Imagine e Dixit

30/03/2017 | Meeple e Cards | Por: marina

Nesse jogo você pode (e deve) soltar a sua imaginação, abrir sua cabeça e se divertir. Esse é um jogo que não tem muitas regras, é lindo e depende apenas da sua criatividade. O principal objetivo é dar uma dica sobre uma carta e descobrir qual foi a carta correta para pontuar.

Mas é só isso?

Basicamente sim, mas tem mais alguns detalhes, imagine comigo:

Estamos jogando, nós dois e mais 4 outros jogadores e eu tenho 6 cartas na minha mão.

Aí me vem uma ideia e eu começo a rodada. A minha dica é aquele som do chicote do Beto Carrero (e eu faço o som, não digo essa frase). Pra quem não lembra o som é esse:

Aí todo mundo da risada e escolhe entre as cartas deles uma que possa confundir outras pessoas na hora de escolher a minha carta. Eu pego as outras 5 cartas, embaralho e viro na mesa, começando da 1 até a 6. Quando todas estão viradas, cada jogador escolhe um número entre as suas fichas e me da em segredo. Na sequencia, eu revelo cada votação e depois revelo a minha. Vamos imaginar que eu estou jogando com o coelho amarelo. Veja como ficaria a mesa nesse caso:

Exemplo de votação em Dixit

E agora?

Agora a gente pontua. Veja que no meu exemplo, só uma pessoa acertou a minha carta. Eu escolhi ela, porque tem um carinha desenhado com chicote, que me lembrou o Beto Carrero. 😀
Agora, eu pontuo porque nem todos na mesa acertaram e cada um que votou na minha carta também pontua.

Cada voto em outras cartas também faz o dono da carta pontuar. Por que? Porque a carta escolhida pelo adversário foi tão boa que confundiu alguns jogadores.

A famosa carta do Beto Carreiro

Detalhe para o “Beto Carreiro” na carta!

Mas e se todo mundo errar ou acertar a minha carta?

Aí você não pontua, o todo o resto da galera pontua. Meldels que injusto! Não é não, pois a sua dica não pode ser nem muito fácil (que todos acertem), nem muito difícil (que ninguém acerte).
Por isso, se apenas uma pessoa acertar sua carta é o mundo ideal. Assim só você e ela andam 3 casas.

E quando termina?

Termina quando alguém chega na pontuação 30 no tabuleiro e até lá tem bastante carta pra imaginar, dar risada e se divertir!

O que eu acho jogo? Eu adoro! Ele faz muito sucesso entre as crianças, mas também conquista muitos adultos, pois é um jogo que te deixa aflito, às vezes você não tem nenhuma carta que te lembre alguma coisa e quando chega na sua vez, você precisa inventar uma dica. Isso muito legal, é um jogo lúdico, bem estimulante e da pra dar boas risadas. E lembre-se, você não precisa falar uma dica, você pode falar, cantar, dançar… apenas use a sua imaginação.

Esse é um jogo que pode acabar sendo repetitivo se você jogar sempre com o mesmo grupo, então é legal sempre variar. E pra ajudar quem joga sempre no mesmo grupo e gosta de colecionar, o Dixit tem algumas expansões pra vender. Todas elas são lindas, feitas por artistas diferentes e com um grau de dificuldade diferentes.

Expansões de Dixit

As expansões de Dixit, 4 delas já foram licenciadas no Brasil.

Compartilhe:
Top