Inserts Personalizados + Review para Dominant Species

13/07/2017 | Meeple e Cards | Por: Ghost

Aquele novo jogo de tabuleiro que você tanto quis por tanto tempo finalmente chegou. Você foi buscar no correio, pagou a taxa de importação, chegou em casa e abriu a caixa. Destacou cada componente das grades, protegeu as cartas com sleeves (quem joga sem antes colocar sleeves nas cartas?!?), leu o manual enquanto simulava uma partida (jogando sozinho, claro, aprendendo as regras para ensinar para os amigos quando o jogo for à mesa no próximo encontro). Depois disso tudo vai guardar os componentes na caixa e novo e.. não cabe! As cartas com sleeves não servem no local adequado e é impossível organizar as peças destacadas das grades dentro da caixa de novo. A tampa fica uns 2 cm acima da posição normal dela. A tristeza toma seu coração….

Se você é fã de boardgames modernos é bem provável que tenha passado pela situação acima (ou uma bem parecida) ao menos uma vez. O motivo é que por questões de economia as empresas de jogos acondicionam os componentes na menor caixa possível e, muitas vezes, ela só é adequada enquanto eles ainda não foram destacados das grades (ou protegidos com sleeves de plástico no caso das cartas). O resultado é que jogadores que querem manter seus boards organizados ou protegidos terminam improvisando caixinhas para guardar os componentes, o que nem sempre é muito prático (se você vai levar na casa de amigos, por exemplo, não quer levar vários volumes, quando um deveria bastar).

Como solução para esse problema existem os chamados inserts personalizados. Se você frequenta fóruns (ou grupos de facebook) é bem possível que já tenha se deparado com exemplos do que já é uma verdadeira subcultura: jogadores esculpem inserts em isopor, espuma, ou mesmo madeira, cuidadosamente medidos e cortados para acondicionar seus jogos perfeitamente nas caixas originais. Uma busca no Google pelos termos adequados retorna resultados impressionantes.

Evidentemente nem todos tem tempo (ou habilidade) para fazer algo assim por conta própria e, como não poderia deixar de ser, surgiram empresas que aproveitam esse nicho de mercado.

Duas dessas. em especial, chamaram a minha atenção.

A primeira é a Thinker Tinker Maker , que produz inserts em madeira balsa, cortados a laser. O motivo dela ter sido a primeira é o fato de ter um insert para Dominant Species, que, atualmente, é meu boardgame preferido. A venda, curiosamente, não é direta através do site deles, mas sim do serviço tereceirizado Etsy.

Outra é a Bucaneiros , que cobra valores bem mais razoáveis para a nossa realidade. O único detalhe é que, compreensivelmente, o foco deles é mais voltado para jogos que já foram oficialmente lançados no Brasil (mas com algumas notáveis exceções, como “Clash of Cultures” ou o irecém-lançado “Mage Knight”). Mesmo assim o acervo deles termina sendo bem maior que o da Thinker Tinker Maker, e inclui – mas não se limita a – inserts para jogos como “Eldritch Horror”, “Terra Mystica”, “Agricola” e “Game of Thrones”. E tem uma vantagem extra: os inserts já vem montados, poupando bastante trabalho. Além disso, em contato com a Bucaneiros eles não descartam criar inserts para mais jogos que só chegam aqui no Brasil por importação. Ficamos na torcida!

Como aqui no UniversoRPG a gente mata a cobra e mostra o pau, já temos de lambuja um review do insert personalizado de Dominant Species:

Dominant Species – Insert Personalizado

As peças

As peças chegam ainda em placas de madeira, lembrando muito aqueles modelos de plástico da Revell e semelhantes (alguém aí montava ou ainda monta?):

Inserts Personalizados para Board Games - Componentes na grade

Componentes na grade | Fonte: UniversoRPG

Destacar os componentes não é difícil, mas exige cuidado e paciência. A madeira balsa tende a lascar, e forçar demais pode gerar algumas marcas (aconteceu comigo mais de uma vez, mas nenhuma delas de modo grave). Um estilete (novamente: cuidado e paciência) pode ser útil nessa hora.

Após destacadas é uma boa lixar as peças, pois sobram algumas rebarbas dos encaixes na grade. Uma lixa madeira (ou lixa-massa) bem fina resolve.

A montagem exige o uso de cola (é recomendado o uso de cola específica para madeira, que pode ser achada facilmente em lojas de materiais de construção ou artesanato e, mais raramente, em papelarias, mesmo).

Instruções

As instruções (você recebe um link para o pdf quando realiza a compra) são suficientes, mas poderiam ser mais detalhadas. Alguém mais afobado pode sair colando as peças sem antes entender realmente como é o encaixe, o que pode danificar gravemente o acessório, ou mesmo terminar por inutilizá-lo. Isso seria reduzido com uma ou duas páginas a mais, mostrando um passo a passo mesmo. Não acho que seria problema, já que são em pdf mesmo (eliminando boa parte dos custos associados).

Inserts personalizados - instrucoes

Não tem como errar | Fonte: UniversoRPG

O conjunto todo é projetado para encaixar perfeitamente dentro da caixa original.

Após cerca de uma hora de trabalho o resultado é esse:

Inserts Personalizados - Insert de DS montado na caixa.

Insert já montado na caixa original | Fonte: UniversoRPG

Aqui você pode ter uma ideia de como é o processo de encaixe de todas as peças:

A diferença entre o antes e depois é bem aparente:

Caixa original, sem insert

E antes havia apenas o Caos! | Fonte: UniversoRPG

O frete para o Brasil pode, infelizmente, tornar o preço do produto proibitivo (sendo uma fração bem razoável do preço do próprio jogo).

Conclusão

O resultado é bem bonito e prático. Sem dúvida agrega valor ao seu jogo de tabuleiro, especialmente nos casos em que o arranjo da caixa original não é adequado para guardar o jogo. Ter isso para todos os jogos da sua coleção (especialmente se você é daqueles com um coleção de centenas de jogos) pode ser inviável, mas para colocar no(s) seu(s) jogo(s) preferido(s) pode ser uma excelente opção.

E você? Monta seus próprios inserts? Pretende adquirir um pronto? Conhece outros fabricantes de inserts? Conte para a gente nos comentários!

Um agradecimento especial ao amigo André Bellote, pela indicação da Bucaneiros Jogos (https://www.bucaneirosjogos.com.br)

Compartilhe:
Top