formado, é experimente grupos e jogos diferentes. Nem sempre você vai acertar de primeira e a experimentação faz parte do aprendizado.

O mestre do jogo, também conhecido como DM ou Narrador. | Fonte: Imgur

O Mestre de Jogo

Já temos artigos específicos aqui sobre como mestrar, como o Conselhos para um mestre iniciante e A arte de mestrar, de modo que não vou me alongar nessa parte. Só frisar um ponto importante: não se intimide com a tarefa. Mestrar um jogo é sim mais difícil do que participar da partida como jogador, mas não requer mais experiência ou habilidade, apenas um pouco mais de dedicação e esforço.

O Sistema de Jogo

Aqui temos opções quase infinitas. Se você lê em inglês existem literalmente centenas de opções de sistemas, com as mais variadas características e preços, indo desde o gratuito até livros que custam várias dezenas de dólares. Infelizmente, na atual situação do nosso câmbio (no momento em que escrevo esse artigo o dólar está a R$ 5,28) o acesso a alguns sistemas de jogo torna-se proibitivo para muita gente (e rende um post só pra falar sobre isso).

O sistema de jogo (ou sistema de regras) é o conjunto de mecânicas do jogo que serão usadas para resolver as ações dos personagens. Funciona assim: quando você joga um jogo de vídeo-game do gênero RPG ou RPG/Ação, um algoritmo embutido no jogo decide quando suas ações são bem-sucedidas ou não.

Comece pelos livros básicos do sistema escolhido. | Fonte: Reprodução

Então quando você tenta furtivamente atacar o guarda, ou roubar as chaves da prisão de um carcereiro, ou persuadir alguém a fazer algo, ou mesmo realiza um ataque simples, o programa do jogo usa os atributos/habilidades do seu personagem, compara com os atributos/habilidades do alvo (ou apenas um dificuldade intrínseca da tarefa, quando não há um oponente envolvido), adiciona um número aleatório e devolve a resposta da ação, que nos exemplos citados pode ser um ataque bem sucedido ou o sucesso em roubar as chaves sem chamar a atenção do carcereiro.

Quando estamos na mesa de RPG (seja ela presencial ou virtual) precisamos de mecanismos que façam isso. O conjunto desses mecanismos é exatamente o sistema de jogo ou como o pessoal costuma falar, o sistema de Regras. E como eu mencionei anteriormente, elas podem ser bem simples e rápidas de aprender como em 3D&T ou um pouco mais complexo, como D&D, por exemplo.

Também vale dizer que cada sistema pode ter um ou mais livros básicos. Para jogar a 5º edição do D&D, por exemplo, você pode começar apenas com o Livro do Jogador, mas se quiser uma experiência mais completa, vai acabar precisando do Livro do Mestre e também do Livro dos Monstros. Ambos muito úteis, mas a rigor, opcionais (na minha opinião).

A maioria dos outros sistemas possui apenas um manual básico, sendo todos os outros livros suplementos totalmente opcionais, que serão mais ou menos úteis conforme o perfil do seu grupo.

Eis aqui alguns sistemas disponíveis hoje em português:

D&D (Dungeons and Dragons) [link]

O RPG mais famoso – e antigo – do mundo com temática medieval. Como comentei, o sistema todo é composto por 3 livros: Livro do Jogador (Player’s Hanbook),  o Livro do Mestre (Dungeon Master’s Guide) e o Livro dos Monstros (Monster Manual).

Chamado de Cthulhu [link]

RPG de horror que toma por base a criação de H. P. Lovecraft. No livro básico encontramos as regras para jogar na Era Vitoriana, nos Anos 20 e na época atual. E ainda existem suplementos que tratam do tema desde a Roma Antiga até cenários de Ficção Científica. Inclusive ele possui um guia rápido gratuito para você conhecer as regras do sistema.

Rastro de Cthulhu [link]

Utiliza o mesmo pano de fundo de O Chamado de Cthulhu, mas com um sistema de regras diferente e mais narrativo. Já publicamos aqui um artigo explicando as diferenças entre os dois.

3D&T [link]

Um clássico RPG introdutório que iniciou muita gente no hobby, até por ter sido vendido em bancas de revistas durante muito tempo. Bastante simples e amigável, além de ser genérico (ou seja, permite jogar em praticamente qualquer época/ambientação).

Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros [link]

RPG também com temática medieval, porém, com uma pegada mais old school. Se você ficou perdido com o termo old school, também já falamos dele em outro post aqui no UniversoRPG.

Karyu Densetsu [link]

RPG 100% nacional para jogar com temática de animês/mangás de ação, principalmente os seinen. É um jogo sobre combates táticos, conversas filosóficas e ideais apaixonados. É um jogo sobre a alma humana, sobre como ela é o combustível de paixões e a arma mais poderosa de todas.

Old Dragon [link]

Mais uma opção medieval (preferência de boa parte dos RPGistas por aí). Usa uma mescla de regras de AD&D com D&D 3ª Edição e possui um versão gratuita em PDF. Ótimo para que está começando.

Essa lista não é de modo algum exclusiva. Existem muitos outros sistemas em português, muitos mais em inglês. Acima são apenas algumas das opções disponíveis hoje no mercado nacional.

Os Acessórios

Aqui é (quase) basicamente floreio. O que você realmente precisa é de lápis (ou caneta, ou lapiseira, ou um pedaço de carvão, sei lá…), papel e dados adequados para o sistema escolhido (alguns sistemas usam cartas de baralho comuns para resolver as jogadas, mas são bem raros).

Um outro item presente em quase todas as mesas, é o Escudo (ou Divisória) do Mestre. Eu digo quase porque já vi mesas e mestres sem ele e e não existem um consenso da comunidade sobre o seu uso, digamos, obrigatório. Os escudos geralmente trazem informações resumidas (ou detalhadas) de regras do sistema, para ajudar o Mestre com consultas rápidas. Geralmente cada sistema de jogo possui o seu escudo, mas há jogadores e mestres que preferem algo mais customizado, chegando a fazer seus próprios escudos.

O escudo do mestre, suas anotações e apetrechos. | Fonte: Pinterest.

Daí para a frente é apenas por sua conta. Acho que quase todo mundo usa as fichas de personagem incluídas no sistema escolhido (que sempre têm cópia livre para uso pessoal). Alguns gostam de personalizar essas fichas (fazia muito isso quando era jovem e tinha bastante tempo sobrando). Outros gostam de dados super estilizados (tenho alguns conjuntos de metal maciço que acho sensacionais, e uso mesmo jogando online). E há quem faça configurações inacreditáveis, chegando a embutir uma TV grande na mesa para projetar mapas para as aventuras. O céu (ou a conta bancária) é o limite.

Por hoje é só aventureiros! Espero que a missão esteja cumprida e tenhamos ajudado a sanar as dúvidas sobre o que é realmente necessário para jogar RPG, senão todas, pelo menos algumas.

Gostaram? Então, por favor, mandem esse artigo para quem vocês acham que poderá se beneficiar dele. Toda a ajuda é super bem-vinda.

Henrik “Ghost” Chaves

Henrik “Ghost” Chaves é fã de D&D (mas acha que a edição 3.5 foi a melhor de todas) e de tudo relacionado aos Mitos de Cthulhu. Música (rock), literatura (fantástica), cinema (pipoca) e boardgames (modernos) estão entre seus outros hobbies.