Kit básico do aventureiro de D&D 5e

02/11/2016 | Espada e Magia | Por: Mantsor

No início dos anos 90, os jogadores de RPG brasileiros tinham grande dificuldade em ter acesso aos livros de seus jogos favoritos. Uns poucos conseguiam comprar livros importados em lojas especializadas, porém a grande maioria se limitava a tirar fotocópias desses livros. Era a chamada “Geração Xerox”.

Hoje em dias os materiais de RPG são abundantes. Várias editoras nos trouxeram traduções dos mais importantes RPGs. O Dungeons & Dragons já foi publicado no Brasil pela Grow (D&D Básico), Editora Abril Jovem (AD&D 2E) e pela Devir Livraria (D&D 3E, 3.5E e 4E). Infelizmente não temos uma previsão para a disponibilização em português (na verdade em nenhum outro idioma que não o inglês) do D&D 5E. Os livros em inglês podem ser adquiridos em livrarias especializadas em RPGs importados ou através de sites como a Amazon, apesar do preço não ser muito acessível para o mercado nacional.

Porém, a Wizards of the Coast (atual detentora do D&D) adotou uma interessante iniciativa de divulgação do D&D 5E. Ao contrário da quarta edição, totalmente “fechada”,  foram disponibilizados gratuitamente alguns materiais em PDF, no site oficial, que permitem aos jogadores o acesso a boa parte das regras do sistema, podendo inclusive utilizarem essas regras para a publicação de suas próprias aventuras. Estão disponíveis:

Os dois primeiros são uma versão simplificada do Livro do Jogador e do Livro do Mestre respectivamente, que possuem regras suficientes para criação de personagens e aventuras com uma diversidade bastante razoável. Já o último é um guia de referência para publicação de conteúdo independente, sob uma licença Open-Gamming License (OGL).

Além disso, graças ao grupo de fãs do D&D Next (prévia do D&D 5E) no Facebook, temos também disponíveis traduções não-oficiais desse material, que ajudam bastante os jogadores e mestres não familiarizados com o inglês:

Compartilhe:
Top