Literatura para inspirar o seu jogo de RPG
Buscando aquela inspiração para sua partida de RPG ou um novo personagem? Confira nossa lista de sugestões.
Por: Zamboman | 01/03/2018
Inspiração. Quem joga ou mestra RPG sabe muito bem o peso que essa palavra tem às vezes. Quando se está começando, você tem muito material de referência para consumir, seja pelos livros e suplementos publicados para o seu sistema escolhido, seja pelo conteúdo gerado pela comunidade e disponível em sites, grupos de Facebook e afins. Porém, cedo ou tarde chega a hora de buscar outra fonte de inspiração, e aí vem a pergunta: por onde começar?
Para alguns, assistir a um filme ou seriado já é suficiente para que novas ideias surjam. Já fizemos uma lista de filmes de ficção e outra com filmes de terror que rendem boas ideias para personagens, aventuras e ambientações de RPG.
No episódio anterior de…
Eu comecei a jogar RPG numa era pré-internet (velho detect!). Nessa época, minhas fontes de inspiração eram basicamente a TV e os livros de literatura com temática de fantasia medieval ou ficção. Depois é claro, passei a consumir outros tipos de conteúdo para diversificar meu repertório, mas o livros sempre foram uma ótima opção, principalmente se meus colegas não tinham lido ou ouvido falar a respeito.
Por isso, separei aqui alguns livros que considero boas fontes de inspiração. Ás vezes um único capítulo de um livro pode virar uma campanha inteira ou ainda aquele personagem marcante da literatura pode servir de inspiração para o seu próximo personagem.
Série The Witcher
Os três primeiros livros que saíram em português são mais do que suficientes para dar uma boa ideia do cenário e personagens. Com muito material para ser aproveitado em sua mesa de jogo. Se você não jogou o game, considere ler um dos livros.
Série A Roda do Tempo
Se você estiver procurando algo diferente de Game of Thrones, mas tão imersivo quanto, recomendo essa série do escritor Robert Jordan (e posteriormente Brandon Sanderson). Ao todo já são 14 volumes publicados. No Brasil a editora Intrínseca já trouxe os 5 primeiros volumes. O destaque vai para o elaborado sistema de magias e própria roda que nome a saga.
Autores variados
E para finalizar, vou deixar aqui três autores que me fizeram voltar a devorar os livros do gênero, Patrick Rothfuss, Leonel Caldela e Felipe Castilho.
O Nome do Vento (Patrick Rothfuss)
Esse foi sem sombra de dúvida, um dos livros que mais me marcou. Era simplesmente impossível lagar o livro. A história de Kvothe e sua relação com os Chandrianos, bem como a forma como a magia é descrita nesse livro são fantásticas. Um dos poucos livros que sempre recomendo para quem está querendo ler algo novo. A história toda é composta de 3 volumes, sendo que apenas os 2 primeiros foram publicados, inclusive com tradução para o português.
A Lenda de Ruff Ghanor: O Garoto-Cabra (Leonel Caldela)
Bastaram 3 dias. Nunca li um livro tão rápido na minha vida. Após ouvir os áudio-dramas feitos para o lançamento do livro, ler rapidamente foi apenas uma consequência. O poder que o personagem central possui e todas as implicações envolvidas em sua origem renderam ótimas sessões com meus grupos. Existe uma continuação dessa história que, infelizmente, ainda não consegui ler.
A Ordem Vermelha (Felipe Castilho)
Esse ainda estou lendo, mas bastou uma lida nas 6 primeiras páginas para virar minha cabeça. A originalidade no processo de criação do mundo e as novas raças criadas pelo autor são um prato cheio para quem gosta de aventuras medievais. Estou lendo a todo vapor para poder entender melhor o desenrolar da história e aproveitar ao máximo tudo que o livro tem a oferece. Inclusive, já usei alguns elementos em minhas aventuras recentes.
Em resumo
Espero que essas dicas ajudem vocês a descobrirem novos universos e que também desperte o gosto pela leitura. Eu considero que todo bom jogador e mestre de RPG tem que ser também um bom apreciador de livros. Se os livros de literatura não despertarem o seu interesse, que pelo menos os livros do seu sistema favorito o faça.
Até a próxima!
Marcelo JK “Zamboman”
Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.