Predadores para sua campanha de D&D

07/09/2017 | Espada e Magia | Por: Zamboman

Predador. Esse nome pode ter vários significados, mas depois do filme de 1987 com Arnold Schwarzenegger e cia, ele nunca mais foi o mesmo. O Diretor John McTiernan e o designer Stan Winston criaram aquela que seria uma das criaturas mais “mother fucker” do cinema e da cultura geek, ao lado de Alien de Ridley Scott.

Ao todo foram 5 filmes com a criatura cara-de-caranguejo, sendo 2 deles uma espécie de crossover com Aliens. O último filme, Predators (2010), trouxe novos tipos de Predadores, entre eles o Berserker, bem como novos tipos de armas. Infelizmente o filme acabou não agradando a nata de Hollywood e o projeto de um novo filme foi engavetado. Um novo filme estava previsto para agosto desse ano, mas parece que a coisa não decolou.

De qualquer forma, muitos mestres e jogadores já devem ter imaginado como seria enfrentar um Predador (ou fugir de um, por que não?). Recentemente adaptamos os Aliens e suas variantes para D&D 5e, agora trazemos as estatísticas do maior caçador da galáxia.

Yautja

Predador para D&D 5e - Detalhe do rosto

Vai encarar? | Fonte: Wikipedia

Assim como Alien, a mitologia e universo do Predador cresceu e ganhou força graças aos livros e quadrinhos que surgiram depois dos filmes. Foram neles que a raça ganhou um nome, Yautja. Descritos como seres humanoides, medindo cerca de 2m e pesando 100kg, possuem pele reptiliana e garras. Porém sua característica mais marcante é a cabeça com seu “cabelo” em forma de dreadlock e a boca composta de 4 mandíbulas e espinhos ao redor do rosto.

Predadores são extremamente resistentes e possuem força física acima da média humana. Como caçadores natos, são capazes de percorrer grandes distâncias sem precisar descansar e se recuperam de forma acelerada.

Um ponto fraco da raça é sua visão, pois eles não tem uma visão “convencional” por assim dizer. Eles precisam de ajuda de equipamentos para poder compreender o espectro luminoso a sua volta. O mesmo pode se dizer da sua fala. Apesar de terem uma linguagem própria, Predadores não conseguem se comunicar com outras raças de forma simples.

Tribais mas nem tanto

Os Yautja geralmente trajam vestimentas e adornos rústicos, o que sugerem que tenham uma organização mais tribal. Quando estão caçando em grupos, geralmente um dos membros é eleito como líder da caçada. Apesar de não ser tão evidente, há um código de conduta e honra entre os membros e a espécie caçada.

A primeira vista, um Predador pode ser tomado como alguma raça primitiva, mas basta uma pequena demonstração das suas armas para que o adversário mude de ideia. Pouco se sabe sobre como funcionam ou são fabricadas as armas que eles usam. O fato é, seu arsenal é extremamente variado e muito eficiente, indo de lâminas a armas de raios, de redes que esmagam o inimigo até bombas capazes de dizimar uma pequena cidade.

Predador para D&D 5e - Tecnologia

Quem aí falou em low tech? | Fonte: Sideshow Collectibles

Geralmente um Predador estará equipado com um kit básico de caça que é composto por: máscara, armadura, manopla, lança retrátil, bumerangue e um canhão portátil. Outros itens podem ser adicionados ao arsenal à critério do mestre. Em termos de regra, todos esses itens são considerados raros. Alguns podem ser operados por outras raças, como as lâminas por exemplo, mas em sua maioria as armas de um Predador ficarão sempre inutilizadas uma vez que o Predador seja morto.

Uso em Jogo

Por usar armas tecnológicas, pode ser um pouco difícil inserir um Predador em seu mundo de fantasia. Por isso, aqui vão algumas dicas de como tornar isso possível.

Outra dimensão

Se o seu cenário possui ou permite viagens entre planos, essa é uma excelente desculpa para colocar os aventureiros na mira de um Predador. Quem sabe eles abriram um portal acidentalmente para um campo de caça e agora precisam fugir ou lutar para sobreviver? Ou talvez o mago maligno tenha realizado um ritual de invocação que acabou trazendo esse ser peculiar para o mundo o cenário da campanha.

Caçador do Espaço

Você também pode manter a essência do Predador como caçador alienígena. Talvez ele tenha chego ao planeta dos personagens e começado uma caçada a alguma raça ou criatura específica, por que não? Os personagens podem ser contratados para investigar o repentino sumiço de todos os Orcs da região.

Criatura Nativa

Apesar do Predador usar armas tecnológicas, elas podem ter uma origem mágica. Sendo assim, o Predador poderia ser uma criatura nativa do seu mundo de campanha. Quem sabe o último de sua espécie? Conseguiriam os personagens caçar o maior caçador de todos os tempos?

Arsenal do Predador

Predador para D&D 5e - Camuflagem

Dispositivo de camuflagem, não saia sem ele | Fonte: Divulgação

Máscara

O que poderia ser apenas um item de proteção comum é na verdade um conjunto de sensores e filtros, dando ao Predador a capacidade de ajustar sua visão para outros espectros de luz, como visão térmica ou noturna, por exemplo. Isso concede bônus em testes  para observar e detectar oponentes. Também há um filtro para toxinas, impedindo que sejam envenenados por gases. A máscara ainda possui um sistema de decodificação de linguagens, permitindo que o Predador aprenda rapidamente algumas palavras do idioma analisado e reproduza esse som com certa veracidade. O mestre pode exigir testes para os jogadores descobrirem se o som é real ou não.

Armadura

A armadura mais comum de um Predador típico é composta de placas e oferece uma proteção parcial. Por serem feitas especificamente para sua anatomia, ela não oferece penalidades. Uma armadura típica possui uma CA base de 17.

Manopla

Acoplada ao antebraço do caçador, esse equipamento faz o controle dos demais equipamentos periféricos, como a Máscara, o dispositivo de camuflagem, lâminas retráteis e o dispositivo de auto-destruição. Uma vez removida, o Predador não consegue operar com facilidade os demais equipamentos, sendo imposto uma penalidade de -2 em todas as suas jogadas.

Dispositivo de Camuflagem
Quando ativado torna o usuário transparente, quase invisível. Enquanto estiver parado é praticamente impossível ver o Predador. O equipamento oferece um bônus de +10 nos testes de Furtividade. Quando em movimento, o bônus é reduzido à metade.

Lâminas Retráteis
A manopla abriga um par de lâminas metálicas. Quando estendidas, as lâminas podem ser usadas em combate corpo-a-corpo, causando 2d6 + mod. de Força.

Dispositivo de Auto-Destruição
A função mais perigosa da manopla, sem dúvida. Para evitar ser capturado ou como último recurso, esse dispositivo pode ser acionado pelo Predador. Trata-se de uma pequena bomba termonuclear com alcance de 1 km de raio. Ao ser acionada, a explosão causa 2d6x100 de dano sem direto a um teste de resistência se o alvo estiver no raio da explosão.

Lança Retrátil

Desmontada, a lança se parece com um bastão metálico, com pouco mais de meio metro, que pode ser carregado preso a cintura. Uma vez acionada, a lança transforma-se em uma lança grande (transformação instantânea). Os Predadores conseguem manipular o artefato com apenas uma mão, mas personagens de outras raças talvez precisem empunhá-la com as duas mãos. O dano é de 2d10 + mod. de Força, com acerto crítico causando dano x3.

Bumerangue

Disponível em vários tamanhos e formatos, esse artefato na sua forma mais básica se assemelha a um disco metálico com encaixe para os dedos. Uma vez arremessado, ele apresenta o mesmo comportamento de um bumerangue, atingindo o alvo e retornado para a sua origem. Ele também pode ser operado pela manopla, possibilitando um ataque à distância maior. Ao acertar o alvo, o bumerangue causa 1d12 pontos de dano + mod. de Destreza. Se ele for arremessado pelo Predador, adicione o modificador de Força.

Canhão de Ombro

Depois do dispositivo de auto-destruição, talvez esse seja o artefato mais destrutivo do arsenal do Predador. Um pequeno canhão acoplado ao ombro e guiado por uma mira laser que sai da máscara. O canhão dispara um feixe de plasma superaquecido que explode ao contato com o alvo, causando 6d10 pontos de dano. Um teste de Destreza reduz o dano à metade.

Predador Típico

Predadores para D&D 5e - A Caçada

Sim, Predadores podem caçar inclusive outros Predadores | Fonte: Divulgação

Humanóide médio, leal e mal
Classe de armadura 19 (armadura natural), 22 (armadura leve)
Pontos de vida 357 (34d8 + 204)
Deslocamento 12m

FOR DES CON INT SAB CAR
27 (+8) 20 (+5) 23 (+6) 20 (+5) 17 (+3) 19 (+4)

Perícias Intimidação +9, Investigação +12, Furtividade +12, Percepção +10, Sobrevivência +15
Resistência a dano cortante
Sentidos Percepção às Cegas 26m, Visão no Escuro 36m, Percepção Passiva 23
Idiomas Yautja
Nível de desafio 22 (41.000 XP)

Sentidos Aprimorados

O Predador pode ouvir um sussurro a mais de 15m e uma conversa em tom normal a 70m.

Vigor Aprimorado

Um Predador é capaz de saltar 4x a sua altura e cair de uma altura de 20m sem precisar fazer jogadas de salvamento. Além disso, ele pode prender a respiração por até 4 minutos.

Detecção de idioma

O Predador pode detectar e compreender qualquer idioma que possa ouvir ao longo do tempo. Role um 1d6 + 3 para saber quantas horas o predador deve estudar e ouvir esse idioma para poder falar algumas frases nessa língua. Na metade do tempo ele já consegue imitar palavras ou expressões curtas.

AÇÕES

Lâminas Retráteis
Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +6 para atingir, alcance 1,5m, um alvo. Acerto 15 (2d6 +8) de dano cortante.

Bumerangue
Ataque à Distância com Arma: +6 para atingir, alcance 70m, um alvo. Acerto 12 (1d12 + 5) de dano cortante.

Lança Retrátil
Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +6 para atingir, alcance 3,5m, um alvo. Acerto 19 (2d10 +8) de dano perfurante.

Canhão de Ombro
Ataque à Distância com Arma: +6 para atingir, alcance 350m, até 5 alvos. Acerto 33 (6d10) de dano radial.

Dispositivo de Camuflagem
O Predador pode usar o seu dispositivo de camuflagem como uma ação. Uma vez acionado, ele se torna praticamente invisível e agora seus ataques passam a contar como ataques furtivos.

AÇÕES LENDÁRIAS

O Predador pode realizar 3 ações lendárias, escolhidas dentre as opções abaixo. Apenas uma ação lendária pode ser usada por vez e apenas no final do turno de outra criatura. O Predador recupera as ações lendárias gastas no começo do turno seu turno.

Lâminas Retráteis (custa 1 ação)
O Predador pode realizar um ataque com as lâminas retráteis contra um alvo ao seu alcance.

Presença Aterradora (custa 1 ação)
O Predador intimidar um alvo com sua presença. Cada criatura a até 40m dele deve ser bem sucedida em um teste de resistência de Sabedoria com CD 15 ou ficará aterrorizado por 2 minuto. A criatura pode repetir o teste de resistência ao final de cada turno, se libertando desse efeito se tiver sucesso.

Alguns dos materiais usados nessa adaptação vieram da Dragão Brasil nº 109 e do D&D Wiki

Compartilhe:
Top