UniversoRPG

Baú do Mestre | Sistemas

Cthulhu no Brasil – de novo, e ainda mais aterrorizante!

É chegada a hora de mais um sucesso de financiamento coletivo no Brasil, com a nova edição do Call of Cthulhu.


Por: Ghost | 02/02/2018

publicidade
Mestre RPG

Ok. Não é nenhum segredo que a equipe UniversoRPG é fãzona de H.P. Lovecraft e dos Mitos de Cthulhu (e isso sempre ficou bem aparente no conteúdo que publicamos aqui).

Dessa forma um de nossos RPGs favoritos (e o que mais jogamos nos últimos encontros) é “O Chamado de Cthulhu” (CdC).

Durante muitos anos os RPGistas brasileiros não tiveram acesso a uma versão traduzida deste sensacional sistema, tão importante para a história do RPG mundial, com seus conceitos inovadores, e um dos primeiros a ser publicado fora da temática Fantasia Medieval, então dominante nos sistemas existentes.

Isso só mudou de verdade em 2013, quando a editora Terra Incógnita realizou um financiamento coletivo para trazer a 6a edição de CdC oficialmente para o Brasil (sim, sabemos que Rastro de Cthulhu já era publicado aqui, mas trata-se de outro sistema. Já falamos sobre os dois aqui). A decisão de trazer uma edição que estava prestes a ser substituída foi questionada pelos fãs, mas justificada pelo fato de haver uma imensa gama de suplementos ainda disponíveis, além de que na época ainda demoraria vários meses para a 7a ver a luz do dia.

O financiamento foi bem sucedido, mas a editora experimentou uma série de problemas. Alguns foram realmente imprevistos, outros poderiam ter sido evitados. O acúmulo deles terminou por fazer com que a editora descontinuasse sua linha, e fechasse as portas definitivamente em 2017.

Mas os Grandes Antigos são poderosos

S. Petersens Field Guide to Lovecraftian Horrors, um dos mais aguardados do financiamento. | Fonte: Chaosium.

Os direitos de publicação no Brasil já haviam sido negociados, e já há vários meses especulava-se qual editora nacional os havia adquirido.

Na véspera do Natal de 2017 a pergunta foi respondida: a editora New Order iniciou um financiamento coletivo para trazer a 7a Edição de “O Chamado de Cthulhu” para terras tupiniquins.

(E adivinhem só! Também já publicamos um artigo sobre as diferenças entre a sexta e sétima edições)

O financiamento foi um tremendo sucesso já nos primeiros dias, tendo atingido a meta mínima no terceiro dia, e seguiu derrubando as metas extras uma atrás da outra.

No momento em que publicamos este artigo ainda restam 24 horas para a conclusão do financiamento, e uma única meta ainda não batida (a menos que a New Order tenha outras cartas na manga para revelar amanhã: caso atinja a nada modesta marca de R$ 200.000 teremos, além de tudo o que foi desbloqueado, uma versão impressa do Grand Grimoire of Cthulhu Mythos Magic , e há excelentes chances de isso acontecer (já é possível ver o “efeito reta final” na arrecadação do financiamento).

O blog Mundo Tentacular tem publicado resenhas dos itens das metas extras atingidas, mas infelizmente não conseguiu seguir o ritmo com que elas foram batidas:

Meta Extra #1: No Coração das Trevas – Aventura de Chamado de Cthulhu

Meta Extra #2 – Colheita Fria – Um cenário de Chamado de Cthulhu na União Soviética

Meta Extra #4 – Portas para a Escuridão: Cinco Cenários para Jogadores e Mestres Iniciantes

Meta Extra #5 – “A Testemunha Silenciosa” um cenário moderno para Chamado de Cthulhu

Meta Extra #6 – Guia de Campo de S. Petersen para os Horrores Lovecraftianos

Meta Extra #7: Kit do Guardião de Chamado de Cthulhu: Escudo do Mestre, Mapas e Suplemento de Aventuras

 Meta Extra #8 – Cenário “O Portal de Kizzah” – Cenário de Chamado de Cthulhu na Mesopotâmia

Obviamente, quando os livros forem entregues, faremos um hands-on por aqui.

E aí? Vai perder essa? Ou vai se render à loucura dos Grandes Antigos?

Link para o financiamento: https://www.catarse.me/chamado_de_cthulhu

Henrik “Ghost” Chaves

Henrik “Ghost” Chaves é fã de D&D (mas acha que a edição 3.5 foi a melhor de todas) e de tudo relacionado aos Mitos de Cthulhu. Música (rock), literatura (fantástica), cinema (pipoca) e boardgames (modernos) estão entre seus outros hobbies.