Revisitando aventuras prontas de D&D

23/03/2017 | Espada e Magia | Por: Zamboman

Muitas vezes quando queremos começar uma aventura de RPG, temos a pretensão de tornar as nossas sequências de aventuras em algo maior, uma campanha. Tentamos interligar as histórias (ou objetivos) das aventuras de forma coesa para compor uma história maior e assim criar uma campanha que leve nossos heróis do primeiro nível a níveis épicos.

Já para mestres iniciantes o desafio é ainda maior. Criar algo que agrade a todos os jogadores e que seja ao mesmo tempo equilibrado e divertido pode acabar se tornando uma tarefa árdua e desmotivadora.

Para nos ajudar nessa empreitada, no longínquo ano de 2002, a Devir começava a lançar uma série de aventuras prontas para Dungeons & Dragons, na época em sua 3ª edição. Essas aventuras podiam ser jogadas de forma independente ou em sequência, levando os jogadores do nível 1 ao 20. Algumas delas foram escritas por grandes nomes da indústria do RPG como o Monte Cook, um dos autores da 3ª edição do D&D e Bruce R. Cordell, também autor de D&D e do recente The Strange.

Ao passar por todas as aventuras, jogadores e mestres tinham uma experiência completa de tudo o que o D&D poderia oferecer em termos de regras, narrativas, combates, etc, pois cada uma tem um estilo diferente. Se numa aventura o enfoque era a exploração de uma dungeon e combates, em outra o plot era mais investigativo e com foco em interpretação. Isso dava uma certa dinâmica para as aventuras, que não caiam na mesmice, e ainda ajudava a diversificar a mesa de jogo.

Todas elas traziam vários elementos que podiam ser usados isolados ou em conjunto com qualquer cenário. Eram mapas, descrições de locais, itens mágicos, NPCs e monstros, além de ganhos para personagens e uma boa descrição do cenário da aventura.

Com pouca ou quase nenhuma preparação era possível interligar todas as aventuras, transformando-as numa verdadeira campanha épica. Você também podia usar a aventura de forma independente, ideal para uma sessão one-shot com seu grupo de jogo, dando um tempo na trama principal da sua campanha ou ainda quando você não tinha muito tempo de preparar a sessão de jogo.

No total, 8 aventuras foram lançadas, mas apenas 6 receberam uma versão em português. Todas elas possuíam 32 páginas, podendo ser jogadas em 3 a 4 horas, dependendo do grupo. Elas recomendam que você tenha em mãos os livros básicos do D&D (Jogador, Mestre e Monstros), mas se o seu objetivo for apenas usar alguns elementos ou a história da aventura, você pode seguir tranquilamente sem os livros básicos.

Seguindo a ordem da projeção dos níveis dos personagens, as aventuras eram as seguintes:

A Cidadela Sem Sol (Níveis 1-3)

A Cidadela sem Sol

Por que alguém deveria viajar através das pedras arruinadas da Estrada Velha? A fortaleza que um dia lançou sua sombra sobre a estrada não existe mais – os rumores dizem que, numa era passada, a terra a engoliu por inteiro. Quatro bravos aventureiros resolveram descobrir a verdade e partiram pela Estrada Velha, mas nunca retornaram.

A Cidadela sem Sol é história cuidadosamente elaborada e desenvolvida para desafiar heróis de 1º nível e descreve o caminho para uma masmorra misteriosa, onde o mal criou raízes e uma árvore terrível e seu guardião sombrio conspiram na escuridão.

A Forja da Fúria (níveis 3-5)

Duzentos anos atrás, o grande ferreiro anão Durgeddin, o Negro, construiu a fortaleza secreta de Khundrukar para sustentar sua guerra de vingança contra toda a raça orc. Durante anos, o mestre ferreiro trabalhou, até que os orcs descobriram Khundrukar e invadiram a cidadela, matando todos os seus habitantes. As lendas indicam que as lâminas perfeitas de Durgeddin e seus tesouros deslumbrantes nunca foram reclamados.

A Forja da Fúria é uma aventura que detalhes os cincos níveis extensos de Khundrukar, repletos de tribos ferozes, obstáculos perigosos, armadilhas terríveis e criaturas monstruosas.

O Orador dos Sonhos (Níveis 5-7)

O Orador dos Sonhos
A feira anual atingiu seu auge nas ruas de Vau Brindin. O prazer e a alegria preenchem a cidade – até que uma calamidade interrompe a celebração. Seriam as gangues rivais as responsáveis? O governo está se entregando à tirania? Ou esse seria o início de uma trama maquiavélica?

Em O Orador dos Sonhos, os jogadores serão envolvidos em uma trama empolgante numa cidade ribeirinha. Deixe as masmorras para trás – os terrores que se escondem em Vau Brindin são muito mais desafiadores.

A Pedra Fundamental (Níveis 7-9)

A Pedra Fundamental
Quais são os terrores que assolam os moradores de Ossington? Quem é o cavaleiro fantasma assombrando a estrada e impedindo que as pessoas escapem? Porque os elfos selvagens estão massacrando os aldeões com suas letais flechas de pontas de pedra? O que estaria enterrado no Grande Túmulo, uma construção antiga que voltou à atividade recentemente? Quais seriam os segredos guardados pelas pedras fundamentais, os monumentos que cercam o vilarejo? Finalmente, será que os personagens conseguirão resolver o mistério antes que os planos malignos dos adversários sejam completados?

A Pedra Fundamental é uma aventura elaborada para desafiar aventureiros de 7º nível. Ela apresenta um mistério que deve ser solucionado pelos heróis para evitar que um vilarejo isolado seja destruído por ameaças muito superiores aos aldeões nativos.

Coração da Espiral da Presa Noturna (Níveis 10-13)

Coração da Espiral da Presa Noturna
Durante séculos, a Espiral da Presa Noturna germinou em silêncio solitário, envolta pelas sombras profundas das muralhas de um vale escarpado. Essa torre é uma coluna de pedra alta, semelhante à enorme presa de uma besta mística que desapareceu há muito tempo. Outrora uma ordem religiosa fervorosa prosperou neste local – até que seu deus foi assassinado. Acompanhando-o na morte, a Espiral da Presa Noturna se transformou em um necrotério imenso e isolado, repleto de mortos sem descanso.

A Espiral da Presa Noturna é uma aventura que desafia heróis de 10º nível a seguirem os rumores de um tesouro de dragão, enterrado no imponente edifício conhecido como Espiral da Presa Noturna. Quando chegarem, a verdade sobre o local será revelada com clareza terrível.

Horizonte Profundo (Níveis 13-15)

Horizonte Profundo
Uma série de terremotos e erupções abalam terras que eram normalmente plácidas. A partir disso, estranhas criaturas são avistadas durante as noites escuras daqueles campos conturbados, causando medo em todos que habitam a região. Lendas sobre uma raça perdida que uma vez esteve em guerra contra os drow despertam novamente. Mas somente os aventureiros mais destemidos ousarão descer em direção à tenebrosa escuridão.

Horizonte profundo apresenta uma civilização há muito esquecida, que deve ser descoberta e salva pelos heróis, se eles forem capazes.

O Senhor da Fortaleza de Ferro / Lord of the Iron Fortress (Níveis 15-17)

Lord of the Iron Fortress

Os lendários ferreiros agora servem a um malévolo senhor da guerra e seus propósitos sinistros. Seus dedicados martelos batem sobre as bigornas a fim de refazer uma terrível arma que foi destruída a incontáveis eras. O próprio destino do mundo está sendo moldado e apenas os mais fortes heróis podem impedir esse plano diabólico.

O Senhor da Fortaleza de Ferro é uma aventura para personagens de níveis altos e ela abre as portas para uma viagem planar.

O Poço das Almas Perdidas / Bastion of Broken Souls (Níveis 18-20)

Bastion of Broken Souls
Uma eterna guerra demoníaca se aproxima perigosamente do fim, ameaçando o equilíbrio de toda a existência. No centro desta caótica guerra reside um terror lendário sedento pela imortalidade. Apenas os heróis mais poderosos podem esperar derrotar uma força que está além da influência dos deuses.

A aventura O Poço das Almas Perdidas coloca os jogadores contra alguns dos seres mais poderosos do multiverso.

As duas últimas, Lord of the Iron Fortress e Bastion of Broken Souls, não chegaram a receber uma versão traduzida.

Todas as aventuras ainda podem ser encontradas em algumas lojas especializadas na internet ou em sebos (físicos e online).

Recentemente a Wizards anunciou o Tales from the Yawning Portal, um livro da 5ª edição que vai reunir algumas dessas aventuras clássicas (e mais algumas de outras edições do D&D), agora com regras e estatísticas devidamente adaptadas.

Yawning Portal

Os créditos pelas imagens das capas das aventuras são do Dungeon Masters Guild

Compartilhe:
Top