Storyteller – Os Atributos

05/04/2017 | Do Além | Por: nestokun

Quando falei sobre o sistema Storyteller foi explicado que os personagens são criados com pontos de personagem, usados para comprar características na ficha de jogador. Representadas por “Bolinhas”, cada uma é importante conforme a situação, e cada ponto equivale a um dado utilizado nas rolagens. Destas características, as mais importantes – e usadas em praticamente todas as rolagens – são os atributos, que são os mesmos em basicamente todos os cenários do sistema. Habilidades e Antecedentes mudam. Poderes mudam. Mas Atributos são os mesmos sempre. Mas… o que são estes atributos? Para que servem, e qual o motivo de sua importância?

Em Storyteller, os Atributos são as bases de seu personagem. São os blocos de montar que definem suas características mais básicas: as Físicas, as Sociais e as Mentais, e cada uma delas é composta por uma trinca de Atributos. A ficha em branco do sistema já concede um ponto em cada Atributo automaticamente, o que demonstra a importância dos mesmos.

Quando você monta a ficha de seu personagem você define a importância de cada grupo de Atributos para o mesmo decidindo quais serão os Atributos Primários (nos quais você terá 7 pontos para gastar), os Atributos Secundários (nos quais você terá 5 pontos para gastar) e os Atributos Terciários (que lhe dão apenas 3 pontos para gastar). Efetivamente você define se seu personagem será mais físico, social ou intelectual.

Atributos Físicos

Os atributos Físicos

Se pendurar e balançar como a Arlequina não é para qualquer um.

Os Atributos Físicos são caracterizados pelo porte e capacidades puramente físicas do personagem. Sua capacidade de erguer peso, resistir a esforço, sua habilidade manual e velocidade. Eles também servem como base para o corpo do personagem, definindo quão magro, gordo ou musculoso ele será. Eles são:

Força

Basicamente representa sua força física. Se não gastar nenhum ponto em Força, deixando apenas o ponto inicial (gratuito), você não será capaz de erguer muito peso nem terá força alguma. Erguendo sua Força para 5 pontos (o máximo para o personagem iniciante) você será capaz de erguer mais de 100 Kg, socar através de tábuas de madeira e dobrar barras de metal nas mãos. Força está ligada ao dano que você causa com socos, armas brancas e semelhantes.

Destreza

Representa a sua habilidade e agilidade ao mesmo tempo. Se não gastar nenhum ponto em Destreza, deixando apenas o ponto inicial (gratuito), você será desengonçado e mãos de manteiga. Correr seria um desafio de coordenação. Mas erguendo sua Destreza para 5 pontos (o máximo para o personagem iniciante) você será capaz de feitos dignos de acrobatas ou ginastas. Sua velocidade será enorme, e suas mãos serão literalmente mais rápidas do que os olhos. A Destreza está ligada diretamente ao dano que você causa com armas de fogo ou de arremesso.

Vigor

Sua resistência física, ou seja, a capacidade de permanecer em pé após um tremendo esforço, aguentar horas de corrida ou resistir a punição física que acabaria com outras pessoas. Um ponto de Vigor lhe deixaria incapaz de resistir por muito tempo a quase tudo. Seu aspecto tenderia a parecer adoentado – ou mesmo você teria algum tipo de debilitação física, como asma. Já 5 pontos lhe dariam a capacidade de resistir a danos e continuar em pé mesmo após ferimentos horríveis, lhe dariam um aspecto saudável e definem se você seria um tanto rechonchudo – quando tem vigor alto mas força baixa – ou imponente – vigor e força altos. O Vigor é usado para resistir a danos, sendo jogado contra o dano que você recebe.

Atributos Sociais

Os atributos Sociais

Às vezes um alto Carisma pode fazer milagres.

Os Atributos Sociais são um reflexo do quão sociável você é ou pode vir a ser. Não importa se você é amável, influente ou apenas belo: eles definem o como a sociedade o verá e o como você poderá influenciar os outros. Eles são:

Carisma

Sua capacidade de ser agradável, interessante e socialmente atraente, independentemente da sua aparência física. Um ponto apenas em Carisma lhe deixaria uma pessoa estranha, evitada pelos outros. Um pária social ou apenas ignorado constantemente. Conversar com outros seria difícil, e esperar que eles façam algo por você seria no mínimo incerto. Já um personagem com 5 pontos é um líder natural, alguém a quem todos querem agradar e permanecer próximo. Aquilo que você diz ou representa algumas vezes chega a se tornar digno de adoração pelos outros, que querem ser como você é.

Manipulação

É a sua capacidade de levar os outros a fazerem o que você deseja, mesmo que eles não percebam. A Manipulação é um atributo difícil de interpretar naturalmente, de forma que um jogador que saiba lidar bem com as palavras – e tenha um valor decente no Atributo – consegue muitas vezes o que deseja sem sequer rolar dados. Ter apenas 1 ponto em Manipulação faz com que você seja alguém sem muito tato, incapaz de fingir ou de sutilezas quando quer influenciar outra pessoa. Já um mestre manipulador com 5 pontos é alguém capaz de influenciar cidades, companhias e governos à vontade, mesmo quando não os afeta diretamente.

Aparência

Literalmente, sua beleza exterior. Não é um Atributo a ser levado levianamente, pois nossa aparência influencia todos ao nosso redor para o bem ou para o mal constantemente. Pessoas bonitas são automaticamente consideradas mais sérias, confiáveis, desejáveis, inocentes. Os outros fazem o que acreditam que uma pessoa bela quer mesmo que ela não peça nada. Beleza é uma maldição e uma benção. E feiura é sempre complicada. Note que uma pessoa com péssimos Atributos Físicos ainda pode ser muito bonita: ao invés de doente, a pessoa parece frágil e carente. Ao invés de magra e fraca, ela é delicada e cândida. E vice e versa.

Um ponto equivale a uma pessoa que não é horrorosa, mas não se destaca. Alguém que você vê e nem presta atenção. Enquanto que 5 pontos lhe dão uma beleza que chega às raias do absurdo. Pessoas matariam em seu nome, mesmo que nunca tenham visto ou falado com você pessoalmente. Você poderia ter praticamente qualquer um se desejasse, mas também sempre seria um centro de atenção. Passar despercebido não é fácil para alguém belo.

Atributos Mentais

Os atributos Mentais

Percepção, o poder de perceber coisas onde ninguém mais viu.

E por fim temos os Atributos Mentais, o reflexo da capacidade intelectual do personagem. Estes Atributos representam sua habilidade de pensar e teorizar sobre problemas, ver e compreender seu ambiente e extrapolar as informações que você possui para prever resultados. São um grupo de Atributos particularmente difícil de interpretar em valores altos, pois exigiria que usássemos mais inteligência do que temos normalmente…

Percepção

Sua capacidade de perceber as coisas ao seu redor. Por exemplo, se alguém arremessasse algo em você, seria sua percepção que lhe permitiria ver o arremesso e o objeto vindo na sua direção. Percepção baixa (1ponto) lhe torna alguém incapaz de notar nuances de significado, de acompanhar movimentos rápidos ou mesmo de reagir a estímulos externos. Você seria literalmente a pior pessoa para brincar de ‘pense rápido’. Já percepção alta (5 pontos) fazem com que você esteja constantemente ‘ligado’ no seu ambiente. Nenhum truque de mágica lhe enganaria, e aqueles jogos dos sete erros seriam brincadeira de criança para você.

Inteligência

Seu Q.I., sua capacidade de processamento de informações. A Inteligência é um atributo complicado de interpretar pois costuma se dizer que quem é inteligente simplesmente o é, e quem não é não consegue entender a diferença… Inteligência baixa (1 ponto) faz com que seja realmente MUITO difícil para você pensar por si próprio, tornando você uma pessoa que acredita facilmente em informações externas. Pensar dói, então você prefere agir. Já Inteligência alta (5 pontos) lhe tornam um gênio, capaz de extrapolar os dados mais básicos nas conclusões mais mirabolantes – e corretas. Nenhuma língua, matéria ou teoria está além do seu entendimento. Agora explicar isso para os ‘inferiores’ pode ser frustrante.

Raciocínio

Se Inteligência é a capacidade de processamento de informações, Raciocínio é a velocidade deste processamento. No exemplo do arremesso dado acima, Percepção lhe permite ver o que jogaram em você, Inteligência permite saber o que aquilo fará se o acertar, e Raciocínio lhe permite entender rapidamente se você deve sair da frente ou não. Um ponto de Raciocínio lhe deixam lento e pensativo, pois por mais que você perceba as coisas ainda leva um tempo para entender o que elas significam. Você pode até ser inteligente, mas demora um bom tempo para fazer qualquer tarefa. Já um alto grau de Raciocínio (5 pontos) poderá compensar até mesmo Inteligência ou Percepção mais baixas, pois mesmo poucas informações incompletas serão ‘processadas’ rapidamente.

Finalizando

Estes são os Atributos utilizados em todos os cenários de Storyteller. As rolagens geralmente utilizam um Atributo acompanhado de uma Habilidade para definir sucesso ou fracasso de uma ação. E as Habilidades serão meu próximo assunto.

Abraço e até lá!

Compartilhe:
Top