5 armas famosas do cinema para o seu RPG + Promoção Airsoft
As armas mais legais do cinema agora na sua mesa de jogo e de quebra você pode levar 1 par de jogos de Airsoft.
Por: Mantsor | 23/05/2018
Trazemos hoje mais uma de nossas listas ao estilo de cinco filmes com inspirações para o RPG. Porém, ela será um pouco diferente, pois não vamos nos concentrar na trama dos filmes e sim nas armas que aparecem nesses filmes! Não são necessariamente as armas mais poderosas ou mais exóticas (que trataremos em outras listas futuramente), mas sim armas que se destacaram por conta das cenas espetaculares em que elas foram utilizadas ou por terem se tornado a “marca registrada” dos protagonistas.
E ao final do post temos uma surpresa para vocês!
Metralhadora M60 (Rambo I e II, 1982 e 1985)
É impossível falar de filmes de ação e não citar Rambo. Quando se trata de resolver algum problema na base dos tiros e explosões, ninguém melhor que o veterano da Guerra do Vietnã, John Rambo. Onde quer que ele fosse, a guerra ia junto com ele. Seja numa pequena cidade nos EUA, na selva do Vietnã ou no deserto do Afeganistão, os seus inimigos sempre estavam em sérias dificuldades.
Como um soldado das forças especiais, ele possuía treinamento em todo tipo de armamento: faca de sobrevivência, arco e flecha, pistolas, fuzis, metralhadoras e até lança foguetes. De todo esse arsenal, uma arma em especial se tornou o símbolo desse personagem: a poderosa metralhadora M60. Ele usa essa arma em várias ocasiões, sobretudo em Rambo II, onde parece estar descarregando toda sua raiva através da metralhadora, segurando a arma em uma mão (!) e a fita de munição enrolada na outra.
Trata-se de uma metralhadora pesada, de calibre 7,62mm, normalmente equipada em helicópteros e veículos. Quando utilizada como arma pessoal, ela costuma ser disparada apoiada em seu bipé ou com o uso das duas mãos, não só por conta de seu peso elevado (10,4 Kg) como também por conta do recuo ocasionado pela sua incrível taxa de disparos, de 550 tiros por minuto.
E se você não lembra ou não viu o Rambo manuseando uma arma dessas, a gente te dá uma ajudinha.
Estatísticas
Peso 10,4Kg, Tiros 250
d20: Dano 2d10+1perf, Crítico 19-20 x4, Incremento de distância 30m
Savage Worlds: Alcance 30/60/120, Dano 2d8+1, CdT 3
GURPS: Dano 7d pa, Prec 5, Alcance 1100/3700, CdT 9, ST 12B, Magnit. -7, RCO 2
Bônus – Breaking Bad (5 ª temporada, 2013)
Uma aparição televisiva não menos espetacular da metralhadora M60 foi no último episódio da série Breaking Bad. O protagonista Walter White é preso por um grupo de traficantes, porém ele havia preparado anteriormente uma desagradável surpresa para seus captores.
Ele monta no porta malas de um carro uma M60 apoiada num tripé e equipada com um mecanismo de acionamento remoto. Assim que chega no refúgio dos traficantes ele deixa o carro estacionado ao lado da casa. Em determinado momento ele se joga no chão e aciona a metralhadora, que varre com uma rajada mortal e contínua todos os criminosos.
Outro fato curioso é que os famosos caçadores de mitos, o MythBusters, colocaram esse mito à prova. E o resultado é surpreendente!
Espingarda Winchester 1887 (Exterminador do Futuro 2, 1991)
O melhor filme da franquia Exterminador do Futuro (dirigido por James Cameron) também possui uma série de cenas de perseguição e tiroteio que se tornaram clássicas. Nessa sequência vemos o exterminador T-800 reprogramado para proteger John Connor, que viria a se tornar o líder da resistência no futuro dominado pelas máquinas. O grande desafio é conseguir escapar de outro exterminador, o T-1000, capaz de moldar seu corpo de metal líquido em qualquer forma e aparência.
A certa altura o T-800 consegue uma espingarda calibre 12 de cano serrado, que ele viria a utilizar por quase todo o filme. Trata-se de uma Winchester 1887 modificada (com cano curto e empunhadura de pistola), que se tornou icônica principalmente pelo fato do T-800 empunhá-la somente com uma mão e recarregá-la girando a arma ao redor do seu guarda mão. Uma curiosidade é que esse modo peculiar de recarregar essa arma já havia aparecido no filme de velho oeste “Bravura Indômita” (1969), estrelado por ninguém menos que outra lenda do cinema, John Wayne.
Estatísticas
Peso 3,6Kg, Tiros 5+1
d20: Dano 2d8+3 perf, Crítico 19-20 x2, Incremento de distância 5m
Savage Worlds: Alcance 5/10/20, Dano 1-3d6, CdT 1
GURPS: Dano 1d+1 pa, Prec 2, Alcance 25/100, CdT 2×9, ST 12, Magnit. -4, RCO 1
Metralhadora M56 Smartgun (Aliens, 1986)
O filme Aliens é sequência direta de Alien, O Oitavo Passageiro (1979). Outra pérola de James Cameron, nesse filme vemos um grupo de Fuzileiros Coloniais que é enviado para investigar o motivo da perda de contato com a colônia estabelecida no planeta descoberto pela nave Nostromo, no filme anterior.
Preparados para enfrentar os xenomorfos, os fuzileiros levam um bom sortimento de armas, sendo a arma padrão o Rifle de Pulso M41A. Porém, depois dos primeiros contatos, eles descobrem da pior maneira que acertar um alien não é tarefa fácil, dada a incrível agilidade dessas criaturas. É aí que entra em cena uma arma com um conceito genial: os soldados Vasquez e Drake se equipam com metralhadoras M56 Smartgun, que possuem um mecanismo de mira infravermelha automática que persegue os alvos, diminuindo bastante a desvantagem dos fuzileiros contra os aliens.
Essa incrível arma é capaz de disparar 1200 tiros por minuto, empregando uma munição de 10x28mm, sem cartucho. A munição fica armazenada num tambor com capacidade de 500 projéteis. Ela vem acompanhada por um colete e um visor, que compõe o conjunto de computador de mira e sensor infravermelho.
Estatísticas
Peso 13Kg, Tiros 500
d20: Dano 2d12+3 perf, Crítico 19-20 x4, Incremento de distância 50m
Savage Worlds: Alcance 50/100/200, Dano 3d6, CdT 6
GURPS: Dano 9d pa+, Prec 10, Alcance 1200/4800, CdT 20, ST 12, Magnit. -5, RCO 2
Pistola automática Auto-9 (Robocop, 1987)
Paul Verhoeven dirigiu esse filme de ação / ficção que marcou sua época por algumas cenas de extrema violência, como a emboscada sofrida pelo policial Alex Murphy, no início do filme, e depois o bandido que toma um banho de ácido e se desintegra ao ser atropelado.
O policial Murphy é praticamente dado como morto após ser fuzilado por criminosos. A solução para salvá-lo é dada pela megacorporação OCP que o transforma no famoso ciborgue Robocop. Além do corpo robótico blindado e do capacete equipado com diversos sensores, não poderia faltar uma arma a altura. Ele recebe uma pistola metralhadora capaz de disparar rajadas curtas de 3 disparos, a Auto-9.
A Auto-9 é uma arma única, desenhada especialmente para o projeto Robocop. A arma é capaz de identificar o seu usuário e não funciona na mão de outras pessoas que não tenham sido “registradas”. Ela pode disparar diferentes tipos de munição 9mm (explosiva, perfurante, flechette, entre outras) armazenadas num carregador com capacidade para 50 (!) projéteis.
Estatísticas
Peso 5Kg, Tiros 50
d20: Dano 2d6+3 perf, Crítico x4, Incremento de distância 15m
Savage Worlds: Alcance 15/30/60, Dano 2d6, CdT 3
GURPS: Dano 4d pa+, Prec 3, Alcance 220/2500, CdT 10, ST 8, Magnit. -4, RCO 2
Rifle Cheyenne Tactical M-200 Intervention (O Atirador, 2007)
Uma lista de armas que se preze não estaria completa se não tivesse um rifle de precisão. Estrelado por Mark Wahlberg (Transformes: A Era da Extinção), apresenta a história do atirador Bob Lee Swagger, que é acusado de cometer um assassinato justamente de uma vítima que ele estava tentando proteger. O filme deu origem a uma série de mesmo nome em 2016 na Netflix.
A arma preferida de Swagger é uma impressionante maravilha tecnológica, desenvolvida para neutralizar alvos a uma distância de até 2500 metros. Ela dispara munições especiais .408 CheyTac, com poder de penetração suficiente para parar veículos militares. Para garantir a sua acurácia em grandes distâncias a sua mira pode ser assistida por um computador, capaz de realizar correções em função de fatores como velocidade do vento, umidade do ar, temperatura e pressão atmosférica.
Embora possa parecer uma arma fictícia, ela não só é real como detém um recorde mundial: ela possui o recorde de melhor agrupamento à distância – foram 3 impactos agrupados a uma distância máxima de 42 cm num alvo a cerca de 2100 metros.
Estatísticas
Peso 14Kg, Tiros 7+1
d20: Dano 2d12+3 perf, Crítico 19-20 x4, Incremento de distância 50m
Savage Worlds: Alcance 50/100/200, Dano 2d10, CdT 1
GURPS: Dano 5dx2 pa+, Prec 6+4, Alcance 1700/6500, CdT 1, ST 14B, Magnit. -7, RCO 4
Plots para uso em jogo
Às vezes fica complicado colocar determinados itens na mão dos jogadores. Os motivos podem ser os mais variados, como deixar um personagem poderoso demais ou ainda fazer com que os personagens se esqueçam do motivo principal da aventura e passem o resto da sessão tentando conseguir mais itens.
Por outro lado, itens com os quais conseguimos nos identificar possuem um apelo muito alto e podem acrescentar aquela cereja do bolo que faltava em sua aventura. E se ao revistarem um deposito militar abandonado eles encontrassem “acidentalmente” o protótipo da arma usada em Aliens? Ou ainda, ao consultarem aquele contato no mercado negro em busca de equipamentos, ele lhes oferecesse o último conceito em armas de mão e essa arma fosse a do Robocop?
Existem inúmeras maneiras de encaixar esses easter eggs em suas aventuras ou campanhas. Você pode criar uma campanha inteira baseada na busca de um artefato desses ou simplesmente presentear os jogadores ao fim da sessão. Porém, deixe claro que o jogador já viu isso em algum lugar, que aquela arma é de certa forma conhecida por ele fora da mesa de jogo. E se mesmo assim ele não matar a charada, diga abertamente do que se trata.
Com isso você consegue dar um pouco mais de identidade as suas partidas. E pode apostar que seus jogadores se lembrarão dela por muito tempo.
Vivendo a Experiência
Já que o tema é sobre armas, você já imaginou como seria ter uma experiência de combate simulado? Traçar estratégias, emboscar inimigos, correr e trocar tiros? Uma aventura dessas pode contribuir para melhorar a sua experiência narrativa como mestre ou jogador.
Pensando nisso, nós fechamos uma super parceria com a Área 51 Airsoft através da plataforma Adrenalyze.
Quer ganhar 1 par de jogos com rifles no Área 51 Airsoft?
O UniversoRPG vai sortear 3 pares de jogos na faixa. Você e um amigo(a) poderão jogar conosco no dia 26/05 às 15h00. Maneiro, não?
Para participar, basta responder o questionário que se encontra nesse link. É super rápido, só inserir seus dados responder a nossa pergunta.
O sorteio vai rolar dia 25/05 às 12h00.
Pergunta: O que você anda jogando ultimamente?
Sobre o Área 51 Airsoft
Situado em Curitiba, o campo de tiro do Área 51 Airsoft possui 2.500 m2 e foi montado sobre as antigas instalações de um hospital psiquiátrico (vulgo sanatório). Contém 2 blocos com 3 andares cada.
Entre as armas que poderão ser usadas no dia do jogo estão a Colt M4, Ak 47, MP5, Cal. 12, FaMas, AUG, P90 e muitas outras.
Além do tradicional mata-mata (Deathmatch) o campo oferece outras modalidades de jogo como hastear a bandeira, capturar a bandeira inimiga, plantar a bomba, resgate de reféns, eliminar informantes e muito mais.
Nunca jogou Airsoft e tem dúvidas? No site do Área 51 tem um FAQ bem maneiro abordando diversos assuntos.
E o que é Adrenalyze?
Nossa parceria com o Área 51 veio através do Adrenalyze, um portal de aventuras radicais e esportes de ação.
Sabe quando você quer fazer algo diferente, mas não sabe exatamente o que? Então, no Adrenalyze você encontra diversas aventuras para os mais variados gostos, desde ecoturismo a esportes radicais. Tem aventura para quem não quer pegar pesado, mas quer sair da rotina, como trilhas e exploração de cavernas . Tem também aventuras mais radicais como salto de bungee jump, rapel, balonismo, mergulho e tiro. Tem até aula de luta com espadas longas (tipo cavaleiros medievais) e arqueirismo. Interessante, não?
Tá esperando o que? Acesse o Adrenalyze e escolha a sua próxima aventura.
Robertson “Mantsor” Schitcoski
Robertson “Mantsor” é engenheiro de computação e mora em Brasília. Ingressou no mundo do RPG mestrando todo tipo de cenário em GURPS, que é o seu sistema de estimação. Hoje prefere Chamado de Cthulhu, que já lhe rendeu algumas das melhores experiências com o hobbie.