UniversoRPG

Baú do Mestre | Dicas

Say my name! Como escolher um bom nome para o seu personagem

Confira essas dicas se você quer que seu personagem seja lembrado por seus amigos e no seu mundo de jogo.


Por: Zamboman | 13/09/2018

publicidade
Mestre RPG

Quem nunca perguntou o nome de um NPC (personagem não-jogador) aleatório durante a sessão de jogo, que atire o primeiro dado.

Para alguns jogadores (e mestres também) a parte mais complexa/divertida pode ser montar uma ficha. Para os veteranos, os números e bônus saem quase que automaticamente e em poucos minutos, a ficha está completa. Já para os novatos, as coisas podem ser um pouco mais complexas ou demoradas, mas consultando algumas regras, e com a ajuda dos colegas tudo se resolve.

Porém, existe um item da ficha que não exige regra e que, às vezes, chega a ser tão complexo quanto a própria ficha. A escolha do nome do personagem.

Faz anos que jogo RPG e quase sempre tive um bloqueio na hora de escolher os nomes dos meus personagens, sejam eles NPCs ou não. Para alguns abençoados com o dom da criatividade, este é um processo natural, mas para muitos (assim como eu), esse processo é longo, tortuoso e no final, o resultado pode sempre deixar a desejar.

Pensando nisso, separei algumas dicas que encontrei ao longo dos anos, bem como algumas utilizadas por escritores para elaborar os personagens e antagonistas dos seus livros. Bora lá conferir?

Conceito e Origem

Conceito e Origem

O conceito inicial do personagem é tão importante quanto o nome. | Fonte: LouisGreen -Deviantart

O primeiro passo é pensar no conceito geral do personagem e qual a sua origem/etnia/raça, antes do seu nome, ou se já tiver um nome em mente, tentar “casar” ele com o conceito do personagem.

Digamos que o seu personagem se chama Thorin “Quebra Queixo“. A primeira vista me parece um nome típico de Anão ou um Bárbaro, o que seria legal para esse conceito de personagem. Agora, se você estava pensando em fazer um elfo, ou até mesmo um humano mago, talvez você precise de uma boa história para sustentar esse nome.

Por isso, pensar em coisas como raça, terra ou país de origem, e até mesmo a evolução da sua classe, lhe fornece muito mais subsídios para criar um nome mais convincente. O mesmo vale para RPGs que não são de fantasia medieval. Pense em como soaria estranho (ou até mesmo engraçado) você encontrar um assassino da máfia chinesa, de origem oriental e depois descobrir que ele se chamava John Smith.

Sonoridade e Significado

King Arthur of Camelot

Arthur: “homem urso”, “rei urso”, “forte”, “nobre” ou “corajoso”. | Fonte: Galan Pang – Artstation

Outra dica é buscar nomes que tenham haver com a sonoridade das letras. Quer um exemplo? Para personagens com muita força de vontade e teimosia, sons fortes como “K” e “P” funcionarão muito bem. Por outro lado, para um personagem mais tímido ou vaidoso, sons mais suaves como “F” e “S” se sairiam melhor.

Alguns nomes também trazem consigo significados e analogias, o que nos ajuda a completar a primeira dica sobre Conceito e Origem. Pode até parecer piada, mas sabe aqueles livros com nomes para bebês? Pois é, eles são ótimas referências para isso, ou até mesmo esses sites com o significado dos nomes. Faça uma pesquisa rápida para alguns nomes que você já tem em mente e veja quais os significados que eles trazem. Se eles se aproximarem da ideia original que você tinha para o seu personagem, já é meio caminho andado.

Conhecimento e Fama

John Connor

Cuidado ao usar referências famosas. | Fonte: Pinterest

Uma vez usei o nome Connor para um personagem em uma aventura de ação moderna. Se arrependimento matasse, definitivamente estaria morto e enterrado, como diz o ditado. A primeira vista, nomes famosos podem ser uma boa opção para dar um toque especial para o seu personagem. Porém, tome cuidado para não criar confusão ou ficar frustrado quando as comparações aparecerem.

No meu caso, sempre que meu personagem conhecia alguém, o mestre fazia questão de soltar alguma frase sobre o Exterminador do Futuro: “Você não é aquele cara famoso daquele filme?” ou “Esse não era o sobrenome daquela mulher que lutava contra as máquinas?” e por aí vai, ou melhor, foi.

No caso de nomes para fantasia medieval, creio que o problema seja mais brando. Afinal, existem dezenas de livros com esse tema e mais de um número sem fim de personagens. Combinar um ou dois nomes “conhecidos” podem dar um toque especial ao seu personagem, desde que sejam respeitados os conceitos e origens do mesmo.

O Famoso Xightzthorllignatrrr

As melhores obras de H. P. Lovecraft

Lovecraft deu nome a criatura mais impronunciável de todos os tempos. Fonte: Reprodução.

Em alguma edição antiga da Dragão Brasil, um dos editores (Marcelo Cassaro ou J.M. Trevisan, agora não me lembro) usava uma técnica que consistia em, digitar aleatoriamente no teclado e depois, acrescentar algumas vogais as letras digitadas. Com isso criava-se um nome novo, exótico e ao mesmo tempo único.

OK, também acho essa “técnica” válida. Contudo, de nada adianta você ter aquele nome super descolado que ninguém, nem mesmo você, consegue pronunciar direito ou é muito difícil de guardar. O primeiro exemplo que me vem à cabeça é Cthulhu. Com certeza você já leu esse nome em algum lugar e também já viu ao menos umas 3 maneiras diferentes de se pronunciar. Se não fosse pelo conjunto da obra de H. P. Lovecraft, não tenho certeza se o nome do Grande Antigo mais famoso teria sobrevivido ao tempo.

E se tudo mais falhar

Comandante Sendak

Sendak, um dos nomes típicos dos Galras. Fonte: Netflix

Sempre existe o jeito mais fácil de descolar um nome legal, usar um gerador de nomes. Existem vários geradores por aí, basta uma rápida busca no Google para encontrar alguns. Talvez o mais famoso seja o Fantasy Name Generators. Nesse cara aí você encontra de tudo um pouco, e quando eu digo de tudo, é tudo mesmo.

Tem nomes em Na’vi, do filme Avatar, do game Halo do Xbox e até nomes baseados no novo desenho do Voltron da Netflix. Quer nomes para sua aventura de fantasia medieval, moderna, de ficção científica ou cyberpunk, você vai encontrar inspiração lá, basta fazer uma busca e ter paciência para encontrar o nome perfeito.

E lembre-se de que um nome é muito mais do que um amontoado de letras (e números). Ele deve carregar consigo todo o significado e origem daquele personagem, deve ser fácil de ser lembrado, pronunciado e escrito. Se você conseguir atender a esses requisitos, terá um personagem memorável, pelo menos no nome.

Abraço e até a próxima.

Marcelo JK “Zamboman”

Jogador e Mestre de RPG desde a época em que os dinossauros caminhavam pela Terra. Fã de ficção científica, mestre de Star Wars Saga e mestre em tirar aventuras improvisadas da cartola.