O Mestre como Antecedente

06/07/2017 | Baú do Mestre | Por: nestokun

Vamos ser sinceros: todos já tentamos nos construir em uma ficha de RPG, mesmo que seja só pelo desafio envolvido. Eu sei que já o fiz diversas vezes em Storyteller, com resultados diversos.

Entretanto na nova edição de D&D foi introduzido um novo conceito, o de Antecedente: quem seu personagem era antes de ser um aventureiro, um herói. E eu não pude deixar de pensar em como seria um Antecedente: Mestre de RPG. Como a criação de material com as regras do D&D 5ed são abertas, e existem poucos antecedentes livres entre elas – apenas um, o Acólito – eu resolvi colocar a cabeça para funcionar e lhes apresento o resultado.

Antecedente para D&D 5ed: O Mestre de RPG

Você era o responsável por preparar as campanhas de jogo e mestrar aventuras para um grupo de amigos em um jogo de RPG. Você rolava os dados para os inimigos, criava as situações mais variadas, e interpretava todos os outros personagens que não fossem eles.

Entretanto de alguma forma você agora está aqui, em um mundo muito semelhante aos que você controlava nas mesas de sábado – ou muito diferente, caso você mestrasse jogos de terror. Seja como for, algo aconteceu e – assim como os personagens de Caverna do Dragão – você está preso neste mundo até encontrar uma saída. Melhor respirar fundo, juntar seus dados e papéis e usar o que aprendeu em centenas de vidas (de jogo) para achar uma solução para seu problema.

Para Pensar: Qual foi o motivo de você ter vindo parar neste mundo? Você veio por vontade própria, ou foi jogado contra a vontade? Este mundo é parecido com os que você usava? Você gostava de cenários de fantasia? Você gostou de vir para cá, ou busca desesperadamente uma maneira de escapar daqui? Você veio sozinho? Você sabe como sair?

Proficiência em Perícias: Escolha duas entre História, Blefe, Intimidação e Persuasão.

Proficiência em Idiomas: Escolha dois idiomas.

Proficiência em Armas: Não. Desculpe.

Proficiência em Ferramentas: Ferramentas de Escriba.

Equipamento: Uma mochila, vários lápis e borrachas, diversas folhas de papéis diversas, um livro de jogo, besteiras… digo, rações para pelo menos um final de semana, uma muda de roupas, e diversos dados e outras bugigangas.

Antecedente - Mestre de RPG - Surpresa

Esse Antecedente realmente surpreende | Fonte: Pinterest

Habilidade: Livro de Cenário

De alguma forma o mundo que você se encontra é o mesmo do livro de cenário de RPG que chegou com você seja lá de onde você veio. Isso lhe dá conhecimento sobre diversos assuntos importantes do mundo, embora nem sempre eles estejam corretos (converse com seu Mestre quando quiser ‘ler’ alguma informação no Livro de Cenário. Ele irá decidir que informações revelar, e quando elas estão corretas ou quase corretas). Isso lhe permite um bom conhecimento de terreno, história, política e economia dos lugares onde passa, embora você possa ter dificuldades se alguém descobrir seu ‘livro mágico’.

Características Sugeridas

Um personagem com o Antecedente Mestre de RPG geralmente era uma pessoa com um grupo seleto de amigos e conhecidos, talvez não muito social mas com boas habilidades de socialização. Você podia ser o cara esperto de um grupo de amigos, ou ter vários grupos diferentes – e apenas um jogava RPG.

Leitura é uma constante em Mestres de RPG, bem como uma grande curiosidade sobre o mundo, suas regras e o resultado de combates pouco habituais entre monstros. Talvez você seja um dos estereótipos do rpgista, com óculos fundos e uma calculadora na cabeça, ou você pode ser apenas aquela pessoa descolada que joga com os amigos sem ligar muito para as regras, apenas por gostar das estórias.

As seguintes características podem ser usadas como inspiração para você criar as suas, escolhidas como as suas características ou decididas aleatoriamente com o uso de um dado de 6 lados:

Tabela – Traço de Personalidade

d6 Traço de Personalidade
1 Eu me adaptei a este mundo e não quero voltar, então evito qualquer tipo de magias de teleporte.
2 Eu tenho o hábito de ficar citando estatísticas dos monstros que encontramos pelo caminho.
3 Eu tento aprender magia em cada oportunidade que tenho, mas cada tentativa acaba em problemas para mim e para meu grupo.
4 Eu fico declarando minhas ações em situações de combate, e por mais que tente não consigo parar.
5 Tenho o hábito de manter uma ficha de jogador atualizada com tudo o que encontro nas aventuras.
6 Eu gosto de uma classe específica e tenho muito talento nela – ou não tenho nenhum, mas insisto assim mesmo.

Tabela – Vínculo

d6 Vínculo
1 Minhas poucas posses que trouxe de meu mundo são as coisas mais importantes para mim.
2 Eu tinha amigos fiéis lá de onde venho, e por eles eu enfrento qualquer desafio para voltar.
3 Eu faço tudo o que faço na esperança de que minhas aventuras sejam ouvidas em meu mundo.
4 Eu criei em meu mundo um personagem que eu amo, e neste mundo eu serei ele.
5 Eu preciso encontrar a saída deste mundo antes que uma catástrofe profetizada no cenário aconteça.
6 O grupo que me encontrou, salvou e ajudou aqui neste mundo merece toda minha gratidão. Por eles farei tudo o que puder.

Tabela – Ideal

d6 Ideal
1 Diversão – eu vim para o lugar que sempre quis vir, e agora todo dia é uma alegria, mesmo os difíceis.
2 Controle – eu sei como este mundo funciona, e sei seus segredos. Logo terei este mundo nas mãos.
3 Heroísmo – eu sempre desejei enfrentar monstros e impedir o mal. Agora eu tenho essa chance e irei aproveitar ao máximo.
4 Retorno – eu irei encontrar um caminho para voltar para meu mundo, aconteça o que acontecer.
5 Oportunidade – este mundo precisa de ajuda, e eu tenho conhecimentos e habilidades que ninguém mais tem para ajudá-lo.
6 Romance – eu sempre tive sentimentos por alguém que era apenas ‘palavras em um papel’. Agora este alguém é real e sente o mesmo. Ou não…

Tabela – Defeito

d6 Defeito
1 Eu não consigo ver aqueles ao meu redor como pessoas de verdade, e minhas ações deixam a desejar.
2 Insisto o tempo todo em fazer as coisas do meu jeito, e me irrito se minhas instruções não forem aceitas.
3 Eu acredito que se eu morrer aqui sem me matar eu irei renascer (ou voltar para meu mundo). Então sou um tanto suicida nos combates.
4 Um aspecto importante deste mundo é diferente do cenário que eu conheço, mas eu não consegui perceber ainda.
5 Eu interpretei errado as informações sobre uma determinada raça ou grupo neste mundo, e isso irritou algumas pessoas.
6 Minha chegada coincide com os presságios da chegada de um grande herói predestinado – mas eu não sou ele, e ninguém acredita em mim.

Curtiu? Esse antecedente segue as regras de antecedentes da 5 edição – apesar de ter sido feito como um teste. Sinta-se livre para usá-lo se desejar… e encontrar um Mestre que o aceite!

Até a próxima.
Bom jogo para vocês!

Compartilhe:
Top