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Pier Gerlofs Donia – Personagem para D&D 5e

Conheçam um pouco da impressionante história de Pier Gerlofs Donia, um pirata que aterrorizou os mares holandês.


Por: Ghost | 10/10/2018

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Mestre RPG

Salve, salve aventureiros!!!

Hoje temos mais uma adaptação para D&D. Desta vez um NPC para situações diversas que, obviamente, pode ser usado como personagem jogador com a devida permissão do Mestre.

A essa altura vocês já devem estar pensando em quem diabos é esse cara, e de que série, filme ou livro ele saiu, mas não dessa vez. Dessa vez trazemos um personagem real, histórico e relativamente pouco conhecido, mas bastante interessante. Um guerreiro e pirata que atuou não no Caribe, mas no mar do Norte, e aterrorizou a marinha holandesa entre 1515 e 1520 (sim, ele atuou por apenas 5 anos, e mesmo assim tornou-se lendário).

Sem mais enrolação….

Pier Gerlofs do mundo real

Pier nasceu em em 1480, em Kimswerd, na região conhecida como Frísia, uma faixa litorânea de cerca de 60 km de largura que se estende pelo norte das atuais Holanda e Alemanha, chegando quase até a Dinamarca.

Frísia

Frísia, sim esse lugar realmente existiu. | Fonte: Wikipedia

Consta que em 1515 um regimento a serviço do duque Jorge da Saxônia, O Batalhão Negro (um regimento mercenário particularmente violento e cruel) pilhou a aldeia de Donia, supostamente estuprando e matando Rintze Syrtsema, sua esposa, além de queimar completamente a igreja da vila.

Em busca de vingança Pier Gerlofs (ou Grutte Pier – Grande Pedro) aliou-se ao duque Carlos de Egmond, e formou uma milícia batizada de “O Bando Negro de Arum” (Arumer Zwarte Hoop), que atuava como um grupo pirata no Mar do Norte. Sob a liderança de Grutte Pier os ataques e saques do Bando causaram severos prejuízos aos ingleses e, principalmente, holandeses, sendo que em sua maior batalha foram capturados nada menos que 25 navios holandeses, o que imputou a Grutte Pier a alcunha de “Cruz dos Holandeses”.

Em 1517 o Bando Negro dominou a cidade de Asperen, dizimando praticamente todos os habitantes no processo, e passou a utilizar a cidade fortificada como como base, até serem expulsos pelos holandeses.

Apesar do sucesso de suas investidas, Grutte Pier não foi capaz de conter as invasões da Borgonha e Habsburgo, tendo se aposentado em 1519, aos 39 anos de idade. Pier morreu no ano seguinte, de forma pacífica, em sua cama.

A vida de Grutte Pier é rodeada de lendas. Estima-se que o guerreiro tivesse cerca de 2,15 m de altura e, segundo relatos de época, tinha uma força sobre-humana, sendo capaz de, com um único golpe de espada, separar vários homens ao meio. Não apenas isso, mas Pier teria sido capaz de brandir sua imensa arma com apenas uma mão.

A "pequena" espada de Grutte Pier

A impressionante espada de Grutte Pier! (Em exibição no museu de Leeuwarden, na Holanda). | Fonte: Pinterest

Parece um excelente personagem para uso em D&D, não é mesmo?

Então comecemos a adaptação.

Classe

Apesar de brutal, Pier não parece preencher os pré-requisitos para um bárbaro. Embora seja de um vilarejo pequeno, já se tratava de um lugar razoavelmente civilizado para a sua época, e nada na história conhecida indica que Pier tivesse uma grande intimidade com a natureza. Então, vamos de guerreiro.

Nível

O Player’s Handbook separa os níveis de personagens em tiers, ou camadas. A primeira camada (níveis 1-4) é definida como “aventureiros aprendizes”. Definitivamente não é o caso. A segunda camada (níveis 5-10) diz que são personagens “autônomos”, já de certa importância, e capazes de enfrentar ameaças a cidades e reinos. Parece bom, mas ainda não bom o suficiente. A terceira camada (níveis 11-16) diz que “os personagens adquiriram um nível de poder que os torna especiais mesmo entre aventureiros”. Agora sim! Pier Gerlofs é um guerreiro em algum ponto entre o nível 11 e o 16 (vamos definir em detalhes mais tarde).

Atributos

Há muitos relatos sobre a força sobre-humana de Grutte Pier, então certamente esse atributo será tão alto quanto possível. Partindo do rol tradicional de habilidades (15, 14, 13, 12, 10, 8), certamente 15 vai na Força. Como se trata de um humano, 16 (todos os atributos são aumentados em 1, lembrem-se). Mas estamos falando de um sujeito com força sobre-humana, então 20 seria o mínimo aceitável. Para atingir esse valor, precisamos de, no mínimo, nível 12. Mas queremos uma outra habilidade, também, então, nível 14 (mais ou menos no meio da camada indicada anteriormente).

Para os demais atributos não há grandes registros. Podemos presumir que seu Carisma não era pequeno (já que foi capaz de liderar um grande bando de guerreiros), ou podemos assumir que sua grande Força os intimidava. Inteligência e Sabedoria também não seriam baixos (há necessidade de uma boa capacidade estratégica para realizar os feitos atribuídos a Pier). Por outro lado, um homem desse tamanho muito provavelmente seria um pouco desajeitado.

Resumindo, teríamos o seguinte:  For 20, Des 9, Con 15, Int 13, Sab 11, Car 14.

[EDITADO EM 12/10/2018] Pessoal, uma coisa que não ficou muito clara e algumas pessoas perguntaram: os atributos acima não são os definitivos. 20 em força é um número alvo, e os demais vêm da distribuição inicial. Os atributos definitivos, após os devidos ganhos pelo avanço do nível 1 ao 14 são os da ficha abaixo.

Pier Gerlofs Donia

Medium Humanoid (Human) Fighter 14

Armor Class 16 (Scale Mail)

Hit Points 108

Speed 30 ft

STR 20 (+5)   DEX 12 (+1)  CON 17 (+3)   INT 14 (+2)   WIS 13 (+1)   CHA 15 (+2)

Saving Throws: Str +10; Con +8

Skills Athletics +10; Intimidation +7

Senses Passive Perception 11

Languages Common, Giant

Challenge 14 (11.500 xp)

Actions:

Multiattack. Grutte Pier ataca 3 vezes/rodada

Greatsword. Melee weapon attack. +10 to hit, 2d6+5 damage

Handaxe. Melee weapon attack. +10 to hit, 1d6+5 damage

Como usar Grutte Pier?

A ficha de personagem que apresentamos abaixo pode ser usada como um NPC em sua aventura ou campanha. Talvez com Pier já aposentado, dando “dicas” a aventureiros mais jovens. Ou, talvez, ele ainda esteja na ativa, liderando uma milícia em algum lugar do seu mundo de campanha. E, evidentemente, caso se trate de uma aventura de alto nível, nada impede que ele seja usado como personagem de um dos jogadores, já que foi criado usado estritamente as regras disponíveis. Obviamente o mestre é livre para modificar seus poderem como convier para a campanha.

Abraço e até a próxima!

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Henrik “Ghost” Chaves

Henrik “Ghost” Chaves é fã de D&D (mas acha que a edição 3.5 foi a melhor de todas) e de tudo relacionado aos Mitos de Cthulhu. Música (rock), literatura (fantástica), cinema (pipoca) e boardgames (modernos) estão entre seus outros hobbies.